NOVA AURORA

POLÍCIA

1º Simpósio sobre Direito Militar promovido pelo 12º BPM, reúne especialistas, autoridades militares e civis em Curitiba

Publicado em

Na manhã desta segunda-feira, o 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) – Batalhão Coronel João Gualberto, deu início ao 1º Simpósio sobre Direito Militar, promovido pela a unidade. O evento, que está sendo realizado no auditório do Shopping Crystal, na capital paranaense, contou com a presença do Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, do Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel Helio José Hornung, além de atrair uma ampla adesão de militares estaduais de diversas unidades da PMPR, autoridades civis e representantes da comunidade em geral.

Durante o simpósio, que se estende até amanhã (5), estão sendo abordados diversos temas pertinentes ao direito militar, tais como Inquérito Policial Militar (IPM), Inquérito Técnico, Sindicância, Ficha de Apuração de Transgressão Disciplinar (FATD), além de especificidades sobre requerimentos relacionados à concessão de Medalhas e promoções por Ato de Bravura. Ainda estão sendo abordados temas como Local de Crime e Perícias, Tecnologias aplicadas à atividade policial, Aspectos relevantes na apuração do assédio moral e sexual, Concurso de crime e transgressão disciplinar de mesma natureza, dentre outros.

Leia Também:  Homem é preso em flagrante por tráfico de drogas em Pontal do Paraná

A iniciativa visa promover o compartilhamento de conhecimento e o aprimoramento das atividades desenvolvidas no âmbito da justiça e disciplina dentro da Polícia Militar do Paraná (PMPR). O evento também busca fortalecer os laços de cooperação e capacitação entre a PMPR e os diversos órgãos com atribuições nesta área.

O Simpósio sobre Direito Militar representa uma oportunidade ímpar para a troca de experiências e a discussão de questões jurídicas relevantes para o cotidiano da Polícia Militar do Paraná, como salientou em sua fala o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer. A expectativa é de que os debates realizados durante o evento contribuam significativamente para a melhoria contínua das práticas institucionais e para a garantia da efetividade das ações policiais no estado do Paraná.

PRESENÇAS – Além das autoridades já nominadas, prestigiaram a abertura do evento o Coronel Fernando Klemps, representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná; o Presidente da ASSOFEPAR, Coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens; a Promotora da Vara da Justiça Militar Estadual (VAJME), Dra. Silvia Leme Correa; a Vice-presidente da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rosane de Lima; Tenente-Coronel Dalton Gean Perovano, respondendo pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PMPR; o Comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Tenente-Coronel Sergio Augusto da Silva; o Chefe do Estado-Maior do 1º CRPM, Tenente-Coronel Mauro Jailson Previdi; representando a Corregedoria-Geral da PMPR (COGER), o Tenente-Coronel Idevaldo de Paula Cunha Junior; representando o Comandante do 12º BPM, Major Carlos Agenor Bueno da Silva, dentre outras autoridades civis e militares.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por ameaça contra ex-companheira em Cornélio Procópio

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel

Published

on

By

Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em alta velocidade pela Avenida Bispo Dom José. A atitude suspeita motivou a abordagem da equipe, que, após revista pessoal no condutor — sem encontrar irregularidades — realizou buscas no interior do automóvel. Sob o banco do motorista, os policiais localizaram um carregador contendo oito munições de calibre .380, sendo sete intactas e uma picotada.

O motorista alegou desconhecer a origem do material, insinuando que poderia ter sido alvo de uma armação. Apesar da explicação, seu comportamento passou a chamar ainda mais atenção após receber voz de prisão: ele demonstrou nervosismo incomum e insistente preocupação com o aparelho celular, temendo que fosse desbloqueado pela equipe policial. O telefone, junto com o veículo, foi encaminhado à delegacia para averiguações.

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais. O caso segue sob investigação para apurar a origem das munições e possíveis conexões com outros ilícitos. A ação reflete o trabalho atento e preventivo da COTAMOTRAN na fiscalização do trânsito e no reforço da segurança pública.

Leia Também:  Suspeitos que tentavam fugir de abordagem são interceptados e PM apreende drogas na Lapa (PR)

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA