As competições do Circuito Paranaense de Bodyboarding e do tradicional Sesc Triathlon Caiobá movimentaram o fim de semana em Matinhos, reunindo 1.560 atletas. Ambos os eventos esportivos tiveram o apoio do Governo do Estado e integraram os Jogos de Aventura e Natureza (JANs).
“O tempo ajudou, o Litoral lotou, as praias ficaram muito movimentadas ao longo dos primeiros meses do ano e também neste final de semana. Os eventos atraíram turistas, amantes do esporte, e movimentaram a rede hoteleira e a economia regional”, disse Tiago Campos, diretor de inovação da Secretaria de Estado do Esporte (SEES).
Realizada no Balneário Gaivotas, em Matinhos, a etapa inaugural do Circuito Paranaense de Bodyboarding 2024 atraiu mais de 60 atletas para as disputas. A segunda etapa acontece em Paranaguá, na Ilha do Mel, a terceira em Guaratuba, na Praia Brava, e a quarta em Pontal do Paraná, em Shangri-lá. O torneio colocou em disputa 1.000 pontos válidos para o ranking estadual da modalidade.
Realizada no Balneário Gaivotas, em Matinhos, a etapa inaugural do Circuito Paranaense de Bodyboarding 2024 atraiu mais de 60 atletas para as disputas. Foto: Secretaria do Esporte
TRIATHLON – A 35ª edição do Sesc Triathlon Caiobá, que é considerado uma das competições mais importantes do País nesta modalidade (natação, ciclismo e corrida), reuniu mais de 1.500 atletas em diversas categorias. Participam representantes de 14 estados.
Helio Wirbiski, secretário estadual do Esporte, ressaltou a grandiosidade do evento. “São 35 anos de história, com representantes de 14 estados e cinco países. A história do triathlon brasileiro passa pelo Litoral do Paraná”, afirmou.
O vice-presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac Paraná, Ari Faria Bittencourt, enfatizou o impacto da competição para o turismo do Litoral. “O triathlon atrai pessoas de todo o Paraná e de outros estados, refletindo no turismo, no comércio, nos restaurantes”, contou.
Com o tempo de 1h53min41seg, Danilo Pimentel, de Belém (PA), foi o campeão da categoria Elite masculino. “Consegui trabalhar bem no ciclismo, na segunda volta da corrida vi que estava com uma boa vantagem do segundo grupo. Tentei correr o mais forte o tempo inteiro, nunca relaxei. Conquistei o título do Sesc, que era o que faltava na minha carreira de triatleta”, disse, Ele participou da prova pela sexta vez.
Na categoria Elite feminino, Pâmella Oliveira, de Balneário Camboriú (SC), se consagrou tetracampeã, coroando um retorno à prova que não disputava desde 2018. “Esse ano eu não me dediquei muito na natação, estava confiante mais na minha bike e me dediquei à prova de ciclismo e corrida e deu certo”, comentou. Ela completou a prova em 2h06min09seg.
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas ago
on
5 de maio de 2025
By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.AceitarLeia nossa política de privacidade