NOVA AURORA

PARANÁ

Obras da Sanepar vão ampliar em 25% produção de água em Ivaiporã

Publicado em

Terá início em março a obra que vai ampliar em 25% a capacidade de produção de água em Ivaiporã, no Vale do Ivaí. Com investimento de R$ 8,3 milhões, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) irá colocar em operação um novo poço e implantar dois novos reservatórios, entre outros equipamentos. O empreendimento traz melhoria para todo o sistema e beneficia diretamente a região do parque industrial da zona sul.  

A obra consiste na interligação do poço 4 ao sistema existente, cuja capacidade de produção é de 80 mil litros por hora. Também serão implantados dois reservatórios em fibra de vidro, com capacidade de armazenar 100 mil litros de água cada um,  três novas elevatórias e mais de 15 mil metros de tubulações, entre linhas de adutora e rede de distribuição.

Os detalhes da obra foram apresentados pela equipe da Sanepar, nesta quarta-feira (28), em reunião no Salão Nobre da Prefeitura de Ivaiporã, com a presença de autoridades e lideranças comunitárias. Serão contratados ao menos 80 profissionais do município para o início imediato da obra do sistema de abastecimento.

Leia Também:  PCPR destrói 11,9 toneladas de medicamentos apreendidos no 1º semestre em Curitiba e RMC

Nos últimos cinco anos, a Sanepar investiu mais de R$ 55 milhões em Ivaiporã, com a implantação da uma nova estação de tratamento de esgoto, um novo reservatório de água e uma estação de tratamento do lodo gerado no processo de tratamento de água. A implantação da unidade de tratamento do lodo significou aumento de produção de água e melhoria da eficiência operacional do sistema de tratamento.

O prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil, comemorou a solução apresentada pela Sanepar para o saneamento na cidade, em especial a obra que vai gerar empregos e aumentar a disponibilidade de água potável. Ele também destacou as obras futuras para ampliar o atendimento da população com rede coletora de esgoto. “A gente consegue ver o trabalho da Sanepar e o Governo sempre investindo em melhoria em qualidade tanto de água quanto de esgoto”, observou.

Segundo o prefeito, no serviço de esgotamento sanitário, há um salto de atendimento desde 2019, chegando a 80% nos próximos anos. “É realmente um avanço grande em nossa cidade”, ressaltou.

Leia Também:  Escadaria que conta história de União da Vitória em mosaicos vira atração turística

Nos próximos anos, serão viabilizadas obras de ampliação de mais 60 mil metros de rede coletora de esgoto. Já está em licitação a obra que irá atender o Jardim Aeroporto, com 14 mil metros de rede.

O gerente regional da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi destacou os grandes investimentos direcionados para Ivaiporã. “Temos aqui um contrato com muitas metas. E estamos trabalhando, dentro do que nos pede o governador, para antecipar a meta do marco legal do saneamento, que é de 90% de cobertura com serviço de esgoto até 2033”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo paranaense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Espetáculos circenses seguem até fevereiro na programação do Verão Maior Paraná

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Aplicativo Menor Preço ajuda pais e responsáveis a economizar no material escolar

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA