NOVA AURORA

PARANÁ

Com expectativa de reunir mais de 2 mil atletas, Sanepar promove maratona em Cascavel

Publicado em

Mais de mil pessoas já se inscreveram para a Maratona Sanepar Avenida Brasil, em Cascavel, no Oeste do Estado, que será realizada no dia 14 de abril. A expectativa é de que mais de 2 mil atletas participem da primeira maratona da cidade, promovida pela Sanepar e pelo Governo do Estado.

O nome da maratona homenageia a principal avenida do município, que terá a maior parte do percurso de 42,1 quilômetros. Os corredores irão passar por vias largas e pelos pontos turísticos de leste a oeste da cidade. A Avenida Brasil foi construída na década de 1960, inspirada nas características urbanísticas de Brasília. Foi reformada em 2016, valorizando o transporte coletivo e o lazer.

“O circuito de Corridas da Sanepar reforça a vocação da Companhia ao promover mais saúde. A Maratona Avenida Brasil é um presente da Sanepar para Cascavel e tenho certeza que teremos muitos participantes. Será um evento festivo e histórico para a cidade”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Além da maratona, o evento esportivo terá distâncias diferenciadas aos adeptos de corridas de ruas: 5, 8 e 15 quilômetros. O festejo também inclui os atletas mirins. Haverá provas de 100 metros para crianças de 4 a 6 anos; de 200 metros para as de 7 a 9 anos; de 300 metros para os que têm de 10 a 12 anos; e de 400 metros para os adolescentes de 13 a 14 anos.

Leia Também:  Biblioteca Pública exibe filme de cineasta queniana e promove roda de conversa sobre cultura negra

Os atletas terão estrutura diferenciada, com pontos de apoio ao longo do percurso e na chegada. Os que completarem a prova dos 42 km vão receber uma camiseta finisher, como recordação da primeira maratona de Cascavel.

A concentração dos atletas, aquecimento, largada e chegada das provas serão no Centro de Convenções e Eventos Pedro Luiz Boaretto, na Rua Fortunato Bebber, 987, na esquina com a Avenida Rocha Pombo, no bairro Pacaembu. O Centro possui área de mais de 11 mil metros quadrados, com capacidade para quase 8 mil pessoas, facilitando a dispersão dos atletas. No local, existem vagas de estacionamento interno, facilidade de acesso e de estacionamento nas áreas circunvizinhas.

O secretário de Esporte e Lazer de Cascavel, Carlinhos Oliveira, afirma que Cascavel se orgulha em sediar uma prova dessa magnitude. “Temos acompanhado e dado suporte logístico aos promotores da primeira maratona da cidade e sabemos que o evento está sendo muito bem organizado, preparado com muita atenção e cuidado, com muitos detalhes para todos os participantes. A grandiosidade do evento vai movimentar a cidade sob vários aspectos, colocando Cascavel mais uma vez como destaque no cenário nacional”, destaca.

Leia Também:  100 dias de gestão: entrega da nova PRC-280, maior programa de pavimentação do país e valorização dos servidores

O espetáculo esportivo, que tem o patrocínio da Sanepar pela Lei de Incentivo ao Esporte, tem o apoio da Prefeitura de Cascavel, da Secretaria Municipal de Esportes, do Grupo Catve, da Rádio CBN e da Univel, que montará uma tenda com equipes de enfermagem, de fisioterapia e de educadores físicos para dar suporte, conforto e bem-estar aos atletas, antes, durante e ao término das provas.

FEIRA DE SERVIÇOS – A maratona terá ainda feira de artigos esportivos, com espaço para gastronomia, entretenimento e atividades para as crianças.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas até 8 de abril, enquanto houver vagas disponíveis. Para grupos/assessorias as inscrições podem ser pré-reservadas até as 12 horas da sexta-feira (29 de março). Dados sobre as inscrições, trajeto e informações complementares podem ser acessadas no site Maratona Sanepar Avenida Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

Published

on

By

A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

Leia Também:  Homem com dois transplantes e criança com coração novo: sistema paranaense salva vidas

“O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

Leia Também:  Em ação conjunta, Polícia Militar apreende mais de 800 quilos de maconha em Jandaia do Sul

“Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA