PARANÁ
Carnaval termina sem óbitos por afogamento e com aumento de 560% nos salvamentos no Litoral
Publicado em
15 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuO aumento dos visitantes e turistas nas praias do Paraná resultou na disparada dos números de atendimentos dos guarda-vidas neste Carnaval. Em relação ao ano passado, os salvamentos aumentaram 560% (de 15 para 99) e as ações preventivas, 297,70% (de 8.330 para 33.128). O número de crianças localizadas após se perderem dos responsáveis subiu 950% – de 8 para 84. As estatísticas consideram o período de cinco dias, entre o sábado (10) e a Quarta-Feira de Cinzas (14).
“Acreditamos que esse crescimento significativo de salvamentos tenha ocorrido pelo aumento do número de banhistas, em virtude das condições comparando as duas temporadas”, falou a capitã Débora Kolossoskei, responsável pela comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) no Litoral durante o Verão Maior Paraná.
O forte calor nesta temporada também é uma das explicações, mas não a única. A melhoria na infraestrutura do Litoral e a realização de shows e trios elétricos também ajudaram a ampliar o movimento nas praias paranaenses.
Os salvamentos, que englobam tanto os resgates de pessoas com dificuldades dentro da água, quanto a retirada do mar de pessoas já em processo de afogamento, pularam de 15 para 99. A maior fatia é referente aos resgates, que foram 12 em 2023 e chegaram a 92 em 2024. Ou seja, 666% de ocorrências a mais.
Os afogamentos tiveram leve elevação, passando dos 3 casos no ano passado para 7 na temporada atual – a um acréscimo de 133%. Além dos números relativamente baixos de vítimas de afogamento, a boa notícia é a ausência de óbitos pelo segundo ano consecutivo no período.
“A maioria dos afogamentos mais graves foi em área de entreposto. Dois deles, porém, cujas vítimas tiveram afogamento com parada cardiorrespiratória, ocorreram em piscinas nas residências. As equipes dos postos de guarda-vidas mais próximos se deslocaram para fazer o atendimento dessas vítimas, além da ambulância, da força-tarefa, e do helicóptero Falcão do BPMOA”, explicou a capitã.
ORIENTAÇÃO – Com as praias mais movimentadas, o trabalho preventivo dos bombeiros foi intensificado, visando diminuir as ocorrências de incidentes aquáticos. As medidas de prevenção, que envolvem a sinalização dos locais de banho e de perigo, foram de 703 (2023) para 1.032 (2024), uma alta de 46,80%.
Já o atendimento de orientação aos veranistas mais do que quadruplicou (329%), subindo de 5.489 para 23.591. Outro item que disparou foi o de advertências: ações de intervenção, sonora ou verbal, para alertar banhistas que estejam colocando a si ou a outros em risco. Houve 2.138 casos no Carnaval em 2023 e 8.505 neste ano (aumento de 297%).
O balanço das atividades no período de folia no Litoral aponta ainda um aumento na busca por pulseiras de identificação para crianças, de 200 para 868, ou seja, 334% maior. Incidentes com águas-vivas ou outros animais aquáticos não foram registrados nestes cinco dias do feriadão – em 2023 foram 153 casos.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reuniu uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. Foram ofertadas atividades esportivas e de lazer que incluíram aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. Além do reforço na segurança, a agenda continua até o final de fevereiro com shows de grandes sucessos nacionais em Matinhos e Pontal do Paraná. Veja a programação no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Ações socioambientais da Sanepar em Londrina envolveram quase 900 pessoas
Published
3 minutos agoon
7 de abril de 2025By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) encerra nesta semana a primeira etapa do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento em Londrina. Representantes de oito entidades vinculadas às secretarias municipais de Meio Ambiente (Sema), Assistência Social (SMAS) e Companhia de Habitação de Londrina (Cohab) farão a análise dos resultados das quase 40 atividades desenvolvidas em diferentes bairros da cidade entre 2024 e 2025.
Ao longo dos últimos 14 meses, foram realizados cursos de facilitadores em saneamento, curso para encanadores, oficinas de sabão com reaproveitamento de óleo, reuniões comunitárias, oficina de artes, diagnóstico de bacia hidrográfica, entre outros. As atividades têm como objetivo promover a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente, dentro dos eixos do saneamento. Ao todo, quase 900 pessoas, entre professores, estudantes, agentes comunitários de saúde e membros da comunidade foram envolvidos nas ações.
O programa é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e atende à Portaria n° 464/2018, do Ministério da Cidades, como requisito para as obras de saneamento financiadas pela Caixa Econômica Federal. Em Londrina, o contrato de R$ 103 milhões viabilizou obras de ampliação do sistema de abastecimento de água.
A gestora do programa e assistente social da Sanepar, Angela Pagani, afirma que o trabalho tem potencial de ir mais longe, já que os conhecimentos acabam sendo levados para outras esferas. “As pessoas que participam das ações são multiplicadoras de tudo o que elas aprenderam”, observa.
Angela lembra que o trabalho social tem, além de eventos comunitários, abordagens domiciliares, com entrega de comunicados sobre as obras de saneamento e orientações relacionadas ao meio ambiente. “Isso com o objetivo de atingir um maior número de pessoas, que não só aquelas que participam dos nossos eventos”, explica. Ao todo foram aproximadamente 4 mil visitas domiciliares.
Os projetos, segundo ela, integram ações voltadas para os moradores, para lideranças comunitárias e pessoas que trabalham na rede de serviços que atende a população, que têm contato com o público e acabam replicando as informações no dia a dia das suas atividades. “Esses eventos tiveram como foco formar multiplicadores das questões ambientais e da importância do saneamento”, diz.
Outro aspecto das iniciativas tem como objetivo contribuir na geração de renda, como os cursos de capacitação de encanadores e identificação de vazamentos, por exemplo. A partir deles, as pessoas podem dar resolução para problemas do seu próprio imóvel, o que gera uma economia e acaba contribuindo para a renda das famílias. “Mas, também para despertar essa questão profissional, mostrar tanto para os homens quanto para as mulheres que participaram, que tem mais um nicho que pode ser aproveitado e aperfeiçoado, justamente para a geração de renda”, relata.
De acordo com a gestora, na segunda etapa do programa, a ser realizada em 2025 e 2026, a intenção é ampliar a atuação e continuar trabalhando na perspectiva de organização da comunidade, de aprimorar questões ambientais nestes territórios, além de trazer outras iniciativas que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico pensando na geração de renda das pessoas que se envolvem no projeto.
- Sanepar resgata animais e faz replantio de vegetação na Barragem Miringuava
- Em um ano, 1ª PPP da Sanepar investe R$ 30 milhões e acelera universalização do esgoto
LEGADO – A assessora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lidiani Isidoro, reafirma a importância da parceria com a Sanepar. Neste programa em especial, ela destaca a participação conjunta em ações de limpeza de resíduos e plantio de árvores nativas próximo de córregos e o Jardim de Água e Mel que está sendo finalizado no Parque Arthur Thomas. “Nesse último caso, é um projeto que vai permitir que a gente trabalhe várias temáticas, não só abelha, que é uma extremamente importante e necessária”, observa.
A coordenadora do Centro Esperança Por Amor Social (Cepas) Londrina, Thais Ayres, também elogia o projeto do Jardim de Água e Mel como um legado das ações e uma ferramenta para fortalecer a cultura do cuidado com o meio ambiente. A instituição, que presta serviço de convívio social e atende 250 crianças, com idade de seis a 14 anos, na região Norte de Londrina, recebeu o Jardim junto com uma oficina de arte em outubro de 2024. As crianças não só ajudaram a fazer o jardim quanto retrataram no muro da instituição parte do que aprenderam no projeto.
“Com as flores e com as abelhinhas, as crianças têm aprendido diariamente a respeitar, cuidar daquele espaço, a entender que não pode matar insetos”, conta. “E entram crianças novas e já vão vendo ali aquele espaço bem cuidado e elas também já começam a internalizar na sua prática o cuidado e o respeito com o meio ambiente”.
Fonte: Governo PR

De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’

PCPR indicia homem por homicídios e conduzir sob efeito de substância em Ortigueira

Investimentos da Copel em eficiência energética beneficiam hospital em Pato Branco

Ações socioambientais da Sanepar em Londrina envolveram quase 900 pessoas

Estado recebe nova missão do Banco Mundial para avançar no programa Paraná Eficiente
PARANÁ


Estado recebe nova missão do Banco Mundial para avançar no programa Paraná Eficiente
O Governo do Paraná recebe nesta semana uma missão do Banco Mundial para avaliar e apoiar o progresso da implantação...


Ações socioambientais da Sanepar em Londrina envolveram quase 900 pessoas
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) encerra nesta semana a primeira etapa do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de...


Investimentos da Copel em eficiência energética beneficiam hospital em Pato Branco
O Hospital São Lucas, de Pato Branco, está entre as instituições beneficiadas por um edital voltado à eficiência energética em...
POLÍCIA


PCPR indicia homem por homicídios e conduzir sob efeito de substância em Ortigueira
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indiciou um homem, nesta segunda-feira (7), por três homicídios e por conduzir veículo sob efeito...


PCPR e PCMS prendem homem por diversos estupros de vulnerável ocorridos no Oeste do Estado
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (PCMS), prendeu temporariamente...


PCPR e PCGO prendem homem foragido por roubo e homicídio em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO), prendeu um homem condenado pelos crimes...
ENTRETENIMENTO


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...


Nathalia Valente e Yuri Meirelles revelam sexo de bebê em chá revelação: ‘Eu sabia’
Yuri Meirelles, de 27 anos, e Nathalia Valente, de 20, ex-participantes de A Fazenda 15, realizaram um chá revelação para anunciar o...


Fabiana Justus e as filhas Chiara e Sienna desfila em evento fashion: ‘Deram um show’
A empresária e influenciadora Fabiana Justus, de 38 anos de idade, desfilou com as filhas, as gêmeas Chiara e Sienna, de 6 anos, em...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR