NOVA AURORA

PARANÁ

Evento em Caiobá encerra exposição das forças de segurança nesta temporada

Publicado em

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná encerrou neste domingo (4), em Caiobá, o ciclo de exposições do Verão Maior Paraná 2023/2024. Desde o início da temporada, em 29 de dezembro, a mostra percorreu os sete municípios da região nas sextas e sábados.

Veranistas e moradores puderam conhecer veículos e equipamentos, receber orientações e curtir atividades, principalmente para crianças, como balões, brincadeiras, caricaturas e entrega de viaturas em miniaturas de papel. Os eventos reuniram as polícias Militar, Civil, Científica, Penal, Corpo de Bombeiros e integrantes da Secretaria da Segurança Pública. Um dos destaques do ano foi o Porsche, o Camaro e o Audi da PM, que viralizaram nas redes sociais.

A iniciativa teve o apoio das prefeituras dos municípios com os locais, montagem de tendas, entre outros serviços. A Secretaria da Segurança Pública participou com kits para as apresentações e expôs bonecos das força para as crianças e adultos tirarem fotos. Representantes das forças de segurança se revezaram para apresentar seu trabalho e como é a atuação de cada área.

Leia Também:  Paranaenses podem expor seus produtos em feira de turismo em Ribeirão Preto

“Levamos informações sobre serviços, além de mostrar para veranistas e moradores os equipamentos de cada corporação e como são utilizados”, explicou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Foi muito bom ver pais e crianças alegres por poderem se aproximar dos nossos agentes”.

INCENTIVO – A confeiteira Janete de Lima do Rosário, 39 anos, e o marido, Ricardo Soares do Rosário, levaram os dois filhos, sobrinhos e amigos à última apresentação, em Caiobá. “Nossa família mora no Interior, achei um incentivo para as crianças, porque elas tiraram dúvidas, conheceram equipamentos e fizeram brincadeiras”, disse Janete. “Também ficamos encantados com a banda da Polícia Militar”.

Ronaldo de Mello mora em Londrina e aproveita as férias nas praias. “Gosto demais do nosso Litoral, passo sempre aqui com minha família. Percebi que este ano foi diferente, com mais opções, e as apresentações das forças de segurança foram bem legais”, declarou.

Leia Também:  Estado libera R$ 12 milhões para 1º hospital de Imbituva e entrega matrículas de 171 casas

A pequena Jessica dos Santos, 11 anos, se divertiu com as brincadeiras na exposição de Morretes. “Já falei para meus pais que vou ser policial. Quando a gente viu este monte de viaturas eu logo quis saber o que estava acontecendo, e ainda conhecemos muito mais coisas”, disse.

VERÃO MAIOR PARANÁ  O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Mês da Mulher: conheça a arqueóloga que tem o Museu Paranaense como segunda casa

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA