PARANÁ
Balança rodoviária do DER/PR ajuda a combater o excesso de carga na PRC-280, no Sudoeste
Publicado em
2 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuO Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), conta com um ponto de pesagem de veículos na PRC-280, entre Pato Branco e Mariópolis, na região Sudoeste. Ao longo de 2023, foram autuados precisamente 1.000 veículos durante as operações de fiscalização de excesso de peso, que verifica tanto o Peso Bruto Total (PBT) quanto o peso em cada eixo do veículo.
A maior infração registrada no período foi de 16 toneladas e 450 quilos acima do limite de peso, mas houve outras duas também com peso excedente acima de 16 toneladas, além de cinco autuações por excesso acima de 15 toneladas. Ao todo 39 veículos foram autuados na PRC-280 com excesso de peso bruto total superando as 10 toneladas.
Além de aumentar os riscos de acidentes, exigindo mais tempo para frenagem e danificando prematuramente os veículos, o excesso de peso também é um dos principais fatores no surgimento de danos no pavimento, como buracos e afundamentos.
O DER/PR alia a prevenção ao excesso de peso de veículos com serviços de conservação e manutenção da rodovia, mas cabe também ao condutor se conscientizar, evitando esta prática ilegal, que coloca em risco a própria vida e a de outros usuários.
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PESAGEM – A balança da PRC-280 faz pesagem estática, em que os veículos precisam ficar imóveis sobre o equipamento para aferição. Um espaço ao lado da rodovia é utilizado para receber os veículos bem como a balança e a sua unidade operadora. São fiscalizados caminhões, tratores, chassi-plataforma, reboque e semirreboque, ônibus e micro-ônibus.
Agentes de trânsito do DER/PR trabalham no local, com autoridade para lavrar os autos de infração em caso de excesso de carga, que variam conforme o veículo e o excedente de peso.
Na região Sudoeste o DER/PR conta ainda com uma balança na PR-483 em Francisco Beltrão, e na região Oeste são outras três: na PR-317 em Toledo, na PR-488 em Céu Azul e na PRC-467 em Cascavel, priorizando os trechos com maior tráfego de veículos pesados. Todas as cinco são operadas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR.
CONSERVAÇÃO – O DER/PR investiu R$ 9.999.723,90 nos últimos sete meses em serviços de conservação e manutenção do pavimento da PRC-280 e PRC-158 entre Palmas e Renascença. São serviços de remendos superficiais, remendos profundos, reperfilagem, microrrevestimento, melhorias no sistema de drenagem e sinalização horizontal, realizados de forma rotineira e também para resolver danos pontuais no pavimento.
A PRC-280 é uma rodovia antiga, de pista simples com segmentos de terceiras faixas, enfrentando um volume diário médio de tráfego de até 8 mil veículos nos pontos de maior movimento. E grande parte destes deles são caminhões de carga, escoando a produção agropecuária e também transportando produtos da indústria extrativista e de transformação.
Por estas características, tanto do pavimento quanto de usuários, a PRC-280 e a PRC-158 são vulneráveis ao surgimento de novos danos no pavimento asfáltico, como buracos e afundamentos, típicos de rodovias transformadas em corredores logísticos, apesar de terem função inicial diferente. O contrato atual de conservação melhora as condições de trafegabilidade, mas não é uma solução a longo prazo.
OBRAS – Para garantir ótimas condições de trafegabilidade na PRC-280 a longo prazo, o DER/PR vai iniciar no mês que vem os serviços de restauração do pavimento entre Palmas e Clevelândia.
Será o segundo trecho da rodovia a receber a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para as placas do pavimento rígido de concreto. A obra tem investimento de R$ 188.250.000,00, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios, e inclui a fresagem e reciclagem das pistas e acostamentos atuais.
No mesmo período em que a obra entre Palmas e Clevelândia estiver iniciando, o DER/PR realizará a sessão de disputa da licitação do terceiro trecho da PRC-280, desta vez entre Clevelândia e Pato Branco, segmento de 37,49 quilômetros.
A técnica de pavimentação em concreto foi utilizada de forma pioneira pelo DER/PR na PRC-280 entre Palmas e o trevo com a BR-153, conhecido como Trevo Horizonte, no território de General Carneiro, encerrando os problemas com buracos e deformações no antigo pavimento asfáltico.
Devido ao grande volume de tráfego de caminhões nesta rodovia, o pavimento rígido se mostra a melhor solução para garantir mais segurança e conforto aos usuários.
LOTE 6 – De Pato Branco em diante, sentido Francisco Beltrão, a PRC-280 e a PRC-158 serão parte do novo programa de concessões rodoviárias do governo federal, mais especificamente do Lote 6, cujo edital foi encaminhado recentemente para análise do Tribunal de Contas da União. A perspectiva é realizar o leilão do lote ainda este ano.
O edital ainda será publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com todos os detalhes específicos das obras previstas, mas conforme apresentado em audiência pública, está prevista a duplicação do trecho entre Pato Branco e Renascença, com implantação de vias marginais nos perímetros urbanos dos dois municípios e também em Vitorino, além de execução de novos viadutos, passarelas, ciclovias e outras obras.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Escola Mais Bonita: unidades indígenas estaduais receberam mais de R$ 3 milhões neste ano
Published
3 horas agoon
19 de abril de 2025By

Neste 19 de abril, Dia dos Povos Indígenas, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) celebra a marca de R$ 3 milhões destinados à infraestrutura das escolas indígenas desde o início do ano. Os recursos foram repassados por meio do programa Escola Mais Bonita, viabilizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar).
Desenvolvido pela Seed-PR, o Escola Mais Bonita atende às demandas de escolas estaduais do Paraná por serviços e reformas emergenciais, assim como para adequação de ambientes físicos à legislação vigente. A iniciativa também contempla instituições que necessitam de pequenos reparos ou manutenções. Ao todo, R$ 3,185 milhões já foram destinados às escolas indígenas em 2025.
“O modelo do projeto Escola Mais Bonita permite aos diretores definirem prioridades de acordo com as necessidades específicas das escolas, o que torna a gestão dos recursos mais eficiente”, destaca a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.
A rede estadual de educação do Paraná conta com 40 escolas indígenas que atendem cerca de 5,5 mil estudantes das etnias Kaingang, Guarani, Xokleng e Xetá. As instituições estão vinculadas à Seed-PR e cabe ao Fundepar a coordenação das obras de construção, reforma e ampliação.
Conforme o secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, os investimentos em infraestrutura beneficiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.
“Mais do que ações de reforma e melhoria, o programa Escola Mais Bonita é uma iniciativa de apoio à educação e à aprendizagem dos estudantes, especialmente no contexto particular das escolas indígenas. Se hoje temos, de acordo com o Ideb, a melhor educação do Brasil, é porque investimos para garantir uma estrutura de ponta nas escolas estaduais do Paraná”, afirma.
MELHORIAS – O Governo do Estado ainda investiu outros R$ 8,6 milhões em obras de melhorias em oito escolas indígenas desde 2023.
Em março, por exemplo, foi concluída a instalação de 12 novas salas na Escola Estadual Indígena Mbyja Porã, em Guaíra, Oeste do Estado. As novas salas foram construídas no modelo de Ecoconstrução em wood frame, e substituíram as antigas salas de madeira. O investimento do Fundepar na modernização foi de R$ 2,7 milhões.
Sustentáveis e de execução mais eficiente, as construções em wood frame utilizam peças de madeira pré-fabricadas que, por serem leves, permitem montagem ágil mesmo em condições climáticas adversas.
ESCOLAS INDÍGENAS – As escolas indígenas da rede estadual de ensino têm normas, pedagogia e funcionamento próprios, que respeitam a especificidade étnico-cultural de cada comunidade. Os estudantes têm direito a ensino intercultural e bilíngue – com aulas da língua indígena e de língua portuguesa – desde o início da jornada escolar.
O Novo Ensino Médio no Paraná, estabelecido em 2022, também prevê componentes curriculares específicos para a matriz curricular dos colégios indígenas. Além dos componentes curriculares previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os estudantes indígenas cursam Projeto de Vida e Bem Viver, Informática Básica e Robótica e Laboratório de Escrita e Produção Audiovisual. Ainda foram incluídos à grade curricular componentes como filosofia indígena e cultura corporal indígena.
A Seed-PR também promove a inserção de conteúdos e práticas pedagógicas que celebram a valorização da cultura destes povos em todas as escolas da rede estadual. Por meio do trabalho de equipes multidisciplinares, a secretaria implementou a Lei 11.645, de 10 de março de 2018, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígenas em todos os níveis de ensino.
DIA DOS POVOS INDÍGENAS – No Brasil, o Dia dos Povos Indígenas foi criado em 1943, durante o governo Getúlio Vargas. Originalmente, a data chamava-se Dia do Índio e a denominação só foi alterada para Dia dos Povos Indígenas em 2022.
A data foi escolhida por conta da realização do Congresso Indigenista Interamericano, em 19 de abril de 1940, no México. A celebração visa reconhecer a diversidade das culturas dos povos originários, explicitar o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira, e defender o direito dos povos indígenas de manter e fortalecer suas identidades, línguas e religiões.
Fonte: Governo PR

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