NOVA AURORA

PARANÁ

Atletas apoiados pelo Estado participam do Camping Escolar Paralímpico 2024

Publicado em

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou três atletas paranaenses para uma experiência motivadora. Luan Gabriel Rega Rodrigues, da bocha de Curitiba, e Erick Campos de Jesus, da natação de Campo Mourão, ambos apoiados pelo Governo do Estado por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica, e André Pires Mathias, do atletismo de Paranaguá, participam do Camping Escolar Paralímpico, que reúne 152 atletas de 23 estados.

A iniciativa é do CPB, acontece desde 2018 e tem como objetivo proporcionar a jovens atletas com idade entre 12 e 17 anos, selecionados por meio das Paralímpiadas Escolares, o primeiro contato com a rotina de um atleta de alto rendimento. O evento começou em 28 de janeiro e segue até este domingo (04), no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo.

Do Paraná, o CPB também convocou os técnico, Darlan França Ciesielski Junior, da bocha de Curitiba, que é apoiado pelo Geração Olímpica e Paralímpica, e Antônio Jacinto dos Santos, do voleibol sentado de Maringá.

Leia Também:  Após reformas, travessia do ferry-boat ficou mais rápida nesse Carnaval

“Estou muito feliz por participar dessa experiência para aprender a conviver com outros atletas. É uma oportunidade única e espero evoluir bastante neste período em que poderemos acompanhar atletas de alto desempenho”, disse Luan Gabriel.

O treinador do voleibol sentado, Antônio Jacinto dos Santos, destaca a oportunidade. “Todos gostariam de estar aqui. Eu vim com a maior boa vontade do mundo para mostrar o serviço mesmo. Isso é importante para o Paraná e importante para o Brasil”, afirma.

PROGRAMA – O Geração Olímpica e Paralímpica, coordenado pela Secretaria do Esporte (SEES), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O Estado já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1,2 mil atletas e técnicos contemplados com a bolsa.

CAMPING – Durante o período na capital paulista, os atletas realizam treinos, participam de testes, avaliações e palestras. O CPB arca com todos os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e transporte dos participantes.

Leia Também:  Estado auxilia produtores de soja e milho a investirem em ciência na ExpoLondrina

Os 152 atletas participantes são envolvidos em 10 modalidades esportivas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Após reformas, travessia do ferry-boat ficou mais rápida nesse Carnaval

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  MUPA recebe a partir do dia 14 mostra de artista mineiro sobre memória e passagem do tempo

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA