NOVA AURORA

PARANÁ

Balé Teatro Guaíra terá oficina gratuita de dança sobre improvisação

Publicado em

Com o objetivo de promover diálogos com a comunidade de dança local, o Centro Cultural Teatro Guaíra retoma as oficinas do projeto Escambo Cinético, por meio do Balé Teatro Guaíra e parceria com a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG). A improvisação é o tema da oficina que acontece a partir de 19 de fevereiro. As inscrições são gratuitas e iniciam às 10 horas desta sexta-feira (2) neste link.

O projeto, iniciado em 2023, vai oferecer sete oficinas ao todo – duas já ocorreram ano passado. As próximas ainda serão anunciadas.

A oficina “Contato Improvisação”, ministrada pelos professores convidados Yiuki Doi e Ralf Jaroschinski, aborda um estilo de dança de contato com o outro e com o espaço. Os movimentos que surgem da técnica lidam com a inércia, o momento, o desequilíbrio e o inesperado, podendo ir de um alto nível aeróbico a uma quietude física.

A oficina tem duração de duas semanas, com aulas diárias de 1h30 – total de 10 aulas. Nesse período de imersão, os inscritos também serão convidados a acompanhar dois ensaios do Balé Teatro Guaíra e a participar de duas rodas de conversas entre elenco e convidados.

O número de vagas é limitado a 15 pessoas. A seleção dos integrantes será por ordem de inscrição, priorizando o rodízio de participantes. Os inscritos que já participaram em uma oficina entram em lista de espera para vagas ociosas em outras oficinas. Assim, são privilegiados aqueles que ainda não participaram.

Leia Também:  Orquestra Sinfônica levou shows gratuitos para Araucária nesta semana

PROFESSORES – Yiuki Doi é dançarino contemporâneo graduado em Dança na Unespar, integrante do SummuS Contato Improvisação desde 2010 e fez parte da desCompanhia de dança (2005-2022). Ele já ministrou aula na Formação Profissional de Ator da Academia Cena Hum de Artes Cênicas (2018-2020). Conheceu o Contato Improvisação em 2007 e manteve atualizações através de oficinas e do III, IV e VIII Encontro Intern.acional de Contato Improvisação de São Paulo (2011, 2012 e 2017). Em 2014, participou do Sul em Contato – Festival Intern. de Contato Improvisação de Porto Alegre.

Ralf Jaroschinski é artista alemão, formado em balé e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, e em várias técnicas da dança contemporânea, improvisação e composição em Nova York, com uma bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Conheceu Contato Improvisação em 1994, estudou com Daniel Lepkoff, Shel Wagner Rasch, Brenton Cheng, Martin Keogh, Nancy Stark Smith entre outros. Há 25 anos, ensina dança em escolas e universidades, trabalhando também com Grupos e Cias de dança na Europa, na América, na Austrália e na Ásia.

Leia Também:  Avanço do projeto do novo Moegão é destaque no Porto de Paranaguá

ESCAMBO – O projeto Escambo Cinético tem incentivo de Galvão Locações e é viabilizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço:

Aulas: de 19 a 23 de fevereiro e de 26 de fevereiro a 1º de março, das 8h30 às 10h

Ensaios e rodas de conversas: dias 23 de fevereiro e 1º de março, das 10h15 às 12h30

Local: Estúdio do Balé Teatro Guaíra – Teatro Guaíra (entrada pela portaria da Rua Amintas de Barros), abertura da sala a partir das 8h.

Inscrições: das 10h do dia 2 de fevereiro às 18h do dia 9 de fevereiro neste link

A confirmação das inscrições será por meio do e-mail ou número de WhatsApp informados no formulário, até às 18h do dia 15 de fevereiro.

Dúvidas e informações pelo WhatsApp: (41) 99757-0770

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Em reunião com secretariado, governador reforça pedido de gestão guiada pela eficiência

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Mutirão de saúde realiza 22 cirurgias em crianças de Londrina e região

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA