NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar apoia ações de fiscalização do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais promovidas pela Prefeitura de Guaratuba

Publicado em

Tenente Iuri Cavalli
Comunicação Social da Operação Verão

A Polícia Militar do Paraná, por intermédio da subárea III da Operação Verão, apoiou a Prefeitura Municipal de Guaratuba, no litoral do Estado, na fiscalização do cumprimento do decreto 6294/2020. Editado em 3 de dezembro de 2020, esse decreto ampliou as medidas de enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, dentre outras restrições, restringe a circulação de pessoas e a venda e consumo de bebidas alcoólicas no período compreendido entre as 23h00 e as 05h00.

As ações aconteceram na última sexta-feira(15) e no sábado(16), e iniciaram por volta das 22h, nas regiões do Mirim e de Coroados, respectivamente, e e em ambos os dias terminaram por volta das 00h00 nos estabelecimentos comerciais da região central da cidade. Além das equipes da Polícia Militar, participaram das ações fiscais da Secretaria Municipal de Urbanismo, guardas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e agentes da Vigilância Sanitária do município de Guaratuba.

A preocupação da Prefeitura Municipal de Guaratuba e o que motivou a fiscalização nesse final de semana é evitar as aglomerações e o aumento de casos de COVID-19 no município, como explicou Cláudio Cesar da Cunha, que é agente da Vigilância Sanitária: “O objetivo é fazer cumprir os decretos estadual e municipal com relação ao uso de máscara, de álcool em gel, ao distanciamento social, mas principalmente o fechamento do comércio às 23h00. Esse encerramento das atividades dos comércios nesse horário é importante para que não haja circulação de pessoas não só nos comércios, mas também diminuir essa circulação nas vias públicas, evitando assim aglomerações e o aumento dos casos de COVID-19 no nosso município. ”

À Polícia Militar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, coube garantir a segurança dos agentes e fiscais, bem como de proprietários e clientes. O coordenador do policiamento na subárea III da Operação Verão, tenente Arian Cruvinel Carneiro Vaz, falou sobre o papel da Polícia Militar e a principal linha de ação, que foi a orientação: “A nossa missão é dar suporte às ações dos fiscais da Prefeitura e agentes da Vigilância Sanitária no fechamento dos comércios no horário previsto no decreto. Como pode acontecer de algum comerciante se recusar a fechar o estabelecimento, é necessária a presença e eventual intervenção da Polícia Militar para garantir a segurança desses agentes e o cumprimento da lei. Mas a nossa ação principal, que é inclusive a determinação do comandante da Operação Verão, é sempre orientar e orientar, para que não sejam necessários outros encaminhamentos ou até mesmo uso de força. ”

Até as 22h00 os fiscais e agentes verificaram as documentações e orientaram os responsáveis pelos estabelecimentos sobre o horário especial de fechamento previsto no decreto, que é 23h00. Após esse horário, os proprietários dos estabelecimentos que foram flagrados abertos foram notificados e, em caso de reincidência, podem responder administrativa e criminalmente. Contudo, a estratégia de orientação adotada pela Prefeitura rendeu bons resultados, pois poucos estabelecimentos permaneceram funcionado após o horário determinado e acataram a ordem dos agentes, encerrando as atividades. Até o final da vigência do decreto, em 31 de janeiro próximo, novas fiscalizações como essa devem acontecer na cidade e a colaboração da população, e especialmente dos comerciantes, é fundamental para diminuir a transmissão do novo Coronavírus.  

Leia Também:  PCPR prende suspeito de furto em São Sebastião da Amoreira

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR identifica foragido por homicídio ocorrido há 14 anos

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por violência doméstica em Irati

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA