NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar leva água tratada para 280 famílias de comunidade rural de Mandirituba

Publicado em

A vida de 280 famílias da comunidade rural Avencal e Barco, em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba, melhorou muito com a implantação do serviço de abastecimento de água pela Sanepar em parceria com o município. Inaugurado em dezembro, o sistema é formado por um poço artesiano, uma casa de tratamento e um reservatório de 25 mil litros de água. Foram assentados 17 quilômetros de tubulação que levam água para cada uma das casas da localidade.

Ele foi executado dentro do programa Saneamento Rural, desenvolvido pela Sanepar em parceria com os municípios. A Companhia fornece os equipamentos, como tubulação e bomba e o projeto técnico. O poço e a mão-de-obra são de responsabilidade da Prefeitura. O sistema concluído é entregue à comunidade, que se organiza por meio de uma Associação da Água que faz a gestão e a operação do sistema, após receber treinamento da Sanepar.

“Melhorou muito aqui. Ultimamente faltava água e a gente tinha que buscar com galão, na vizinhança, a quatro quilômetros”, afirma o agricultor José Jalmir Cruz. Ele nasceu na localidade há 65 anos e lembra que ajudou na abertura de valetas do antigo sistema, há mais de 30 anos. “Ele foi feito para atender 90 famílias, mas o número de chácaras foi crescendo e não tinha mais jeito”.

Leia Também:  BPRv registra aumento de 66% nas prisões por embriaguez ao volante no Corpus Christi

O produtor Elias Eugênio da Silva, que mora há três anos no Avencal, afirma que melhorou 100% a vida. “Antes não funcionava. Era muito difícil ficar sem água. Usava um poço semiartesiano, mas também não tinha água. Agora a vida está normal”, completa.

A água na torneira 24 horas por dia também beneficia uma associação que trabalha com reabilitação de dependentes químicos em Avencal. Ali, são acolhidas 58 pessoas atualmente. O coordenador Anderson Farias Lopes afirma que a falta de água era um problema constante. “A gente usava água de uma nascente, que secava na estiagem. Não supria a nossa demanda”, destaca

Segundo o prefeito Luis Antonio Biscaia, a instalação do sistema de abastecimento no Avencal e Barco era uma demanda antiga da comunidade. “Água é uma das necessidades mais básicas de todo mundo. Fornecer água suficiente e tratada à nossa gente traz inúmeros benefícios a longo prazo, com mais saúde e comodidade para a localidade”, afirma.

Leia Também:  Após formação, professora transforma escola de Curitiba em laboratório de atividades

PROGRAMA – Em 2023, a Sanepar firmou 21 parcerias com Prefeituras para obras em comunidades rurais, beneficiando 1.765 famílias que somam cerca de 7 mil pessoas. Atualmente, estão em andamento 90 projetos de Saneamento Rural.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Sanepar orienta instalar cisterna e bombeamento em edificações de dois ou mais pisos

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  BPRv registra aumento de 66% nas prisões por embriaguez ao volante no Corpus Christi

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA