NOVA AURORA

PARANÁ

Após recorde de público, Litoral recebe três grandes duplas sertanejas neste final de semana

Publicado em

Após atrair multidões para os shows de Luan Santana, É o Tchan e Jorge e Mateus, o Verão Maior Paraná, promovido pelo Governo do Estado, terá mais um final de semana repleto de atrações musicais nas praias do Litoral. Será a vez das duplas sertanejas Guilherme e Benuto, Rick e Renner e George Henrique e Rodrigo subirem aos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná.

Na sexta-feira (26), Guilherme e Benuto se apresentam na praia de Caiobá e Rick e Renner tocam seus sucessos no balneário de Marisol. No sábado (27), é a vez de Pontal do Paraná receber Guilherme e Benuto, enquanto George Henrique e Rodrigo embalam os fãs de sertanejo de Matinhos. Todos os shows acontecem a partir das 21h.

A previsão é que os shows sigam recebendo grandes públicos, como nas apresentações anteriores. Na sexta-feira (19), veranistas e moradores do Litoral viveram uma noite histórica, quando cerca de 136 mil pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar, prestigiaram o show de Luan Santana no palco montado pelo Governo do Estado em Matinhos e outras 42 mil pessoas acompanharam a apresentação do É o Tchan em Pontal do Paraná.

No domingo (21), um público de 110 mil pessoas se dividiu entre os dois palcos para acompanhar os sucessos de Jorge e Mateus, Clayton e Romário, Yasmin Santos e Bruno Rosa.

Leia Também:  Guinchos do DER/PR vão continuar atendimentos no começo das novas concessões

FESTIVAL SERTANEJO – As atrações do próximo final de semana são algumas das principais duplas sertanejas do cenário brasileiro, o que deve fazer das praias do Paraná em um festival do gênero musical. Guilherme e Benuto apresentam os hits “Flor Que Se Cheira”, “3 Batidas”, “Declaração Pro Bar” e “Pulei Na Piscina”, já George Henrique e Rodrigo devem tocar os sucessos “Vai Lá em Casa Hoje”, “Compartilhando Mágoa” e “Beijo Equivocado”.

Além deles, Rick e Renner voltam ao Litoral para entoar seus sucessos de mais de 30 anos de carreira, como “Ela é Demais” e “Nos Bares da Cidade” – a dupla já se apresentou para 20 mil pessoas em Pontal do Paraná nos primeiros dias de programação do Verão Maior Paraná e agora toca para o público de Caiobá.

Em Matinhos, as apresentações acontecem no palco montado na Avenida Atlântica, 168, em Caiobá, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, os shows acontecem na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol. Os shows são gratuitos.

Leia Também:  R$ 870 milhões de investimentos: fábrica da Ambev em Carambeí está 80% pronta

PROGRAMAÇÃO – Até o final de fevereiro, a programação do Verão Maior Paraná conta com 27 shows ao longo de seis fins de semana, com um intervalo na semana do Carnaval. Nas semanas seguintes, atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes agitam o público no Litoral. O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.

Também é possível entrar no clima dos shows ao longo da semana ou à distância. O Governo do Estado montou uma playlist no Spotify com os maiores sucessos musicais dos 27 grupos. A coletânea conta com 399 músicas, que somam cerca de 22 horas de sucessos do sertanejo raiz e universitário, além do pagode, samba, rock, pop, axé e piseiro, entre outros ritmos que prometem animar as noites de moradores e veranistas.

Confira a agenda de grandes shows deste final de semana:

26 de janeiro (sexta-feira), às 21h

Matinhos – Guilherme e Benuto

Pontal do Paraná – George Henrique e Rodrigo

27 de janeiro (sábado), às 21h

Matinhos – Rick e Renner

Pontal do Paraná – Guilherme e Benuto

SHOW VERÃO MAIOR

Show de Jorge e Mateus levou multidão a Matinhos no domingo. Foto: Roberto Dziura Jr./AEN

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado apresenta a municípios e empresários programas de fomento ao turismo

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Nova Laranjeiras: governador inaugura 1ª Escola de Educação Especial feita pelo Estado

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA