11 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Após fortes chuvas, shows de Matinhos e Pontal do Paraná deste sábado foram cancelados

    Publicado em

    Os shows da dupla sertaneja Clayton & Romário em Matinhos e Yasmin Santos em Pontal do Paraná foram cancelados pelo Governo do Estado devido ao forte temporal que iniciou na tarde deste sábado (20) e ainda perdura na região do Litoral. Eles estavam programados para acontecer a partir das 21 horas. Segundo o Simepar, a estação de Guaratuba registrou 107 milímetros de chuva.

    A coordenação do Verão Maior Paraná decidiu cancelar as apresentações tendo em vista o risco de raios e vendavais. Nas duas cidades há ruas alagadas, o que pode oferecer risco à população que se desloca até as arenas. A diretriz também segue recomendação da Polícia Militar e da Defesa Civil Estadual. A orientação é que a população fique em casa ou em locais protegidos. 

    Este é o segundo final de semana com shows nacionais no Litoral do Paraná. Nesta sexta-feira (19), o cantor Luan Santana e a banda É o Tchan tocaram para cerca de 180 mil pessoas de várias regiões do Paraná e de outros estados. 

    Leia Também:  Inscrições para vagas ociosas da Unespar terminam na sexta-feira

    A programação segue normalmente neste domingo (21), que contará com apresentações extras do Verão Maior Paraná. Em Matinhos, a dupla Jorge e Mateus vai cantar o repertório de 18 anos de carreira, incluindo hits que alcançaram o topo das paradas, como “Amo Noite e Dia”, “Eu Quero Só Você” e “Voa Beija-Flor”.

    Em Pontal, quem sobe ao palco é o sertanejo capixaba Bruno Rosa, que tem em seu repertório baladas como “Indecisão” e “Meu Fake Viu”. Ambos os shows devem começar às 18h.

    No total, são 27 shows ao longo de seis finais de semana, com um intervalo na semana do Carnaval. Nas semanas seguintes, atrações como Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe e Simone Mendes agitam o público no Litoral. O calendário com todas as atrações pode ser conferido no site do Verão Maior Paraná.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Paraná lança canal de WhatsApp para emissão da Carteira da Pessoa com Autismo

    Published

    on

    By

    O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), criou um número de WhatsApp para facilitar os atendimentos para a confecção da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Os interessados agora podem entrar em contato pelo número (41) 3210-2457, pelo qual também poderão solicitar informações adicionais ou tirar dúvidas. O atendimento é realizado das 9h às 16h. A emissão da carteirinha é gratuita, feita 100% online, e garante comodidade e segurança para as pessoas autistas e suas famílias.

    Para a confecção da Ciptea, são necessários alguns documentos, como RG e CPF do autista e do responsável, uma fotografia recente do autista, um laudo médico digitalizado e um exame de tipo sanguíneo. Todas as orientações para a solicitação da carteirinha estão disponíveis no site www.carteiradoautista.pr.gov.br. A Ciptea é um documento que garante atendimento prioritário em espaços públicos e privados, além de oferecer uma identificação formal para as pessoas com transtorno do espectro autista.

    Leia Também:  Codesul: governadores defendem criação do Fundo Sul e inclusão do Mato Grosso do Sul no BRDE

    Desde a sua implementação, em 2020, o Paraná se destaca como um dos pioneiros na emissão da Ciptea, atendendo, até o momento, 36.601 pessoas. Neste ano, até o momento, 4.458 pessoas já receberam a carteirinha.

    O Estado também está promovendo ações de forma regionalizada nas instâncias avançadas da Sedef para confecção do documento. Elas estão programadas para ocorrer entre 14 a 16 de abril em Paranavaí e Maringá; entre 22 a 25 de abril em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Umuarama, Cianorte e Cornélio Procópio; e entre 28 e 30 de abril em Jacarezinho, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Apucarana e Ivaiporã. 

    O trabalho ocorre nos escritórios regionais e nas instâncias de atuação da Sedef nestes municípios. A Secretaria é responsável pela elaboração de políticas públicas e pela garantia de direitos das pessoas com deficiência.

    O secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destaca a relevância da carteirinha. “Além de suas diversas funções, a Ciptea é fundamental para a coleta de dados e informações na área. Sem números precisos, a formulação de políticas públicas fica prejudicada, e é isso que buscamos: maneiras de sermos mais eficazes em nossas ações”, afirma.

    Leia Também:  Inscrições para vagas ociosas da Unespar terminam na sexta-feira

    A técnica da Coordenação de Política Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carla Cristina Felicio Vieira Lourenço, explica que as instituições que atendem pessoas com deficiência no Estado, além da comunidade em geral, podem entrar em contato pelo número para pedir informações e solicitar a carteira de modo rápido e fácil.

    “Após a aprovação, a carteira ficará disponível digitalmente para impressão ou para uso no celular. Este é um documento importante para identificar, priorizar o atendimento em estabelecimentos públicos e privados, e facilitar o contato com a família em eventual necessidade”, diz.

    Aos 18 anos, Luan Henrique Lucca, funcionário terceirizado da Sedef que trabalha na equipe responsável pela emissão da Cipetea, comemora a existência do documento. “Gosto muito desta ideia. Ela é muito importante, pois o autismo não é visível. Então a carteira nos ajuda muito”, diz.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA