NOVA AURORA

PARANÁ

Polícia Militar recebe dois UTVs elétricos para reforço do policiamento na Ilha do Mel

Publicado em

Em uma iniciativa pioneira para reforçar a segurança na Ilha do Mel, o Governo do Estado entregou dois veículos elétricos, nesta sexta-feira (19), à Polícia Militar do Paraná (PMPR). A ilha, conhecida por suas restrições ao uso de veículos a motor a combustão e tração animal, agora contará com um meio de transporte adequado e ecológico para o policiamento. A Copel também usa veículos elétricos no local.

Denominados UTVs – veículos híbridos que podem ser usados tanto na orla quanto nas areias – e adquiridos ao custo de R$ 303 mil, eles serão utilizados durante o Verão Maior Paraná e também nas atividades policiais ao longo do ano. Já usados desde a última temporada em outros locais, eles são uma espécie de “buggy” com capacidade para até quatro pessoas e tração 4×4, podendo acessar áreas mais inóspitas. Atingem velocidade máxima de 80km/h e são conduzidos por policiais militares treinados.

A 1ª Companhia PM do 9º BPM, que possui destacamentos em Nova Brasília e Encantadas, terá um veículo elétrico em cada localidade.

“É mais uma iniciativa que visa aprimorar a segurança pública paranaense. Os veículos vão permitir maior agilidade no patrulhamento feito pela Polícia Militar na Ilha do Mel, garantindo maior segurança para moradores e turistas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva, destacou a importância da novidade. “A entrega desses veículos elétricos não é apenas um avanço tecnológico, mas também um compromisso com a preservação do nosso patrimônio natural. Estes veículos permitirão que nossos policiais realizem seu trabalho de forma mais eficiente e sustentável, garantindo a segurança dos moradores e visitantes da Ilha do Mel”, afirmou.

Leia Também:  Governo lança Aprova Paraná Universidades para ampliar acesso ao Ensino Superior

EQUIPAMENTOS – Além do trabalho realizado pelos bombeiros, policiais civis e militares, que contam com efetivo reforçado de outras regiões, uma série de veículos terrestres, aquáticos e aéreos são utilizados durante o Verão Maior Paraná.

A PM conta com 56 viaturas em uso nos balneários. Os veículos têm blindagem parcial e aumentam a segurança dos policiais durante atendimentos do 190, além do policiamento ostensivo. Há também os módulos móveis, que funcionam como bases itinerantes instaladas em diversos pontos estratégicos no Litoral, principalmente onde há maior movimentação de pessoas.

A corporação conta ainda com seis quadriciclos e oito UTVs. Para apoio às operações, utiliza duas aeronaves adquiridas pelo Governo do Estado, uma para socorro aeromédico, salvamentos aquáticos e em montanhas, prestando apoio ao Corpo de Bombeiros Militar e ao SAMU. A outra auxilia operações policiais com o uso de equipamentos de alta tecnologia.

Três embarcações completam a estrutura dos policiais militares. Elas são destinadas à fiscalização marítima, combate ao tráfico portuário e atendimento à população das ilhas e áreas ribeirinhas. Além disso, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros contam com grande estrutura de equipamentos nesta temporada.

Leia Também:  Mostra no Museu Casa Alfredo Andersen promove experiência imersiva no mundo das cavernas

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o subcomandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Semmer; o comandante do 6º CRPM, coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), tenente-coronel Heraldo Correia de Lima; o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Cristiano Stocco Rosa; o presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza; o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, sargento João Carlos; e o superintendente-geral de Relações Institucionais do Paraná, Renato Adur.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro apresentou as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Com apoio do Estado, agricultores ampliam investimentos no Show Rural

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná”, afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura. Ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Atuação integrada das forças de segurança é destaque no Verão Maior Paraná

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA