NOVA AURORA

PARANÁ

Exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo” fica no MON até dia 28

Publicado em

A exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo” ficará em cartaz no Museu Oscar Niemeyer (MON) até 28 de janeiro, na Sala 4. A mostra é a segunda edição da exposição que apresenta parte da grandiosa doação feita pela Coleção Ivani e Jorge Yunes (CIJY) ao MON, em 2021. No total, são aproximadamente 1.700 obras de uma das mais importantes e significativas coleções de objetos de arte africana do século 20.

A curadoria de Paula Braga e Renato Araújo da Silva propõe um diálogo entre a coleção africana e o repertório de seis artistas contemporâneos: Fernando Velázquez, Paulo Nenflídio, Rosana Paulino, Arjan Martins, Julio Vilani e Paulo Nimer Pjota. Lado a lado, esse conjunto de obras evidencia o cerne miscigenado da cultura ocidental e a indiscutível presença da África na arte e na espiritualidade.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Um quinto dos veículos da frota que paga IPVA no Paraná tem até cinco anos de fabricação

Serviço:

“África: Diálogos com o Contemporâneo”

Sala 4

Até 28 de janeiro

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

MIS-PR promove exibição de curta e roda de conversa sobre Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Published

on

By

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove no dia 24 (próxima quinta-feira), das 14h às 16h, uma roda de diálogo e exibição de curta-metragem sobre a trajetória da icônica dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela. A atividade é gratuita, aberta ao público e com vagas limitadas a 20 participantes. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário online disponível AQUI

Reconhecidos nacionalmente pela canção “Mocinhas da Cidade”, que atravessou gerações, Nhô Belarmino e Nhá Gabriela iniciaram sua história juntos na Rádio Clube Paranaense, em 1937. Dois anos depois, casaram-se e seguiram carreira lado a lado. Em 1959, lançaram seu primeiro disco, com as faixas “Mocinhas da Cidade” e “Paranaguá”, ambas compostas por Nhô Belarmino.

Para celebrar essa trajetória marcante, o evento propõe uma roda de conversa acompanhada de apreciação musical, resgatando memórias e sons que fazem parte da rica identidade cultural do Paraná. A programação contará também com a exibição de um curta-metragem em película, parte do acervo histórico do MIS-PR.

Leia Também:  Um quinto dos veículos da frota que paga IPVA no Paraná tem até cinco anos de fabricação

Serviço:

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela: diálogos e memórias

Data: 24/04 (quinta-feira)

Horário: 14h às 16h

Entrada gratuita – público livre

Vagas: 20

Inscrições neste link.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro – Curitiba

Mais informações: educativomis@seec.pr.gov.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA