NOVA AURORA

PARANÁ

Tuyo, Lenhadores da Antártida, Brejeiras e Clarissa Bruns animam as praias nesta semana

Publicado em

Os Palcos Sunset são uma opção perfeita para quem quer curtir o verão com shows de qualidade e totalmente gratuitos. Os artistas se apresentam sempre a partir das 18h30 nas estruturas montadas em Caiobá, Guaratuba e na praia de Shangri-lá, em Pontal do Paraná. Nesta nova semana de programação do Verão Maior Paraná, os shows vão de terça-feira (16) até domingo (21).

O Verão Maior Paraná se destaca pelas performances de artistas de todas as regiões do Paraná e do Brasil. A programação desta semana promete noites de jazz, folk, choro, rock, MPB e muito mais.

Um grande destaque da semana é a banda Tuyo, trazendo afrofuturismo e folk-pop de reconhecimento internacional. Em 2021, o grupo curitibano recebeu uma indicação ao Grammy Latino. A banda sobe ao palco em Shangri-lá na quarta-feira (17) e em Caiobá na quinta-feira (18).

Tocando em Guaratuba na terça-feira (16) e em Caiobá, na quarta-feira (17), o grupo curitibano de samba e chorinho As Brejeiras, formado inteiramente por mulheres, vai interpretar clássicos da MPB. O grupo é formado por Beatriz Schneider, Gisele Fontoura, Mariana Zibáh e Jô Nunes, cantora que já apareceu nos Palcos Sunset com uma performance em Guaratuba.

Leia Também:  Pesquisadores e universidades paranaenses são destaques em ranking internacional

Em Caiobá, um dos destaques é Thaís Morell, na terça-feira (16), cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, que abre a programação da semana misturando ritmos do jazz, latin, folk e world music. O repertório da artista inclui influências do jazz africano e brasileiro, com canções que abordam temas como força feminina e amor.

Em Guaratuba, Os Lenhadores da Antártida sobem ao palco na quinta-feira (18). A banda traz influências de rock tradicional, indie rock e folk. A praia de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, recebe Clarissa Bruns, premiada cantora de MPB, finalista do Prêmio Profissionais da Música 2023. Da capital paranaense, Bruns é conhecida por suas composições autorais e performances carismáticas, e promete contagiar o público no litoral.​

A programação da semana ainda conta com Fábio Stocco – Rock Balboa, Vinny e Adriano, e o evento Domingo da Família, em Caiobá; Rosa Armonial, Vinny e Adriano, Gui e Léo (Irmãos Jovino) e Serra Acima Trio, em Guaratuba; e Muv, Gui e Léo (Irmãos Jovino), Fernando Lobo e Nikole Gouveia & Funkin’ Minds, em Shangri-lá.

Leia Também:  Paraná reafirma compromisso com o ensino superior no maior congresso nacional da ciência

Programação:

Caiobá

Terça-feira (16) – Thaís Morell

Quarta-feira (17) – Brejeiras

Quinta-feira (18) – Tuyo

Sexta-feira (19) – Fábio Stocco – Rock Balboa

Sábado (20) – Vinny e Adriano

Domingo (21) – Domingo da Família​​

Guaratuba

Terça-feira (16) – Brejeiras

Quarta-feira (17) – Rosa Armonial

Quinta-feira (18) – Lenhadores da Antártida

Sexta-feira (19) – Vinny e Adriano

Sábado (20) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Domingo (21) – Serra Acima Trio​​

Shangri-lá (Pontal do Paraná)

Terça-feira (16) – Clarissa Bruns

Quarta-feira (17) – Tuyo

Quinta-feira (18) – Muv

Sexta-feira (19) – Gui e Léo (Irmãos Jovino)

Sábado (20) – Fernando Lobo

Domingo (21) – Nikole Gouveia & Funkin’ Minds​​

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

ExpoLondrina amplia acesso de produtores rurais à meliponicultura e apicultura

Published

on

By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participou do 2° Encontro Regional de Meliponicultura e Apicultura nesta terça-feira (8). O evento faz parte da programação da Smart Farm Via Rural, espaço da Seagri na ExpoLondrina. O encontro apresentou as boas práticas de produção e pós-produção do mel e derivados, com foco na qualidade e segurança dos produtos.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-Paraná) esclareceram diversas questões relacionadas ao tema, possíveis dúvidas dos produtores.

O diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, Renato Blood, destacou a importância da comunicação entre apicultores. “A apicultura, atividade vital para a polinização e produção de mel, enfrenta desafios cada vez maiores, especialmente devido aos impactos dos defensivos agrícolas nas colônias de abelhas. A comunicação entre os apicultores surge como um ponto crucial para garantir a proteção das abelhas e minimizar os danos causados por essas substâncias químicas” disse.

Em uma das palestras, a técnica da Adapar Késia do Santos Benedito levou informações sobre o cadastro de meliponários e apiários na Adapar. Ela explicou como fazer o cadastro na área rural e urbana, quais produtores devem fazê-lo e quais documentos devem ser apresentados.

Leia Também:  Pesquisadores e universidades paranaenses são destaques em ranking internacional

Além disso, Késia destacou a importância e benefícios de emitir a Guia de Transporte Animal (GTA) para rastreabilidade, segurança e garantia de sanidade dos animais transportados.

Renan Barzan, gerente regional do IDR-Paraná de Londrina falou da importância e o objetivo do evento. “Nosso objetivo é trazer conhecimento, trazer novas tecnologias, um olhar sobre a produção sustentável. Esse é o espaço para essa troca de experiências para que a gente possa ter um melhor desenvolvimento dessas atividades no Paraná”, afirmou.

O tema “Boas práticas de colheita, armazenamento e comércio dos meles e derivados da abelhas nativas” foi apresentado pelo técnico do IDR-Paraná Marlon Thiago Hadzluck. O foco foi o manejo da apicultura. Ele explicou a diferença entre cada uma das abelhas sem ferrão e quais culturas elas mais beneficiam com a polinização. Abordou, ainda, as novas normas para criação de abelhas e a importância delas para a agropecuária de todo o mundo.

Marlon explicou também quais são as formas e cuidados para extração e armazenamento de mel e como isso pode interferir no produto final; como as diferentes formas de envasar e apresentar o produto influenciam na credibilidade do cliente; deu dicas para fazer boas vendas e mostrou as diferentes opções de produtos derivados do mel.

Leia Também:  Emissão de notas fiscais por MEIs cresce 30,1% no primeiro quadrimestre no Paraná

O evento também contou a palestra da médica veterinária Priscila Lima Magarotto de Paula, representando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina, que apresentou o tema “Regularização das agroindústrias de mel: papel do serviço de inspeção municipal no comércio local”.

A programação contou ainda com a palestra do engenheiro agrônomo do Senar-PR Cléber Henrique de Oliveira com o tema “Diversificação de renda na apicultura”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA