NOVA AURORA

PARANÁ

Atletas de ginástica rítmica se apresentam e dão colorido ao Verão Maior Paraná

Publicado em

O domingo (14) foi de apresentação de ginástica rítmica no Verão Maior Paraná, na praia de Caiobá, em Matinhos. A atleta Bárbara Domingos, medalha de ouro na última edição dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, e Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica (rítmica e artística), estiveram presentes para prestigiar a apresentação de atletas da equipe Fantástica Associação de Ginástica Rítmica, instituição sem fins lucrativos, de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e do Instituto Clube GET Flex, da Capital.

Bárbara é atleta bolsista do Geração Olímpica e Paralímpica, maior programa de incentivo ao esporte na modalidade bolsa-atleta do Brasil que tem patrocínio da Copel.  Em sua 12ª edição, o programa recebeu R$ 5,2 milhões para 1.276 bolsas a atletas e técnicos desde a categoria de base até atletas olímpicos, como é o caso de Bárbara.

A ginasta, campeã pan-americana individual no Pan de Santiago, destacou a iniciativa do Governo do Estado em divulgar a modalidade aos veranistas que passam a temporada no Litoral do Paraná. “É muito legal ter a ginástica rítmica no verão do Paraná porque é importante mostrar o nosso esporte, afinal, a ginástica rítmica ficou muito visível pelas conquistas que a gente teve ano passado”, ressaltou Bábara.

Leia Também:  Com premiação de R$ 30 mil, Biblioteca Pública lança Prêmio Paraná de Literatura 2023

GERAÇÃO OLÍMPICA E PARALÍMPICA – A ginasta também destacou a ajuda que recebe do programa Geração Olímpica e Paralímpica. Ela afirma que está desde o começo do projeto, quando ainda era da base do esporte e tinha apenas 5 anos. “O Geração vem incentivando muitos atletas, não só da ginástica, mas de outros esportes. É muito importante a gente estar aqui representando os atletas bolsistas para as pessoas saberem que tem incentivo ao esporte e a gente está crescendo com esse incentivo”, elogia a ginasta.

FANTÁSTICA ASSOCIAÇÃO – A Fantástica Associação de Ginástica Rítmica de Pinhais levou 14 de suas 40 atletas do pré-infantil ao adulto para se apresentar na praia de Caiobá. Desde 2016, a entidade sem fim lucrativos forma ginastas na cidade da Região Metropolitana de Curitiba.

A educadora esportiva e presidente Fantástica Associação, Thais Marques Machado dos Santos, 35 anos, afirma que poder se apresentar em um evento como o Verão Maior Paraná é oportunidade de divulgar a modalidade. Thais também elogiou a estrutura montada.

“O evento está lindo, com uma estrutura maravilhosa, porque a ginástica rítmica demanda um tablado, um tapete e tudo isso foi cumprido fantasticamente. Por isso estamos muito felizes em trazer o nosso esporte para a praia, que é uma coisa inusitada”, ressaltou a presidente da equipe.

Leia Também:  Representantes do Paraná participam de debate nacional sobre perspectivas na saúde

Uma das ginastas que se apresentou em Caiobá foi a jovem Geovana Tanjoni Aranda, de 14 anos. Treinando na modalidade há 7 anos, Geovana disse que foi uma experiência muito bacana poder mostrar a ginástica rítmica ao público que passa a temporada no Litoral do Paraná. “É importante a gente mostrar o nosso esporte, um pouco de como é nosso dia a dia de treinos e competições. Isso é uma forma de incentivar outras pessoas a virem para a ginástica rítmica, para conhecer o nosso trabalho”, elogiou Geovana.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Representantes do Paraná participam de debate nacional sobre perspectivas na saúde

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Tecpar já valida inventários de carbono em duas regiões do País

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA