NOVA AURORA

PARANÁ

Veranistas do Litoral curtem manobras radicais de campeões nacionais do skate

Publicado em

O “skate Jam”, promovido pelo Governo do Estado na Arena Caiobá, no Litoral, foi uma das atrações do fim de semana do Verão Maior Paraná. Grandes nomes nacionais do esporte encantaram o público com repertório de manobras radicais, ganhando aplausos e gritos de admiração da rapaziada que acompanhou a apresentação.

Marcaram presenças no Desafio das Estrelas os atletas Augusto Akio, o “Japinha”, que disputará as Olimpíadas de Paris 2024; Carlos de Andrade, o “Piolho”, atleta de referência nacional e primeiro paranaense a se tornar campeão mundial de street skate; Sebastian Simonetto, natural de Curitiba e pódio do STU Nacional, o circuito brasileiro de skate; Mariana Veiga, skatista paranaense de destaque nacional.

Duas rampas foram instaladas para o fim de semana – uma de pequeno porte, para iniciantes, e outra de maior porte, destinada à apresentação dos feras. Na pequena, foram realizadas aulas práticas para crianças que querem iniciar na modalidade.

Para o Japinha, que é vice-campeão mundial e medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado, estar presente no Verão Maior Paraná é um reconhecimento pelo trabalho realizado. “É uma satisfação. Eventos como esse levam o esporte para as pessoas que não tinham vivenciado um pouco do que é o skate. Espero que todos consigam colher frutos”, afirmou.

Leia Também:  Paraná firma acordos para fortalecer combate ao tráfico e desaparecimento de pessoas

Diego Costa, bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, foi um dos cobras do esporte que deu um show na Arena Caiobá. “Participei de sessão com uma galera animal, sinistra. Eu estou muito feliz em poder andar com esse pessoal aqui”, disse ele.

CONVOCAÇÃO – O presidente da Federação de Skate do Paraná, Diego Nazaré Reis, convoca os skatistas a participarem das atividades da modalidade nos postos do Verão Maior Paraná: “Você que está pelo Litoral vem curtir conosco, a rampa será itinerante, passando por Shangri-La, Matinhos e Guaratuba, nos próximos fins de semana.

A partir de quarta-feira (17), a rampa passa a funcionar de maneira itinerante, transitando entre os demais postos de atividades. As aulas práticas para iniciantes acontecerão em dois períodos, das 9h às 11h e das 16h às 19h: Pontal do Paraná (17 a 21 de janeiro); Matinhos (24 a 28 de janeiro) e Guaratuba (31 de janeiro a 5 de fevereiro)

Leia Também:  Referência nacional, sistema de socioeducação do Paraná ajuda a transformar vidas

VERÃO MAIOR PARANÁ: O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná firma acordos para fortalecer combate ao tráfico e desaparecimento de pessoas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Unioeste unifica seleção e abre inscrições para preencher 1,5 mil vagas remanescentes

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA