NOVA AURORA

PARANÁ

MON promove mostra de filmes e palestras no último mês da exposição sobre Eisenstein

Publicado em

As últimas semanas da exposição “Serguei Eisenstein e o Mundo”, que está em cartaz na Sala 11 do Museu Oscar Niemeyer, contam com intensa programação paralela. Haverá palestras e mesas-redondas sobre o cineasta. As atividades do programa “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema” acontecerão nesta quinta, sexta e sábado (dias 11, 12 e 13), com entrada gratuita, no vão livre do museu.

As palestras conduzidas por cineastas, pesquisadores, tradutores e críticos musicais vão proporcionar ao público uma imersão no universo de Serguei Eisenstein, evocando diversos aspectos de sua obra: da relevante experiência teatral ao diálogo construído com o compositor Serguei Prokofiev nos seus últimos filmes aos cruzamentos entre Eisenstein e o Brasil, com influência na obra de Glauber Rocha e no Cinema Novo.

Outra parte da programação envolve a exibição de quatro filmes. Além de apresentar algumas das principais obras-primas do diretor, a programação inclui longas influenciados pela estética eisensteniana. Serão apresentados “O Grande Ditador”, “Ivan, o Terrível”, “A Pedreira de São Diogo” e “O Encouraçado Potiómkin”.

Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho e Naum Kleiman, “Serguei Eisenstein e o Mundo”, inaugurada em junho de 2023, comemora os 125 anos de nascimento do cineasta. A exposição poderá ser vista até o dia 28 de janeiro. Por meio de um conjunto de desenhos, esboços, fotografias, caricaturas, projeções e objetos, a exposição apresenta parte do processo criativo de um dos diretores mais inovadores e pioneiros da história do cinema. Serguei Eisenstein influenciou grandes cineastas e revolucionou o mundo das imagens com suas múltiplas linguagens.

Leia Também:  Arte, criatividade e diversão: MON divulga programação de férias de julho

Quem quiser “levar a mostra para casa” pode adquirir o catálogo da exposição na MON Loja.

Programação:

FILMES

11 de janeiro (quinta-feira), 20h

“O Grande Ditador” (The Great Dictator)

Comédia – EUA – 1940 – 125 minutos

Direção: Charles Chaplin

Classificação indicativa: 12 anos

12 de janeiro (sexta-feira), 20h

“Ivan, o Terrível” (Ivan Grozni)

Drama histórico – URSS – 1944 – 176 minutos

Direção: Serguei Eisenstein

Classificação indicativa: 12 anos

13 de janeiro (sábado), 20h

“A Pedreira de São Diogo”

Documentário – Brasil – 1962 – 19 minutos

Direção: Leon Hirzsman

Classificação indicativa: 14 anos

“O Encouraçado Potiómkin” (Bronenosets Potiómkin)

Drama – URSS – 1925 – 95 minutos

Direção: Serguei Eisenstein

Classificação indicativa: 12 anos

PALESTRAS

Dia 12 de janeiro (sexta-feira), às 18h

“Serguei e Serguei: A Parceria entre Prokófiev e Eisenstein” – Palestra com Irineu Franco Perpétuo

A palestra aborda a colaboração entre o compositor Serguei Prokófiev e o cineasta Serguei Eisenstein nos filmes “Alexander Nevsky” e “Ivan, o Terrível”.

Irineu Franco Perpétuo é tradutor e jornalista, colaborador da “Revista Concerto”; apresentador do programa “Empório Musical” (Cultura FM); jurado do programa “Prelúdio” (TV Cultura); autor de “História Concisa da Música Clássica Brasileira” (Alameda Editorial) e “Como Ler os Russos” (Todavia); tradutor de diversas obras da literatura russa, como “Vida e Destino” (Vassíli Grossman), “O Mestre e Margarida” (Bulgákov), “Memórias do Subsolo” (Dostoiévski), “Anna Kariênina” (Tolstói) e “Meninas” (Liudmila Ulítskaia), entre muitos outros.

Leia Também:  Em União da Vitória, bombeiros militares preparam apoio à limpeza da cidade e residências

Dia 13 de janeiro (sábado), às 16h

“Serguei Eisenstein: Influências, Diálogos e Impacto” – Mesa-redonda com Luiz Gustavo Carvalho, Irineu Franco Perpétuo, Gustavo Pinheiro e Maria Vragova.

A mesa-redonda discute a influência e o impacto da obra de Serguei Eisenstein no universo criativo de diretores e artistas de diferentes países e gerações.

Gustavo Pinheiro é graduado em Cinema pela Unespar e em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Advogado do setor cultural e educador audiovisual, é também montador e finalizador de imagem. Atuou em várias edições do festival Olhar de Cinema, na tradução e legendagem de filmes, e em 2023 compôs a equipe de curadoria de longas-metragens do festival.

Maria Vragova vem contribuindo como produtora cultural em inúmeros projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens: exposições de artes visuais, mostras de cinema, espetáculos de artes cênicas, projetos editoriais e multiartes. Em 2008, organizou, através da Fundação Russian Avantgarde, a exposição do arquiteto português Álvaro Ciza e a primeira retrospectiva de Oscar Niemeyer no Museu de Arquitetura de Moscou, na ocasião do seu centenário de nascimento. É cofundadora e diretora executiva do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes.

Serviço:

Programação paralela “O Cinema de Serguei Eisenstein & Serguei Eisenstein e o Cinema”

De 11 a 13 de janeiro

Entrada gratuita, no vão livre do museu

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Paraná realiza 1ª prestação de contas ao Tesouro Nacional por meio de novo sistema financeiro

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Indicação geográfica impulsiona queijos de Witmarsum nos mercados nacional e internacional

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA