NOVA AURORA

PARANÁ

Roupa Nova e duplas sertanejas consagradas abrem temporada de grandes shows do verão

Publicado em

Falta pouco. Com a montagem do palco na reta final, a expectativa cresce a cada dia nos municípios do Litoral. Atendendo a todos os gostos e diferentes gerações, a temporada de grandes shows do Verão Maior Paraná começa nesta sexta-feira (12). A dupla sertaneja Hugo e Guilherme se apresenta em Matinhos e a banda Roupa Nova em Pontal do Paraná. No sábado (13), é a vez do público de Matinhos curtir os mais de 40 anos de sucessos do Roupa Nova, enquanto Pontal do Paraná recebe a dupla Rick e Renner.

Veranistas de todos os públicos poderão curtir os shows programados para este primeiro final de semana, que são gratuitos. Os fãs de sertanejo universitário poderão conferir os principais sucessos da dupla Hugo e Guilherme, como “Torce o Olho”, “Elevador” e “Mágica”. Também representando o sertanejo, a dupla Rick e Renner, que começou a carreira ainda nos anos 1980. se apresenta com um repertório vasto, que inclui “Ela é Demais” e “Nos Bares da Cidade”.

Leia Também:  Escola de Dança Teatro Guaíra divulga lista de inscritos para 2024 e próximas etapas

Para quem gosta dos clássicos do rock nacional, o Roupa Nova se apresenta nos dois dias. A banda ganhadora do Grammy Latino é dona dos hits “Whisky a Go-Go”, “Dona” e “A Viagem”, entre outros, que embalaram temas de novelas, casamentos e bailes de formatura.

Os artistas abrem a programação de seis finais de semanas repletos de grandes atrações musicais. Serão 27 shows até o dia 24 de fevereiro. Nas semanas seguintes, os palcos do Litoral recebem Luan Santana, Jorge e Mateus, Zezé di Camargo e Luciano, Zé Felipe, Simone Mendes, É o Tchan, Clayton e Romário, Yasmin Santos, Bruno Rosa, Pixote, Raça Negra, George Henrique e Rodrigo, Guilherme e Benuto, Chiclete com Banana, Dudu Nobre, Matogrosso e Mathias, Amado Batista e Henrique e Diego.

Os shows acontecem todas as sextas e sábados às 21h50, com um intervalo das apresentações na semana do Carnaval. Em compensação, no dia 21 de janeiro, um domingo, a programação conta com os shows da dupla Jorge e Mateus, em Matinhos, excepcionalmente às 17h, e do cantor Bruno Rosa, em Pontal do Paraná. Os shows são promovidos pelo Governo do Estado. Todo o calendário de apresentações pode ser conferido AQUI.

Leia Também:  Com início do trecho estaiado, Ponte de Guaratuba chega a 11% de conclusão

ESTRUTURA – Em Matinhos, as apresentações acontecem em uma estrutura montada na Avenida Atlântica, 168, em Caiobá, próximo ao Pico de Matinhos. Em Pontal do Paraná, o palco fica na Avenida Sete de Setembro, 1.661, no Centro de Eventos Marisol, no Balneário Marisol. Os eventos vão contar com a presença das forças de segurança para garantir a organização do trânsito na região dos shows e a tranquilidade dos eventos. Também haverá segurança privada nos shows.

SHOW LITORAL - ARTISTAS

Rick e Renner é a atração de Pontal do Paraná neste sábado. Foto: Divulgação

OUTRAS ATRAÇÕES – Além dos 27 grandes shows confirmados, o Governo do Estado elaborou uma programação de outras atrações para os veranistas que estão no Litoral. Quem quiser acompanhar shows de bandas e artistas locais poderá conferir outros três palcos Sunset, que contarão com apresentações no final das tardes, de quarta a domingo. Estes outros shows acontecem simultaneamente na Praia Central, em Guaratuba, no balneário de Caiobá, em Matinhos, e no balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná.

Confira a agenda de grandes shows deste final de semana:

12 de janeiro (sexta-feira)

Matinhos – Hugo e Guilherme

Pontal do Paraná – Roupa Nova

13 de janeiro (sábado)

Matinhos – Roupa Nova

Pontal do Paraná – Rick e Renner

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Festival das Águas atrai veranistas e movimenta o turismo em Antonina

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Escola de Dança Teatro Guaíra divulga lista de inscritos para 2024 e próximas etapas

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA