PARANÁ
Primeiros 20 dias de verão têm queda de furtos e roubos e tranquilidade no Litoral
Publicado em
4 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuUm verão com milhões de pessoas, grandes arenas para entretenimento e com muita segurança e tranquilidade. Esse é o primeiro balanço de ações do Verão Maior Paraná, que começou no fim do ano passado e vai até fevereiro no Litoral e na Costa Noroeste. Os destaques, ainda antes dos grandes shows da temporada, são para redução de furtos e roubos, distribuição de pulseirinhas para pais e crianças, agilidade na conclusão de inquéritos e 25 mil atendimentos realizados nas arenas esportivas, além de 170 mil pessoas impactadas nas areias e pelos shows dos palcos Sunset.
O resultado das ações foi apresentado nesta quinta-feira (04) pelo coordenador do projeto e secretário de Estado de Esporte, Helio Wirbiski, o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, e coordenadores das forças de segurança. “Até agora tivemos uma grande temporada, com turistas elogiando a estrutura e as cidades, e moradores aproveitando o momento”, afirmou Wirbiski.
Na segurança pública, a Polícia Militar deteve 484 adultos e apreendeu 23 menores. Também foram apreendidos 244 quilos de cocaína, 4 toneladas de maconha, 18 quilos de crack e 253 armas, e recuperados 280 veículos. No comparativo com os primeiros 20 dias da temporada anterior, houve 12% de redução de furtos (de 2.291 para 2.012), de 23% em furtos de veículos (de 326 para 251), de 36% em roubos (de 699 para 442) e 37% em roubos de veículos (de 111 para 69).
Um dos destaques é a utilização de aeronaves do Projeto Falcão. Foram 22 remoções aeromédicas, dois salvamentos aquáticos e um resgate em montanha. Também houve aumento do efetivo da PM empregado nesta operação, com 705 homens e mulheres (evolução de 9%) e 269 viaturas (12%), inclusive com a utilização de um pelotão de eventos, formado por 30 policiais que estão atuando todos os finais de semana no receptivo dos cruzeiros em Paranaguá.
A Polícia Civil contabilizou 694 boletins de ocorrência e 273 inquéritos instaurados, sendo 206 concluídos e encaminhados à Justiça (75%). Em relação aos crimes graves, foram constatados dois homicídios, cinco tentativas de homicídio e duas tentativas de feminicídio. A força policial judiciária também apreendeu 224 gramas de cocaína e 4 quilos de maconha, além de 17 veículos e seis armas de fogo.
A corporação também leva para as cidades do Litoral atividades que também ocorrem no PCPR na Comunidade, como feiras e apresentações com cães e carros. Foram distribuídas 1.397 pulseiras e 5.264 materiais educativos, numa atuação integrada entre Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Delegacia de Delitos de Trânsito e Grupo Tigre. Foram confeccionadas, ainda, 326 carteiras de identidade, já dentro da nova versão, a Carteira de Identidade Nacional.
- Shows gratuitos vão animar os fins de semana em Porto Rico e São Pedro do Paraná
- Viagem de trem mais bonita do mundo e Maria Fumaça Caiçara são opções turísticas do verão
A Polícia Penal e a Polícia Científica também participam da operação. A primeira realizou 60 escoltas. Além disso, foram realizadas 886 rondas noturnas para averiguação de quem cumpre pena em regime aberto ou com tornozeleira eletrônica. A Polícia Científica foi acionada para 21 perícias balísticas e dois acidentes de trânsito, além dos três afogamentos registrados no período.
Na faixa de mar, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná realizou 664 resgates no Litoral. Além desses, outros 75 banhistas precisaram ser socorridos por estarem se afogando. Nesse período, já foram realizadas pelos bombeiros 70.774 orientações a veranistas, informando os melhores locais de banho e as medidas de segurança, por exemplo. Para o Verão Maior Paraná, a população tem à disposição 96 postos de guarda-vidas nas regiões de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes e Ilha do Mel.
“As forças de segurança se organizaram durante meses para colherem bons resultados nesta temporada, levando tranquilidade para moradores e banhistas”, explicou o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. Ele explicou que toda a coordenação acontece no Centro de Comando de Operações (CCO), integrando a atuação das inteligências das forças com novas tecnologias.
PULSEIRINHAS – Também houve uma intensificação na distribuição de pulseirinhas nessa temporada. A Polícia Militar entregou 8.563 unidades e Corpo de Bombeiros Militares, 6.273 pulseiras. Nessas primeiras semanas, apenas os bombeiros localizaram 367 meninos e meninas que se perderam momentaneamente dos pais.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
Published
12 horas agoon
17 de abril de 2025By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município.
Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.
“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.
Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba.
MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.
As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.
“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.
DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.
Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen.
No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos

Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
PARANÁ


Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar
O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor...


MON promove laboratório sobre esculturas para o público maior de 60 anos
Em abril, o programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado ao público maior de 60 anos,...


Ações educativas da Copel valorizam patrimônio arqueológico do Paraná
A preservação do patrimônio arqueológico é essencial para compreender as origens da ocupação humana em diferentes regiões e valorizar a...
POLÍCIA


Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê
Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier,...


Comandante-Geral da PMPR recebe Medalha do Exército em solenidade
Na manhã desta quarta-feira (16), durante a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, realizada no quartel do Comando da...


Suspeito é preso com drogas durante operação de trânsito do BPTran no bairro Bom Retiro
Durante uma operação de bloqueio realizada pela Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN), pertencente ao Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Caçula de Zezé esbanja sorrisos ao pegar jatinho com a mãe: ‘Conhecer Cuiabá!’
Clara, filha de Graciele Lacerda, de 44 anos e de Zezé Di Camargo, de 62, encantou a web nesta quinta-feira...


Neta de Gilberto Gil, reúne famosos ao lançar primeiro álbum da carreira: ‘Flor Gil’
Flor Gil, neta de Gilberto Gil e filha de Bela Gil e JP Demasi, lançou oficialmente seu primeiro álbum da carreira, Cinema Love, nessa quarta-feira (16)....


Bianca Biancardi, irmã de Bruna, exibe clique fofo com Mavie: ‘Titia coruja’
Bianca Biancardi, de 28 anos, encantou os seguidores ao publicar um novo clique fofo com a sobrinha Mavie, de 1...
ESPORTES


Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão
Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0,...


Santos vence Atlético-MG, mas noite é marcada por lesão e lágrimas de Neymar
O Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Atlético-MG por 2 a 0 na Vila Belmiro,...


Flamengo aplica goleada histórica no Juventude e é lider do Brasileirão
Em uma noite de gala no Maracanã, o Flamengo não tomou conhecimento do Juventude e aplicou uma goleada histórica de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Agenda Legislativa discute doenças raras, classificação do tabaco e controle de contas municipais
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Londrina e Região pedem investimentos em infraestrutura e maquinário
-
POLÍCIA6 dias ago
PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste