14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Em ação inédita, Governo do Estado monta Arena Gamer aberta ao público no Litoral

    Publicado em

    Os amantes de jogos eletrônicos e videogames também podem curtir as atrações do Verão Paraná Maior nesta temporada. Em uma ação inédita, o Governo do Estado montou uma Arena Gamer na Praça dos Namorados, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Prefeitura do município.

    São dez computadores gamers e dez consoles de videogame, com jogos como “FIFA”, “EA Sports FC”, “Fortnite”, “Valorant”, “League of Legends” (LOL), “Hot Wheels”, “Mortal Kombat”, entre outros. O espaço fica montado no Litoral até 4 de fevereiro de terça a domingo, das 14h às 22h. Aos finais de semana, o local também terá competições de jogos eletrônicos.

    Cada pessoa pode utilizar uma estação gamer por até uma hora. A entrada é livre, mediante doação de alimentos ou itens de higiene pessoal, seguindo um calendário estabelecido pela organização.

    A atração é indicada tanto para jogadores de videogame experientes, quanto para iniciantes. Para este público, a arena conta com colaboradores que dão orientações básicas sobre os jogos que estão à disposição. Crianças de até 12 anos também podem jogar na arena, mas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

    Leia Também:  Com modelo de autorização, Paraná prevê expansão de novas ferrovias

    INOVAÇÃO – Os veranistas que já foram até a Arena Gamer de Guaratuba aprovaram a novidade. “Nunca tinha visto uma atração como essa no Litoral do Paraná. É uma inovação muito bacana. São videogames que última geração que estão aqui para a gente se divertir”, afirmou o curitibano Christopher Souza, de 36 anos.

    Segundo a coordenadora geral da Arena Gamer, Daniela Nogueira, o objetivo da ação é diversificar as atrações de lazer aos veranistas que estão no Litoral e arrecadar alimentos para o município. “É uma atração aberta a pessoas de todas as idades, para toda a família. Só é preciso acompanhar a programação de doações. Assim as pessoas podem ajudar o próximo e se divertir”, afirmou.

    DOAÇÕES – Os itens arrecadados na Arena Gamer serão distribuídos pela Prefeitura de Guaratuba a famílias em vulnerabilidade social cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

    Calendário de doações da Arena Gamer:

    28/12 a 07/01: 1kg de arroz ou 1kg de feijão

    08/01 a 14/01: 1 pacote de macarrão ou 1 óleo de cozinha

    Leia Também:  Tecnologia do Paraná para reconhecimento facial na chamada chega a Portugal

    15/01 a 21/01: 1 produto de higiene pessoal

    22/01 a 28/01: 1 pacote de farinha de milho, mandioca ou trigo

    29/01 a 04/02: 1 caixa de leite ou lata de leite em pó

    VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo inicia campanha de vacinação nas escolas para proteger 2,4 milhões de alunos

    Published

    on

    By

    O Governo do Paraná lançou, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Guido Arzua, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, e marcou o início de uma força-tarefa que envolve mais de 7 mil escolas públicas e 500 instituições privadas nos 399 municípios.

    A campanha segue até 31 de maio e tem como meta reforçar a imunização de aproximadamente 2,4 milhões de estudantes da rede pública de educação básica, além de alunos da rede privada, em uma ação inédita. A ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.

    A vacinação será realizada dentro das próprias instituições de ensino, mediante autorização dos pais ou responsáveis. As carteiras de vacinação serão avaliadas pelas equipes de saúde para identificar quais imunizantes devem ser aplicados em cada aluno. As Unidades Básicas de Saúde serão responsáveis por organizar, junto às escolas, um cronograma específico, conforme a realidade de cada localidade.

    Leia Também:  Tecnologia do Paraná para reconhecimento facial na chamada chega a Portugal

    Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a campanha representa uma importante ação do Governo do Paraná para ampliar o acesso à vacinação dos estudantes. “Muitos pais têm rotinas de trabalho que dificultam a ida a uma unidade de saúde. Com a autorização, a aplicação nas escolas facilita esse cuidado essencial. Nossos professores atuam na conscientização sobre os benefícios das vacinas, e as equipes pedagógicas reforçam essas informações junto às famílias. O mais importante é garantir que todos os alunos estejam protegidos”, afirmou.

    O termo de consentimento e a apresentação da caderneta de vacinação são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os pais ou responsáveis que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde. 

    “Essa campanha é fruto de uma grande união de esforços entre as secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, alcançando mais de 7 mil escolas públicas e privadas em todo o Paraná. Nosso foco está nas vacinas de rotina, com ênfase especial em imunizantes como Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    Leia Também:  Técnicos da Sanepar visitam Ecobarreira, projeto que retirou 20 toneladas de lixo de rio

    “Tudo será feito com a devida autorização dos pais. No Paraná, a vacina é tratada com base na ciência, dentro de um ambiente de aprendizado. Aqui, ciência é ensinada e também praticada. Estamos engajando a sociedade — escolas, famílias, igrejas e associações — para fortalecer essa mobilização pela saúde das nossas crianças e adolescentes”, complementou.

    A campanha já teve edições anteriores com resultados expressivos. Em 2024, uma mobilização semelhante verificou 495 mil carteirinhas de vacinação e aplicou quase 293 mil doses em escolas estaduais e municipais do Paraná. A expectativa é de que os números aumentem neste ano com o fortalecimento da parceria entre Estado e municípios e a ampliação da adesão das famílias.

    Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a ação fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral com crianças e adolescentes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA