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Defesa agropecuária do Paraná teve ano marcado pelo combate ao vírus da Influenza Aviária

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Desde o primeiro caso de Influenza Aviária (H5N1) de Alta Patogenicidade (IAAP) detectado em Antonina, no Litoral do Estado, o Paraná, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) concentraram suas ações visando o controle e mitigação da doença em todo o Estado. O primeiro caso foi registrado em 24 de junho em uma ave silvestre. Em 2023, até o mês de novembro, o Paraná contabilizou 13 focos de IAAP, sem circulação em granjas comerciais.

A Adapar entrou em alerta logo no primeiro caso e atuou no controle da doença com frentes voltadas para o Litoral. A agência atendeu 100% das notificações de suspeita. Quando verificado um caso provável, é feita a coleta de amostra para diagnóstico laboratorial, isolamento de animais, interdição da unidade epidemiológica (propriedade), verificação do trânsito e investigação de possíveis vínculos. Foram 2.610 ações de fiscalizações no controle da influenza aviária no ano.

“Os trabalhos e atendimentos foram feitos independentemente do dia, inclusive em feriados e finais de semanas. Todos os horários tiveram atuação para controle e prevenção do vírus”, disse Rafael Gonçalves Dias, gerente de Saúde Animal (GSA).

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Atuando de forma ininterrupta, a equipe litorânea da Adapar contou com o apoio de servidores de outras regionais convocados para auxiliar nos trabalhos em focos, cadastramento de propriedades e atendimentos às notificações. Nas demais regiões, os donos de aviários tiveram que reforçar os cuidados com o fechamento de todas as frestas para evitar contato entre animais silvestres e comerciais e redobrar os alertas sanitários, inclusive contra entrada de pessoas estranhas à produção.

“A vigilância continua para seguir neste controle”, afirma o diretor-presidente da Adapar, Otamir César Martins. “O trabalho foi necessário para obter o menor impacto possível na produção do setor avícola. Foi um ano de união com o setor privado para trilhar caminhos seguros conjuntos”.

DOENÇA – A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente. A influenza aviária de alta patogenicidade é caracterizada principalmente pela alta mortalidade de aves, que pode ser acompanhada por sinais clínicos nervosos, digestórios e/ou respiratórios, tais como andar cambaleante, torcicolo, dificuldade respiratória e diarreia.

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No Brasil, desde o começo do ano foram registrados 151 focos, sendo 148 em animais silvestres e três em animais de subsistência. Foram impactados, além do Paraná, os seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul.

Fonte: Governo PR

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TV Paraná Turismo transmite a divisão de acesso do Paranaense a partir do sábado

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A divisão de acesso do futebol paranaense começa a ser disputada no próximo fim de semana, com transmissão da TV Paraná Turismo. Esse será o terceiro ano consecutivo que a Segundona fará parte da programação da emissora. O acordo que oficializou a renovação da cobertura foi assinado nesta quarta-feira (9) com a presença do governador em exercício Darci Piana; do presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, além de outras autoridades e representantes dos clubes.

A cobertura de jogos da TV Paraná Turismo acontecerá sempre nas tardes de sábado, com o pré-jogo, às 15h15. Entre a fase classificatória e o mata-mata, serão transmitidas ao vivo 15 partidas.

Na rodada de abertura, neste sábado (12), o público poderá acompanhar na telinha o confronto entre Galo Maringá e Iguaçu, marcado para o Estádio Albino Turbay, em Cianorte. A bola rola a partir das 15h30, mas a cobertura começa 15 minutos antes, com o pré-jogo fazendo um aquecimento informativo, trazendo análise dos times e da competição.

Para Piana, a iniciativa é uma forma de fortalecer o futebol do Estado, divulgando-o para todo o País, e ao mesmo tempo fomentar o turismo no território paranaense. “A transmissão leva as imagens do nosso estado, dos nossos times e dos jogadores para o Brasil inteiro. Isso é importante para o Paraná, para o governo, para a Federação Paranaense de Futebol, clubes e atletas”, afirmou.

Segundo ele, valorizar o campeonato e a paixão do torcedor é um fator importante para a economia do Estado. “Estamos trabalhando em cima da divulgação do Paraná, principalmente na questão turística. O futebol não deixa de ser turismo. O time vai, por exemplo, jogar em Paranaguá. A torcida vai junto, promovendo restaurantes, hotéis, postos de gasolina. Todo mundo ganha”, acrescentou. “E é importante que a gente ajude esses times, por meio da FPF, patrocinando essas transmissões, levando o futebol para os torcedores que por alguma razão não podem viajar”.

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O presidente da FPF, Hélio Cury Filho, reforçou a relevância dessa parceria com o poder público. “Ela mostra o trabalho que é feito não só pela FPF, mas principalmente pelos nossos clubes. Valoriza o trabalho deles, dos atletas”, disse. “E tem ainda a questão da visibilidade, que ajuda a atrair mais torcedores, novos patrocinadores e a valorizar o produto. Para a FPF e para os clubes, é de grande valia a transmissão, não só da Segunda Divisão, mas de todas as competições que a TV Paraná Turismo tem sido nossa parceira”, falou.

O diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Governo do Paraná, Eduardo Pugnali, destacou que todo o Estado terá a oportunidade de acompanhar a luta pelo acesso à elite do futebol paranaense. E lembrou que não são apenas os jogos que vão manter os times nos holofotes, mas que há espaço também durante a programação da TV Paraná Turismo.

“As pessoas vão poder sentar e assistir aos jogos de seus times do coração na televisão. Isso sem falar nas segundas-feiras da nossa programação, que tem o debate, a mesa-redonda, para falar da rodada. Vai ser mais um grande gol nas nossas transmissões”, contou.

Na opinião do ex-jogador Henrique Buss, hoje presidente do Nacional, de Campo Mourão, a iniciativa amplia o alcance dos times paranaenses. “É importante, mais um modo para que os jogadores apareçam, para que se movimente o mercado do futebol tanto da Primeira quanto da Segunda Divisão. A gente fica feliz com essa parceria, que expande nosso futebol, não só no cenário do Paraná, como fora também”, disse.

CAMPEONATO – A Segundona, que terá patrocínio da Sanepar, será disputada entre os dias 12 de abril e 19 de julho, por dez times de todas as regiões do Estado: Batel; Foz do Iguaçu; Galo Maringá; Iguaçu; Laranja Mecânica; Nacional; Paranavaí; Patriotas; PSTC; e Toledo.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único. Após nove rodadas, se classificam os oito primeiros colocados para as quartas de final, com os duelos sendo desenhados por cruzamento olímpico – 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6; 4º x 5º. As duas equipes com as piores campanhas na primeira fase serão rebaixadas.

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O mata-mata será composto por confrontos de ida e volta, com as agremiações com melhor campanha geral acumulada – ou seja, contando as quartas de final e semifinal – tendo a vantagem de definir em casa. Ambos os finalistas serão promovidos à Divisão de Elite do futebol paranaense para a temporada 2026.

TRANSMISSÃO NA TV – Além da transmissão na TV aberta pelo canal 9.1, o público também poderá acompanhar a partida pelo sinal da TV Paraná Turismo pelo canal 509 na Claro/NET. O sinal chega também às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66, além de outras operadoras de TV a cabo. Recentemente a TV adquiriu novos transmissores para ampliar o alcance da programação para todas as regiões do Estado.

Os cinco jogos da primeira rodada são: 

12/04 – Sábado

15h30 – Galo Maringá x Iguaçu

18h30 – Patriotas x Nacional

13/04 – Domingo

15h30 – Paranavaí x Toledo

18h30 – PSTC x Foz do Iguaçu

14/04 – Segunda-feira

20h – Laranja Mecânica x Batel

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade Willian dos Santos Silva, diretor de Publicidade da Secretaria de Estado da Comunicação; Rafael Segura, diretor-presidente da E-Paraná; Maurício Alvacir Guimarães, vice-presidente da FPF; Lara Mota, gerente de comunicação da FPF; Orlando Colaço, gerente de Competições da FPF; Robson Seerig, secretário-geral da FPF; Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF; o deputado estadual Artagão Junior; e representantes dos clubes de futebol.

Fonte: Governo PR

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