NOVA AURORA

PARANÁ

Estado bate recorde de certificados emitidos pela Escola de Gestão em 2023

Publicado em

A Escola de Gestão do Paraná, vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência, registrou recorde na emissão de certificados em 2023, com um aumento expressivo de 111% em comparação com o ano passado: foram 73.499 certificações em 2023, frente a 34.700 no ano anterior. O resultado é o maior desde que a Escola foi criada, em 2004.

Entre 2019 e 2023, a Escola emitiu 160.821 certificados. Embora os cursos sejam disponibilizados em sua maioria para o público em geral, são os servidores públicos estaduais que aparecem entre os recordistas de certificações.

Para o secretário da Administração, Elisandro Frigo, a constante capacitação dos servidores estaduais é fundamental para a eficiência e excelência no serviço público. “Servidores continuamente capacitados representam um diferencial para o Estado, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população”, reflete.

Como exemplo, o ele cita os cursos ofertados sobre a Nova Lei de Licitações. “O Estado foi o primeiro do Brasil a estar pronto para atender a nova regulamentação e já bate recordes de capacitação sobre a temática em encontros que abordaram diferentes aspectos da lei. Foram mais de 12,5 mil pessoas capacitadas sobre o tema apenas neste ano”, conta.

Leia Também:  Paraná já tem mais de 13 mil empresas beneficiadas com Selo do Baixo Risco

No ranking de 2023, entre os cinco primeiros colocados no número de certificações, quatro são servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

“A qualificação dos servidores é um elemento fundamental para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido pela Agência. Essa conquista é um passo importante para o fortalecimento institucional, já que demonstra que essa cultura de busca contínua por aperfeiçoamento foi internalizada na consciência dos servidores”, celebra o diretor-presidente da instituição, Reinhold Stephanes.

Segundo a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus, o crescimento recorde foi impulsionado pela retomada dos eventos presenciais e a colaboração estratégica entre a SEAP, via Escola de Gestão, com os demais órgãos do governo.

“Essa parceria permitiu a oferta de cursos atualizados, abordando temas cruciais que impactam diretamente a rotina do serviço público”, comenta. De acordo com a diretora, foram 389 eventos promovidos pela Escola de Gestão em parceria com diferentes instituições em 2023.

Leia Também:  Com 24 mandados, operação da PCPR mira organização especializada em roubos

PERFIL DOS ALUNOS – Entre os mais de 73 mil certificados emitidos, quase 60% foram para mulheres. Além dos servidores estaduais, participaram servidores municipais, abrangendo os 399 municípios do Paraná, e membros da comunidade em geral.

ESCOLA – A Escola, com mais de 100 cursos em sua grade permanente, também disponibiliza transmissões e webinars gratuitos por meio de seu canal no YouTube, democratizando o acesso ao conhecimento e à capacitação. Acesse AQUI a grade de cursos permanentes e gratuitos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  PCPR prende 14 pessoas em operação de combate ao abuso de crianças e adolescentes

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA