NOVA AURORA

PARANÁ

Operação preventiva integra forças de segurança no Litoral do Estado

Publicado em

Forças policiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP) iniciam no final da tarde desta quinta-feira (21) a Operação Integrada Verão Maior Paraná Seguro II. As abordagens ocorrerão de forma simultânea nos postos do Batalhão de Polícia Rodoviária de Coroados, Alexandra, Pontal do Paraná e Estrada da Graciosa.

O objetivo é atuar de forma preventiva com abordagens policiais, fiscalizações de veículos e pessoas, já nos dias que antecedem o grande movimento no Litoral. Mais de 70 policiais civis, militares e penais, além de equipes táticas, cães e helicópteros, vão atuar de forma integrada no reforço da segurança dos moradores e veranistas. O intuito é combater o tráfico de drogas e outros ilícitos correlatos, além da abordagem de ônibus de viagem para fiscalização.

“A Operação Integrada Verão Maior Paraná Seguro reflete o compromisso em proporcionar um ambiente seguro e agradável para as famílias que vêm até o Litoral do Estado. Estamos adotando muitas estratégias neste ano, assim como a implementação de operações preventivas, buscando construir um verão seguro”, explicou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Leia Também:  Com apoio do Estado, 144 famílias conquistam imóvel próprio em Araucária

A Polícia Militar disponibilizou 500 militares para atuarem nos municípios litorâneos e na Costa Noroeste durante toda a temporada. A Polícia Civil também reforçou o quadro com 230 servidores, equipados com novos armamentos. Os profissionais contarão com o reforço aéreo dos helicópteros do Grupamento de Operações Aéreas (GOA). 

A Polícia Penal terá 100 agentes específicos para este verão. Neste ano, também utilizará uma van, a primeira unidade móvel de monitoração eletrônica do país, que prestará atendimentos fiscalizatórios e assistenciais a pessoas privadas de liberdade em regime de monitoração eletrônica. O foco serão monitorados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Leia Também:  Polícia Civil intercepta 275 quilos de drogas que seguiam do Paraná para a Paraíba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Operação Integrare: Polícias do Paraná desarticulam quadrilha de roubos a bancos

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR) deflagraram, nesta quinta-feira (17), a segunda fase da Operação Integrare, dando continuidade à desarticulação de uma organização criminosa especializada em roubos a bancos e a carros-forte. A ação ocorreu simultaneamente em Foz do Iguaçu e Matinhos, no Litoral do Estado.

Foram cumpridos um mandado de prisão e três mandados de busca e apreensão. Um homem foi preso em Foz do Iguaçu e foram apreendidos celulares e R$ 32,3 mil em espécie. O alvo é suspeito de integrar o grupo envolvido na tentativa de roubo de grandes proporções frustrada em janeiro deste ano, em Ponta Grossa. Ele também é investigado por participação no roubo à agência da Caixa Econômica Federal em Itaperuçu, em setembro de 2024.

Para o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a atuação conjunta entre as instituições tem sido decisiva no enfrentamento ao crime organizado “Estamos diante de mais um exemplo da eficiência da integração entre as forças policiais. Essa união estratégica permite respostas rápidas, investigações sólidas e ações cirúrgicas contra o crime organizado”, afirmou.

Leia Também:  Cadeiras anfíbias facilitam deslocamentos de pessoas com deficiência na Ilha do Mel

As investigações foram conduzidas de forma integrada pelos setores de inteligência das duas instituições. Participaram da nova fase da operação os grupos TIGRE e Fera, especializado em combate ao tráfico de drogas e pertencente à Divisão Estadual de Narcóticas (Denarc), da PCPR. Pela Polícia Militar o Comando de Operações Especiais (COE) com o Batalhão Operações Policiais Especiais (Bope), o Batalhão de Polícias de Rondas Ostensivas, Companhia de Operação dom Cães e Diretoria de Inteligência. 

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, destacou o trabalho contínuo da Polícia Civil para avançar nas investigações e identificar todos os envolvidos. “A cooperação entre as instituições foi essencial para chegar a esse resultado. Seguiremos firmes no compromisso de desarticular quadrilhas perigosas e impedir que crimes de grande impacto sejam executados”, disse.

A primeira fase da operação foi deflagrada em 17 de janeiro deste ano, quando o grupo foi localizado em uma chácara na região de Ponta Grossa. Na ocasião, houve confronto armado que resultou na morte de seis suspeitos. As equipes apreenderam sete fuzis, uma metralhadora .50 — armamento de uso militar —, munições, coletes balísticos, explosivos e um veículo blindado clonado.

Leia Também:  Vigilância em Saúde do Paraná é destaque em encontro de gestores do Sul e Sudeste

O comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância da ação integrada e da resposta preventiva das forças de segurança. “Essa operação demonstra a capacidade das polícias do Paraná em agir de forma coordenada e eficiente. O trabalho preventivo e a resposta imediata são fundamentais para proteger a população e garantir a ordem pública”, declarou.

O nome da operação reforça a integração entre as forças de segurança pública do Estado. As duas fases da Integrare demonstram o comprometimento do Paraná com uma atuação articulada, técnica e eficaz no combate ao crime organizado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA