NOVA AURORA

PARANÁ

Festival da Família: escolinhas e disputas vão movimentar sede da Secretaria do Esporte

Publicado em

A Secretaria de Estado do Esporte (SEES) realiza neste sábado (09) a última edição de 2023 do Festival da Família. O evento acontece na sede da pasta, localizada no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, entre 12h30 e 17h. Serão várias atrações nas quadras e ginásios que fazem parte do complexo.

Eduardo Gallina, coordenador do evento e responsável pelas atividades esportivas desenvolvidas no espaço da SEES, explica que ideia é finalizar as ações do Festival da Família e marcar o fim do ano da Secretaria do Esporte junto com os servidores da pasta e os parceiros que desenvolvem atividades na estrutura da sede. “Teremos algumas atrações como revoada de balões, escolinhas de tênis, de voleibol, de rugby, futebol e de pickleball”, diz Gallina.

Confira as atrações:

BEACH TENNIS – Entre os eventos programados está o 1º Torneio de Beach Tennis para os servidores públicos estaduais e municipais do Paraná. A competição tem vagas limitadas a 16 duplas por categoria (mista, feminina e masculina), definidas por ordem de inscrição. As inscrições podem ser feitas via Google Forms (Aqui) e o equipamento padrão será de responsabilidade de cada atleta, desde que atenda aos padrões estabelecidos.

REVOADA DE BALÃO – O famoso balão que sempre anima os Jogos de Aventura e Natureza estará no evento, embora os voos dependam do clima. Será realizado um sorteio entre os participantes, que estarão portando uma pulseira com número único, para selecionar quem poderá participar do voo.

RUGBY DAY – O Curitiba Rugby Clube promoverá o Rugby Day, com demonstrações de jogos e muitas atividades de vivência e conhecimento sobre a modalidade.

Leia Também:  Agenda cultural tem Rick e Renner, novo espetáculo do Balé Guaíra e muitas exposições

QUADRAS DE VOLEIBOL – A CIA do Vôlei participa do Festival da Família com a realização do vôlei câmbio, uma adaptação do vôlei para o público master (terceira idade), além de jogos 4×4 e atividades estafetas (brincadeiras com base em corridas) para toda a família.

PICKLEBALL – A nova modalidade, que conta com raquetes, uma bola e uma quadra parecida com a de tênis, será apresentada com o objetivo de conquistar novos adeptos através de oficinas de fundamentos e regras básicas, além de desafios, como acertar alvo com um saque ou bater na bola sem deixá-la cair pelo maior tempo possível.

TÊNIS DE CAMPO – A Federação Paranaense de Tênis vai promover oficinas para os interessados em conhecer mais sobre a modalidade, incluindo footenis, fundamentos de raquete, quebra monte e saques em área reduzida. A atividade será entre 13h e 17h.

GINÁSTICA RÍTMICA – Atividades promovidas pelo Clube AGIR – com oficinas, circuito e apresentação da equipe de competição. Serão realizadas uma seletiva para o alto rendimento (meninas de 5 a 11 anos), uma apresentação das ginastas da equipe de alto rendimento e uma oficina de ginástica rítmica com alunas e pais da escolinha.

GINÁSTICA ARTÍSTICA – Promovidas pela Federação Paranaense de Ginástica, nos aparelhos de ginástica artística, para os familiares e atletas de outras modalidades, em dois circuitos.

CAMPO DE FUTEBOL – O Instituto Compartilhar, junto da Associação de Voleibol do Paraná (AVP), promove o mini voleibol. O evento será no formato de festival, onde os alunos do projeto, pais e comunidade poderão jogar juntos nas oito quadras distribuídas no gramado (quatro da categoria 4×4 e quatro da categoria 3×3). 

Leia Também:  Com altas temperaturas, consumo de energia cresce 3,4% no Paraná no terceiro trimestre

Os participantes estarão distribuídos em filas para entrar nas quadras, podendo jogar quantas vezes quiserem, respeitando a ordem de chegada e o final das partidas. A quantidade de pontos por jogo será determinada pelos professores e coordenação do projeto, dependendo do número de participantes no momento. Os professores também vão auxiliar na organização das filas e entrada para as quadras. Entre 13h e 17h.

OUTRAS ATIVIDADES – A Escolinha do Nilo vai promover uma triangular de futebol, categorias 13 a 15 anos e 8 a 12 anos, a partir das 13h30; a Federação Paranaense de Golf 7 realizará atividades de vivência com a modalidade, paradesporto, a partir de 13h30; o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) levará ao evento um simulador de capotamento – equipamento que transmite a reação em situação de capotamento pelos ocupantes do veículo.

EXPOSIÇÃO CENTRO DE MEMÓRIA – O Centro de Memória do Esporte Paranaense (CMEP) também vai marcar presença no Festival da Família de Curitiba com uma retrospectiva de diversas ações e projetos promovidos pela Secretaria do Esporte ao longo de 2023.

Estarão na exposição o 1º Festival Pedala Paraná, legado da colonização japonesa no esporte, 17ª Edição dos Jogos da Integração do Idoso (JIIDOs), Sonia Maria de Oliveira, Cláudio Myagima, Exposição Ei, Sicupira, Exposição Ei, Craque, Exposição Gaspar Matos e Exposição Dayane Camillo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Ofertado pelo IDR-Paraná, programa Inova Queijo inicia curso para produtores do Sudoeste

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Conferência apresenta a prefeitos resumo técnico do PDUI da Região Metropolitana de Londrina

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA