NOVA AURORA

PARANÁ

Governador e embaixador da França discutem novas parcerias em cultura e educação

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (5) no Palácio Iguaçu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, para estreitar as relações entre o Estado e o país europeu e discutir novas parcerias nas áreas de cultura e educação.

Entre as possibilidades de cooperação, foram debatidos o intercâmbio entre universidades do Paraná e da França, além da participação do Estado nas programações culturais do “Ano da França no Brasil”, que será comemorado em 2025.

“A França é uma referência para nós em diversas áreas. Por isso, é muito importante que estas relações sejam cada vez mais sólidas, explorando as potencialidades e aproveitando as oportunidades que estes laços podem proporcionar”, afirmou o governador.

O governador lembrou que 40 estudantes da rede estadual de ensino embarcaram para a França em novembro pelo programa Ganhando o Mundo para uma imersão de seis semanas no país, em uma das mais importantes parcerias entre o Paraná e a França. “É uma colaboração que já está em curso, com muito sucesso, e proporcionando uma experiência única para estes estudantes, que também vão replicar os conhecimentos adquiridos para os seus colegas”, disse.

Leia Também:  Alunos da rede estadual de Iretama participam de oficina de sustentabilidade da Sanepar

Ratinho Junior também apresentou ao diplomata o sistema de ensino superior do Paraná, que reúne o maior número de universidades estaduais do País, destacando a possibilidade de ampliar as cooperações entre as instituições de ensino paranaenses e francesas. Atualmente, existem 18 parcerias em curso entre universidades do Paraná e da França.

O embaixador destacou a importância dos intercâmbios e reforçou as contribuições que estudantes brasileiros dão ao sistema de ensino francês. “Os brasileiros levam um espírito positivo e diversidade às instituições de ensino da França, por isso trabalhamos para ser acolhedores em relação a estes estudantes”, afirmou.

CULTURA – Outro assunto discutido na reunião foi a comemoração do “Ano da França no Brasil”. A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande, colocou o Paraná à disposição para fazer parte da programação cultural do evento. “O Brasil tem um forte laço cultural com a França e vamos trabalhar para que o Estado tenha uma forte presença nestas festividades, que podem somar para o cenário cultural local”, afirmou.

Leia Também:  Com fim de derrocagem e calado de 13,1 metros, Porto de Paranaguá amplia produtividade

A ideia da parceria bilateral é levar representantes da cultura brasileira ao país europeu e trazer destaques do cenário artístico francês para apresentações no Brasil.

Também foram discutas as possibilidades de artistas paranaenses irem à França para conhecer a Cidade da Música de Paris e de artistas franceses fazerem residência no Paraná.

O governador lembrou ainda das parcerias firmadas na área, como o convênio do Paraná com o Centro Nacional de Arte de Cultura George Pompidou, de Paris, para a construção de um museu internacional em Foz do Iguaçu.

PRESENÇAS – Também participaram da reunião o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig; a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, embaixadora Ligia Scherer; o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Tessier D’Orfeuil, e demais integrantes da comitiva da Embaixada da França.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Governo lança cartilha para orientar cidadãos sobre acesso à informação

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Após investimento de R$ 18,3 milhões, novo pronto-socorro do Honpar passa a ter 140 leitos

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA