NOVA AURORA

PARANÁ

Pesquisadores e alunos da Unicentro publicam livro infantil sobre nanociência

Publicado em

Professores e estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) produziram um livro digital sobre nanociência, área que estuda moléculas, átomos e estruturas medidas em escala nanométrica, ou seja, invisível ao olho humano. Voltado para crianças de sete a 12 anos, “Fantástico Mundo Nanométrico” alia linguagem simples e ilustrações atrativas para aproximar alunos do ensino fundamental dos conceitos da nanociência. O e-book é gratuito e está disponível para download ou leitura online.

Com uma abordagem pedagógica e lúdica, o livro transforma conceitos complexos em histórias que estimulam a imaginação, o pensamento crítico e a curiosidade sobre esse universo da nanociência, nanotecnologia e nanopartículas. A obra foi publicada pela editora paranaense Atena, especializada na difusão de pesquisas e publicações científicas brasileiras.

O livro é resultado de um trabalho voluntário, desenvolvido por dois anos, a partir de uma colaboração entre acadêmicos do Grupo de Física Aplicada em Materiais e do Curso de Licenciatura em Física, ambos vinculados ao Departamento de Física, e do Programa de Pós-Graduação em Nanociência e Biociências da Unicentro.

Leia Também:  Fase macrorregional dos Jogos da Juventude começa nesta sexta-feira em quatro cidades

A história narra a interação entre a personagem fictícia Sofia, uma criança curiosa de 12 anos, e o físico Richard Feynman, cientista que recebeu o Nobel de Física em 1965 pelas contribuições para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica. Pioneiro na área de computação quântica, ele começou o conceito de nanotecnologia em 1959.

Ao abordar aplicações de nanotecnologias, o livro se comunica com os leitores despertando dúvidas e propondo soluções de forma lúdica e didática para situações do cotidiano. O conteúdo também aborda temas como a mudança de cor do camaleão e a impermeabilidade da flor de lótus, uma espécie de planta aquática que produz flores coloridas.

Para o professor do Departamento de Física da Unicentro, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, coautor do e-book, a divulgação científica para o público infantil promove envolvimento efetivo das crianças com a ciência. “Sabendo que a curiosidade é algo inerente às crianças e que o interesse na ciência é despertado ainda na infância, pensamos em divulgar a ciência de forma eficiente para que as crianças sejam os futuros mestres e doutores que contribuirão para a produção científica no nosso país”, afirma.

Segundo o estudante de doutorado Luciano Cardoso Dias, do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o livro contribui de várias formas ao incentivar a curiosidade das crianças. “Além de contribuir para formação de cientistas, a gente auxilia na criatividade e curiosidade das crianças, por utilizar uma personagem que elas podem se identificar, e isso faz parte da função de um cientista”, diz o pesquisador, que atuou como organizador da obra.

Leia Também:  Governo apresenta proposta de lei orçamentária com receita de R$ 65,9 bilhões para 2024

APLICAÇÃO – A nanociência busca entender os efeitos e as influências nas propriedades dos materiais e a nanotecnologia explora esses efeitos para desenvolver estruturas, equipamentos e sistemas com novas propriedades e funcionalidades. Na prática, as nanotecnologias são produtos de experimentos que resultam em inovações tecnológicas, utilizadas, por exemplo, em chips de dispositivos eletrônicos e placas de captação de energia solar. Para além dos conceitos científicos, esses conhecimentos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Primeiros 20 dias de verão têm queda de furtos e roubos e tranquilidade no Litoral

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Governo apresenta proposta de lei orçamentária com receita de R$ 65,9 bilhões para 2024

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA