NOVA AURORA

PARANÁ

Celepar celebra 59 anos apostando na transformação digital do Estado

Publicado em

A Celepar completou 59 anos em novembro e o aniversário foi celebrado durante um evento na tarde desta quinta-feira (30), em Curitiba. As realizações da companhia ao longo das últimas décadas foram lembradas durante a comemoração. Um importante marco foi a criação do PIÁ (Paraná Inteligência Artificial) em 2019. A plataforma digital oferta mais de 700 serviços públicos à população de forma online. Mais de 600 mil usuários cadastrados podem, por exemplo, gerar códigos para pagamento de contas de água e luz ou agendar horário para procurar vagas de emprego.

Outra destaque foi o lançamento do aplicativo Nota Paraná. O programa incentiva a emissão de notas fiscais por estabelecimentos comerciais e recompensa os consumidores que solicitam notas nas compras. Por meio do sistema da Celepar, foram emitidas 310 mil notas fiscais eletrônicas e 1,7 bilhão de notas fiscais do consumidor eletrônicas apenas neste ano.

Muitos outros serviços ao cidadão foram realizados no Paraná por meio de sistemas ou operacionalização da companhia. Neste ano, foram cerca de 900 mil matrículas na rede estadual realizadas de forma online, 1 milhão de chamadas feitas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e acompanhadas por meio de software da Celepar, além de 95 mil registros de ocorrências no aplicativo 190, da Polícia Militar do Paraná, também desenvolvido pela empresa.

Leia Também:  Como se comportar nos parques: 10 dicas para preservar as Unidades de Conservação

As conquistas recentes também passam pela internacionalização da marca, inclusão social de idosos e novos programas para melhorar o fluxo do turismo e dos negócios internacionais do Estado.

“Eu vejo um futuro muito promissor para a Celepar. Podemos transformar a vida do cidadão por meio de soluções, entender as dores e desafios da sociedade e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, disse Gustavo Garbosa, diretor-presidente da companhia.

Guto Silva, secretário do Planejamento, afirmou que a empresa tem o desafio de atender às demandas de um governo que valoriza a inovação tecnológica. “Num momento em que as coisas mudam tão rapidamente, isso é muito importante”, observou.

O evento contou ainda com uma palestra de Leandro Karnal e homenagens aos funcionários que fazem aniversário de tempo de casa. Também foi celebrada a história de instituições parceiras da Celepar: a Funcel (Fundação Celepar) e Previcel (Previdência Privada da Celepar).

Leia Também:  Alunos do Colégio Estadual do Paraná participam de projeto da Nasa sobre a Lua

PRESENÇAS – Participaram do evento as secretárias Luciana Casagrande (Cultura), Louise Garnica (Desenvolvimento Sustentável, em exercício), Márcia do Valle (Fazenda, em exercício) e Leandre Dal Ponte (Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa); o secretário da Educação, Roni Miranda; Luciana Carla da Silva Azevedo, controladora-geral do Estado; Wilson Bley, diretor administrativo do BRDE; Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná; Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes; Samia Saad Bonavides, subprocuradora-geral do Ministério Público do Paraná; Adriano Furtado, diretor-presidente do Detran/PR; Rose Traiano, presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa do Paraná; e Cris Ricordi, superintendente da Ação Solidária do Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Gabarito preliminar do concurso do Quadro do Poder Executivo já está disponível para consulta

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Navio com 2 mil turistas chega a Paranaguá e pode colocar Paraná na rota de cruzeiros

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA