NOVA AURORA

PARANÁ

PCPR na Comunidade presta atendimento a mais de mil pessoas em Reserva

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de mil pessoas durante o evento PCPR na Comunidade realizado de quinta-feira a sábado (26a 28), em Reserva, na região dos Campos Gerais. A ação aconteceu em parceria com a feira de serviços gratuitos Paraná em Ação, também do Governo do Estado, e o projeto Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná. 

Os policiais civis repassaram orientações, disponibilizaram o registro de boletins de ocorrência e emissão de atestados de antecedentes criminais. Além disso, foram fornecidas atividades lúdicas para crianças e confeccionadas 508 carteiras de identidade. As atividades visam ajudar a população com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. 

De acordo com João Mario Goes, coordenador do programa, o PCPR na Comunidade  é uma forma de integrar os policiais civis com a população paranaense. “Com as ações, conseguimos sair das delegacias e fortalecer as redes de proteção com a sociedade. Nessa edição em Reserva, levamos informações sobre diversos tipos de crimes, além da disponibilizar confecção de carteira de identidade, que é um serviço importante para a população”, afirma Goes. 

Leia Também:  Copel mantém mais de 100 equipes em campo para recompor energia no Oeste

Para a moradora do município, Rosangela Aparecida, a disponibilização do serviço durante o evento facilita para a população. “Fazia tempo que eu precisava tirar o documento. Estava com o nome de casada, agora eu me divorciei e precisava modificar o sobrenome”, explica. 

PCPR NA COMUNIDADE – O PCPR na Comunidade ocorre regularmente em todo o Paraná. O objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Qualifica Paraná: programa do Estado forma 63 alunos em Tijucas do Sul e Agudos do Sul

Published

on

By

O programa Qualifica Paraná, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, com a parceria do Senai Paraná, formou 63 alunos em cursos profissionalizantes nos municípios de Tijucas do Sul e Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Tijucas do Sul, 31 alunos concluíram o curso de Soldagem. Já em Agudos do Sul, 32 formandos fizeram o curso de Mecânica Industrial. A entrega dos certificados aconteceu na segunda-feira (14) em solenidades realizadas nos municípios com a presença do secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

Desde que começou as atividades, em janeiro de 2024, o Qualifica Paraná já contabilizou mais de 11 mil matrículas, com 622 turmas espalhadas por 311 municípios, somando um investimento de R$ 31 milhões. Os números consolidam o programa como ferramenta de transformação social no Estado.

Por meio de 46 escolas móveis, sendo 45 carretas e um ônibus articulado, o programa leva capacitação profissional de qualidade para diferentes regiões do Paraná. Os cursos oferecidos incluem áreas como usinagem, panificação, elétrica, mecânica, informática, entre outras, promovendo qualificação profissional de forma acessível e de qualidade.

Leia Também:  Copel mantém mais de 100 equipes em campo para recompor energia no Oeste

A solenidade foi marcada por depoimentos emocionantes de alunos que definiram a formação como oportunidade concreta de crescimento pessoal e profissional.

Thainá Ribas, aluna do curso de Mecânica Industrial em Agudos do Sul, que está grávida, compartilhou sua experiência. “Eu realizei o curso de Mecânica Industrial e para mim foi muito importante. Valeu muito para eu aprender muita coisa porque é uma área totalmente diferente da que eu estudei e da que eu trabalho. Com certeza se somará para o meu currículo e vai gerar muita oportunidade também.”

Thiago Felipe Moreira, formado em Soldagem, em Tijucas do Sul, destacou a relevância do aprendizado mesmo para quem atua fora da área técnica. “Foi um curso que agregou bastante. É uma área que eu tinha interesse e o curso me ajudou na parte de conhecimento técnico, normas, a parte de eletrodos, parte de maquinário, como funciona. É um projeto bem interessante não só para a área de atuação, mas para conhecimento no geral.”

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer promove videoconferência com o curador Marcello Dantas

O secretário Do Carmo e reforçou o impacto do programa para os participantes e para o Estado. “O Paraná, através da parceria com o Senai, tem feito qualificação com mais de 42 carretas circulando pelos municípios e mais de R$ 30 milhões em investimentos”, disse. Ele lembrou que o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, posiciona o Paraná como o terceiro estado que mais gera empregos e o primeiro no Sul do País.

“Receber um diploma é um passo a mais. Não se deve parar, porque o estudo e a qualificação sempre são importantes. Com ações como essas, o Governo do Paraná segue firme no compromisso de preparar os trabalhadores para os desafios do mercado e ampliar as oportunidades de emprego e renda para a população”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA