PARANÁ
Estado já emitiu 40,4 mil certificados em capacitações para seus servidores em 2023
Publicado em
28 de outubro de 2023por
Itajuba TadeuNeste sábado, 28 de outubro, Dia do Servidor Público, o Governo do Estado destaca a valorização de seus funcionários por meio da oferta de capacitações e o grande interesse na busca de aprimoramento. Desde janeiro até agora, foram emitidos 61.272 certificados, dos quais 40.454 para servidores do Poder Executivo estadual – 66% total. Os demais são servidores de outros poderes e das prefeituras, além da comunidade.
Os dados são da Secretaria da Administração e da Previdência, responsável pelos cursos ofertados na Escola de Gestão do Paraná. As iniciativas de capacitação destinadas aos servidores abrangem diferentes áreas, sempre com temas relacionados à atuação na administração, visando o aperfeiçoamento profissional e dos serviços prestados aos cidadãos.
Os números do Paraná são os maiores entre os governos estaduais da Região Sul. O Rio Grande do Sul emitiu, no 7.527 certificações entre janeiro e a primeira quinzena de outubro e Santa Catarina, 12 mil certificações no período, segundo informações das Escolas de Governo dos respectivos estados.
No Paraná, o desempenho alcançado nos dez meses em 2023 representa também um crescimento de 77% com relação ao volume total de certificados emitidos durante todo o ano de 2022, quando houve 37.700 certificações entre janeiro e dezembro. Outro destaque é a participação de servidoras nas formações ofertadas: 23.535 – 58% dos certificados emitidos foram para mulheres que atuam no serviço público.
“Estamos orgulhosos dos resultados alcançados em termos de capacitação de nossos servidores públicos estaduais. O número expressivo de certificados emitidos é um reflexo do compromisso do governo em investir no aprimoramento da equipe de profissionais, valorizando seus colaboradores. A diversidade e a inclusão, com destaque para o alto número de servidoras mulheres, são valores fundamentais em nosso programa de capacitação”, celebra o secretário da Administração, Elisandro Frigo.
SERVIDORA RECORDISTA – A participação feminina também reflete no ranking de servidores recordistas no número de certificações. As três primeiras posições são ocupadas por mulheres, como a auxiliar de regulação, Silmara Araújo, que atua na Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).
Silmara, que é servidora concursada e está no período de estágio probatório, já atingiu a marca de 33 certificações. “Comecei a fazer os cursos com o objetivo de buscar aperfeiçoamento e capacitação e isso tem ajudado a aprimorar meu trabalho, agregando noções específicas da área e também da administração pública. Nunca foi meu objetivo entrar no ranking dos recordistas, mas fico feliz porque isso demonstra que minha trilha de desenvolvimento está trazendo resultados”, comenta.
VANGUARDA – Depois de se tornar o primeiro estado a estar pronto para atender à Nova Lei de Licitações (14.133/2021), o Paraná também saiu na frente no número de capacitações sobre o tema. De acordo com os dados da Escola de Gestão do Paraná, em 2023 foram ofertados 19 cursos sobre a Nova Lei de Licitações e emitidos 12.452 certificados para os servidores públicos estaduais.
“Na prática, isso significa mais segurança nos processos de contratações públicas do Estado e a lisura das licitações, com servidores preparados para respeitar o novo regramento. É uma forma de respeito com os recursos públicos”, reforça a diretora-geral da Secretaria da Administração, Luiza Cabel Corteletti.
Grande parte dos cursos oferecidos pela Escola de Gestão do Paraná estão disponíveis na plataforma da Escola. Todos são gratuitos e com emissão de certificado após conclusão dos módulos. Além disso, webinars e palestras são frequentemente realizados e podem ser acessados pelo canal da Escola no YouTube.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Rede estadual de educação do Paraná acolhe professores e alunos autistas
Published
21 minutos agoon
2 de abril de 2025By

Quando ingressou como professor na rede estadual de ensino, aos 21 anos, Evalney Riely Horst sentia que havia uma barreira entre ele e os demais colegas. Interpretar simples entonações de voz ou outros sinais não verbais representava uma dificuldade para ele. Ao participar do planejamento de educação inclusiva da escola, anos depois, ele teve a oportunidade de conhecer mais a fundo o que era autismo. Tendo se identificado com muitas de suas características, resolveu ele mesmo procurar orientação profissional.
Em 9 de abril de 2024, Evalney, aos 37 anos, finalmente recebeu o diagnóstico de portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). “No começo foi estranho, precisei de um tempo até aceitar. Mas depois tudo foi fazendo sentido”, lembra.
Desde a época em que estudava, Evalney tinha dificuldade para se enturmar, exceto quando se envolvia com atividades que o interessavam, como xadrez, informática e jogos eletrônicos, e que o tornavam alvo de bullying. Faltavam ao ambiente escolar formas de acolhimento a alunos como ele. “Não havia suporte, nem ouvíamos falar sobre autismo naquela época. Foi bem complicado para mim”, afirma.
Com o objetivo de promover a inclusão e o combate à discriminação da pessoa autista, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu, em 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. O TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado principalmente pela dificuldade de comunicação e interação social, podendo apresentar ou não déficits intelectuais e hiperfocos.
“Não tem cura, mas tem tratamento”, afirma a pedagoga e especialista em psicopedagogia e educação especial, Siana do Carmo de Oliveira Franco Bueno. “O maior desafio enfrentado pela pessoa com TEA é que muitas vezes ele é tratado de forma equivocada, apenas com medicação. Também é necessário que haja acompanhamento terapêutico e orientação adequada”.
O diagnóstico é feito por meio de avaliações, observações e acolhimento de relatos familiares e clínicos e deve acontecer o mais cedo possível. “Aos primeiros sinais atípicos no desenvolvimento infantil, pode-se iniciar o acompanhamento multidisciplinar objetivando uma avaliação completa do quadro”, explica o psicólogo Paulo Ricardo Ferreira.
Segundo Siana, a importância do diagnóstico precoce ajuda a evitar complicações ao longo da vida para a pessoa com TEA. “É para que o autista não venha a sofrer graves consequências na vida adulta, como depressão ou mesmo outros transtornos mais sérios, que poderiam causar prejuízos pela dificuldade de compreensão, tanto por ele como pelas pessoas de seu entorno”.
ENSINO DE QUALIDADE E INCLUSÃO – Juarez Gabriel Miranda Franco de Lima sempre gostou de ir ao circo. Um dia, em 2020, pendurou uma cortina na garagem de casa, botou um nariz de palhaço, apontou uma câmera para o palco improvisado e se apresentou como o palhaço JG. “Teve malabarismo com chapéu, piadas e muitas músicas infantis”, ele recorda. “Normalmente eu faço sozinho, mas às vezes deixo meus amigos fazerem uma apresentação”.
Aos 6 anos, Juarez era tratado como uma criança hiperativa. Até que Cleusa, sua mãe, orientada pela escola em que ele estudava, procurou ajuda profissional para o diagnóstico para TEA, que acabou se confirmando. A princípio preocupada – na adolescência, ela havia cuidado de uma criança com autismo severo –, Cleusa ficou aliviada com o apoio dado pela escola. “Ele conseguiu uma professora para ajudá-lo a se desenvolver nos estudos”, ela conta. “Tinham muita paciência e muito amor por ele. Ele é um menino muito inteligente e muito carinhoso com todo mundo”.
Além das apresentações como o palhaço JG – devidamente registradas em seu canal no YouTube –, Juarez, que está no terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Wolff Klabin, é atleta, tendo competido em três edições dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), representando o Centro de Referência Paradesportiva de Telêmaco Borba. Em 2023, ele foi campeão paranaense, tendo conquistado ouro nas modalidades de 100, 200 e 400 metros. Correr, diz Juarez, o ajudou a se tornar uma pessoa mais independente. “Consigo cuidar de mim mesmo e já saio sozinho. Eu costumava me isolar, mas agora saio e convivo com outras pessoas”, comemora Juarez.
Essas conquistas de Juarez e de outros 12 mil estudantes com diagnóstico de TEA são possíveis graças aos serviços de acolhimento e assistência oferecidos pela Secretaria Estadual da Educação (Seed-PR). Esses serviços são distribuídos nas escolas levando-se em conta as necessidades dos estudantes.
Os Profissionais de Apoio Escolar (PAE), que ajudam estudantes com deficiência a participar das atividades escolares, e Professores de Apoio Educacional Especializado (PAEE), que atendem alunos com necessidades educacionais especiais, são contratados conforme estudo de caso.
Já as Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), que funcionam no contraturno e ajudam na integração social dos alunos, são autorizadas para todas as escolas que possuam estudantes da educação especial e que não sejam de educação integral.
“O Paraná desenvolve ações voltadas aos alunos com TEA desde a origem do atendimento educacional especializado”, afirma o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Com o aumento do número de estudantes identificados, as ações têm sido potencializadas para garantir a inclusão de todos eles”.
Hoje, para atender estudantes com diagnóstico de TEA, a rede estadual de educação conta com cerca de 3 mil SRMs, 1.400 PAEs e 4.100 PAEEs.
“Hoje em dia, eu percebo muitas coisas boas, como atendimento especializado com profissionais capacitados, salas de recursos multifuncionais e palestras para conscientização”, avalia Evalney, que hoje leciona no Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, em Irati, no Centro-Sul do Estado. “Na escola, quando contei do diagnóstico, a direção me acolheu e inclusive me incentivou a usar o cordão do autismo, como forma de inspirar alunos autistas”.
Fonte: Governo PR

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