NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Autoridades prestigiam posse de nova executiva do Podemos de Curitiba

Publicado em

            A nova direção do diretório do Podemos de Curitiba tomou posse, oficialmente, na noite desta quinta-feira (26/10). O deputado estadual Denian Couto assumiu a presidência da sigla na capital, com a responsabilidade de comandar o partido nas eleições de 2024. “O Podemos está se fortalecendo em todo o Paraná e não seria diferente na capital. Já temos grandes nomes e assumiremos um papel importante nas eleições municipais, tanto na majoritária quanto no pleito para a Câmara Municipal”, afirmou Couto.

            Hoje o Podemos tem três vereadores em Curitiba: o presidente da Casa, Marcelo Fachinello e os vereadores Bruno Pessuti e Mauro Bobato, que também compõem a executiva, como 1° e 2° vice-presidentes e líder na Câmara, respectivamente.

            Entre as diversas autoridades e lideranças que prestigiaram o evento, que aconteceu no Teatro Paulo Autran, estão a presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), o senador Oriovisto Guimarães, o ex-senador Álvaro Dias, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) e o vice-prefeito da capital, Eduardo Pimentel, que também é secretário estadual das Cidades e pré-candidato à prefeitura de Curitiba.

Leia Também:  Lideranças de Corbélia buscam investimentos para melhorar a qualidade da educação Estadual

            Para Denian Couto, a presença de políticos de diferentes partidos comprova a força do Podemos. “Nós vamos lutar sempre pelo melhor para Curitiba, o Paraná e o Brasil. E me sinto muito honrado de poder liderar um time que está focado nesse objetivo”, finaliza.

 

 

Executiva municipal do Podemos Curitiba

Presidente- Denian Couto

1º Vice-presidente- Marcelo Fachinello

2º Vice-presidente- Bruno Pessuti

Secretário-geral- Luiz Paulo Navarrete Sanchez

Primeiro- secretário- Marcos Augusto Schroeder

Tesoureiro- geral- Marcello Sgarbi

Vogal- Leonice motta Vieira

Vogal- Lyndon Johnson Lopes dos Santos

Líder na Câmara de Vereadores- Mauro Bobato

Presidente do Podemos Mulher- Mônica Braga Côrtes

Presidente do Podemos Jovem- João Vitor Fogaça Dias 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Tarifa Zero já impacta mais de 4,6 milhões de paranaenses, aponta deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

Published

on

By

Nesta semana, a cidade de Pato Branco, no sudoeste do estado e com uma população de 85 mil habitantes, manifestou interesse em adotar a tarifa zero no transporte coletivo aos domingos e feriados. Será a 20ª cidade paranaense a implantar, total ou parcialmente, a gratuitidade no sistema de transporte urbano. No país, a tarifa zero cresceu, chega a 145 cidades e impacta 5,4 milhões de pessoas, apontou nesta terça-feira (8) o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) sobre o estudo da Associação Nacional das Empresas do Transporte Urbano (NTU) divulgado agora em março.

“É uma realidade que deve avançar nos próximos anos nos médios municípios e depois nas grandes cidades. Apesar que Curitiba e Cascavel já implantaram a tarifa zero de forma parcial e Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa ampliaram as isenções além de estudantes e idosos e em Araucária, o preço da passagem de ônibus é de R$ 1,00”, disse o deputado, presidente da Frente Parlamentar Municipalista e defensor da tarifa zero desde 2018.

Romanelli usa dados do levantamento da NTU que apontou a gratuidade no transporte coletivo já alcança, parcial ou total, em 145 municípios brasileiros. Em 120 deles, o benefício é válido todos os dias e para toda a população. Ao todo, mais de 5,4 milhões de pessoas vivem em cidades com transporte gratuito integral, aponta a NTU.

Leia Também:  Conexão Radical conversa com Miguel Zaffari, consultor técnico da Seleção Brasileira de Skate Park

Cidades

Segundo o levantamento, o avanço da tarifa zero se intensificou nos últimos cinco anos, o que representa uma mudança significativa no modelo de financiamento do transporte urbano, especialmente em municípios de pequeno porte: 61% das cidades com tarifa zero têm menos de 50 mil habitantes. “É um avanço significativo e no Paraná, junto Instituto Brasileiro dos Transportes, fizemos em 2018 a primeira audiência pública e eram pouco mais de 20 cidades no país com a tarifa zero. E hoje, só no Paraná passam de 25 cidades”, disse Romanelli.

Conforme os números da NTU, a gratuidade em todos os dias da semana alcança 603.304 mil paranaenses nas cidades de Antonina (18.091 habitantes), Carambeí (23.283), Cianorte (79.527), Clevelândia (15.070), Faxinal (16.389), Ibaiti (28.830), Itaperuçu (31.217), Ivaiporã (32.720), Matinhos (39.259), Morretes (18.309), Palmas (48.247), Paranaguá (145.829), Pitanga (33.567), Quatro Barras (24.191) e Wenceslau Braz (19.188).

Parcialmente, implantaram a gratuidade nos finais de semana e feriados, as cidades de Cascavel (348.051 habitantes) e agora Pato Branco (84.779). Curitiba, com 1.773.733 moradores, adotou a tarifa zero para as pessoas que procuram emprego e retomou a domingueira (Domingão Paga Meia) com tarifa a R$ 3,00.

Leia Também:  Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

Subsídios

A NTU afirma que 387 cidades brasileiras subsidiam o transporte público em todo o país. São 21 capitais e sete regiões metropolitanas com subsídios definitivos destinados ao transporte público por ônibus. No Brasil, em média, 32% do custo de remuneração do serviço é coberto por subsídio público. O restante é bancado pelos passageiros.

“O subsídio pesa cada vez mais nos orçamentos das prefeituras e é um debate que vamos fazer na frente parlamentar municipal. A implantação da tarifa está no horizonte dos municípios, mas dependendo da cidade, deve ser feita de forma gradual e regulamentada, com planejamento e com uma fonte segura de recursos que não onerem ainda mais as prefeituras”, defendeu Romanelli.

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA