NOVA AURORA

PARANÁ

Ceasa Curitiba inicia campanha sobre importância do ambiente limpo e organizado

Publicado em

Os permissionários atacadistas e produtores que comercializam hortigranjeiros na Ceasa Curitiba receberam, na manhã desta quinta-feira (26), as primeiras atividades da campanha “Ceasa Limpa”, que visa manter o ambiente organizado e limpo e conscientizar sobre os benefícios destas atitudes. 

A campanha teve início em tenda montada em frente ao Mercado do Produtor da unidade, onde técnicos e funcionários das secretarias municipais do Meio Ambiente, da Saúde, da Vigilância Sanitária, da Administração Regional do Tatuquara e da Ceasa explicaram os objetivos e as ações iniciais.

A Família Folhas, da campanha da Prefeitura de Curitiba de incentivo à separação de resíduos, também esteve no evento e recebeu alunos e professores da Escola Municipal Rio Bonito, de Campo do Santana, que participaram depois do programa “Ceasa Recebe”. Eles ouviram dicas de como ajudar a manter e melhorar o meio ambiente, evitando o descarte incorreto de produtos, assim como promover o reaproveitamento de alimentos.

O diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, João Luiz Buso, destacou iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade já adotadas . “Já temos vários trabalhos realizados nos nossos mercados, como o programa Banco de Alimentos – Comida Boa, que aproveita e distribui para entidades sociais alimentos em bom estado para consumo”, disse ele.

Leia Também:  Animal silvestre em casa? Veja o que fazer se receber uma visita inesperada neste verão

Buso citou, ainda, os três Ecopontos instalados no mercado, que auxiliam a destinar corretamente os materiais recicláveis, que depois são encaminhadas para a empresa CS Bioenergia (que os transforma em energia), além da instalação de usina fotovoltaica na unidade. “Estamos promovendo a conscientização sobre a importância da sustentabilidade entre todos os agentes envolvidos na Ceasa, além do descarte consciente”, completou Buso.

FOLHETOS EDUCATIVOS – A campanha “Ceasa Limpa” prosseguirá até quarta-feira (1/11). Divididos em equipes, os representantes dos órgãos que participam da iniciativa visitarão cada uma das 419 empresas instaladas nos pavilhões da unidade e junto ao Mercado do Produtor.

Nesses contatos, as equipes de técnicos, além de explicarem os objetivos da campanha, estão distribuindo folders e guias educativos com informações sobre a importância de reduzir o desperdício de alimentos e resíduos orgânicos no mercado, e a separação correta para destinação adequada.

RECICLAGEM – Ainda entre os objetivos da campanha estão promover a reciclagem e a reutilização de materiais dentro do ambiente Ceasa e orientar os comerciantes e clientes sobre as práticas de consumo consciente. Outro ponto destacado pelos participantes é implementar sistemas internos de gestão de resíduos mais eficientes e ecológicos no mercado.

Leia Também:  Acontecendo: Feirão de empregos Copacol

Também estão sendo distribuídas informações sobre o que é lixo comum e lixo reciclável, como evitar a proliferação de insetos (mosquitos, aranha-marrom, escorpiões) e doenças transmissíveis. As ações abrangem, ainda, orientação sobre programas municipais de compostagem, descarte correto de objetos e até risco do tabagismo. Uma equipe da secretaria municipal da Saúde também esteve presente no evento com um trailer para fazer vacinações aos interessados..

PRESENÇAS – Além da diretoria da Ceasa Paraná, participaram do lançamento da campanha “Ceasa Limpa”, Marcelo Ferraz, administrador do Distrito Sanitário da Regional do Tatuquara, e Luciana Usmam, supervisora do Distrito; Leila Maria Zem, diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Curitiba, e Paulo Salesbram, presidente do Sindicato dos Permissionários das Centrais de Abastecimento de Alimentos – Sindaruc.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Estado investe R$ 29 milhões para restauração de rodovias em Guarapuava e região

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Vladimir Putin

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA