NOVA AURORA

PARANÁ

Projeto BRDELabs é finalista do Prêmio Enap na categoria Inovação Ambiental

Publicado em

O BRDE Labs do Paraná, programa de inovação aberta realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, é um dos finalistas da 27ª edição do Prêmio Enap, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública. O programa do BRDE é finalista na categoria Inovação Ambiental.

O programa conecta grandes empresas (âncoras) a startups para acelerar a inovação e gerar negócios. No Prêmio Enap, o Labs concorreu com o tema proposto, ano passado, que tratava sobre soluções em ESG (traduzido como boas práticas em Meio Ambiente, Social e Governança). Naquela edição, o BRDE participou pela primeira vez como uma empresa âncora. 

Além disso, o banco se tornou um case pioneiro ao contratar startups integrantes do programa, a partir da sanção da Lei Complementar nº 182, conhecida como “Marco Legal das Startups”, que permite esse vínculo entre um órgão público e startups.

A próxima fase do Enap, prevista para novembro, terá a avaliação final e escolha do público. Os prêmios concedidos são certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe executora; direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas; inclusão no Repositório Institucional da Enap, compondo a base de conhecimento de iniciativas inovadoras e possibilidade de participação na equipe executora em cursos, eventos ou missões técnicas, nacionais ou internacionais, até um ano após a premiação.

Leia Também:  À sombra de araucárias, erva-mate do Paraná vira destaque do Prêmio Orgulho da Terra

“O BRDE Labs promove o desenvolvimento do ambiente de inovação na região Sul do Brasil. Ele acontece em ciclos anuais, sempre apresentando uma temática diferente, com o intuito de criar conexões entre startups e empresas e gerar negócios”, explica o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski. “Estar entre os finalistas do prêmio Enap ratifica o crescimento do programa e sua credibilidade a cada edição”, completa o diretor administrativo do BRDE, João Biral Júnior.

Para a gerente de Planejamento do banco, Lisiane Astarita de Limas, também uma das coordenadoras do BRDE Labs no Paraná, a indicação já é um importante reconhecimento para todo time do BRDE pelo envolvimento em trazer inovação e sustentabilidade para a região de atuação.

EDIÇÕES – O BRDE Labs no Paraná está em sua quarta edição. Esse ano, com tem como tema Inovação Verde e de Equidade, com 10 empresas participantes, 185 startups inscritas, sendo  77 delas selecionadas para os pitches, 18 em imersão e 10 no processo de aceleração, denominado Jornada de Desenvolvimento.

Leia Também:  Foz do Iguaçu ganha conexão aérea direta com Montevidéu, no Uruguai

A final do programa de 2023 está prevista para dezembro com evento de apresentação das soluções relativas ao tema. O Labs do Paraná tem apoio da Hotmilk PUC-PR e Ancham (Câmara Americana de Comércio).

CONTRATAÇÃO STARTUPS – A contratação de startups pelo BRDE tem sido exemplo nacional de modelo inovador, por meio da sanção da Lei Complementar nº 182, conhecida como “Marco Legal das Startups”, que empresas públicas pudessem contratar startups para trabalhos em conjunto. A iniciativa do banco foi apresentada como case de sucesso no Seminário Jurídico da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).

“Cálculo e compensação da emissão de gases de efeito estufa” e o de “Monitoramento do risco climático de projetos financiados” foram as propostas apresentadas pelas startups AKVO e Sipremo, respectivamente, enquanto a Sustain, de Curitiba, desenvolve um sistema online de gestão de desempenho com foco em Sustentabilidade e ESG.

Mais sobre o programa AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Foz do Iguaçu ganha conexão aérea direta com Montevidéu, no Uruguai

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Governo manifesta pesar pela morte de Yoshiaki Oshiro, fundador da Câmara do Comércio Brasil-Japão do Paraná

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA