NOVA AURORA

PARANÁ

Ideathon Paraná conclui etapa de Curitiba e premia grupos vencedores

Publicado em

A criatividade foi a marca da segunda etapa do Ideathon Paraná 2023, que aconteceu em Curitiba, desde segunda e até esta quarta-feira (23 a 25). Estudantes das redes de ensino pública e privada participaram da maior maratona de inovação do Paraná apresentando ideias para cidades inteligentes e gestão pública com as seguintes temáticas: saúde, segurança, economia local, educação digital, cultura e serviços públicos.

O Ideathon Paraná é dividido em duas categorias: alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Três equipes de cada categoria foram premiadas.

Na categoria do Ensino Fundamental II, os vencedores desta etapa são do grupo Master QI, com o tema de segurança pública e a ideia de um aplicativo para acionamento de serviços de segurança em casos de calamidades públicas. “Foi muito legal a experiência de participar e melhor ainda a emoção de ganhar. Pensamos em um projeto que pode ajudar as comunidades e acho que conseguimos fazer um bom trabalho em equipe”, afirmou a estudante líder da equipe, Milena Almeida, de 15 anos, do Colégio Estadual Guaíra.

Leia Também:  Vacinação contra a Mpox deve começar na próxima semana no Paraná

Já no Ensino Médio, os campeões são do grupo Os Smarters, com a proposta de acessibilidade em serviços públicos. “Nossa ideia é de um aplicativo para pessoas com deficiência terem uma forma mais fácil de entrar no mercado de trabalho. Foi muito interessante a experiência de participar da maratona”, explicou o estudante do Sesi Internacional, Felipe Daudt, de 16 anos.

As próximas etapas serão divulgadas em breve no site oficial do Ideathon Paraná 2023. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

“O governo estadual está interagindo com jovens para saber as soluções que os nossos estudantes podem ter para ajudar as pessoas. A conectividade, a união dos jovens é o mais importante. Isso cria um ambiente que promove a cultura da inovação, que é pensar diferente, desde cedo”, disse o secretario estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel.

Leia Também:  Mudanças na distribuição de gás canalizado serão prioridade da Agepar em 2025

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nos EUA, Ratinho Junior apresenta destaques do Paraná a empresários da radiodifusão

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior deu início nesta segunda-feira (7) à agenda oficial nos Estados Unidos com a participação em um almoço promovido pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), em Las Vegas, dentro da programação do NAB Show 2025, uma das maiores feiras globais de tecnologia, mídia e entretenimento.

Fundada em 1962, a Abert representa empresas de radiodifusão de todo o Brasil, com foco na defesa da liberdade de expressão e no fortalecimento do setor como executor de serviços de interesse público. A entidade promove o diálogo entre os meios de comunicação, o poder público e a sociedade, atuando em prol da modernização e inovação do setor.

Durante o encontro, que reuniu empresários do setor de radiodifusão, parlamentares e representantes do Ministério das Comunicações e da Anatel, o governador apresentou um panorama das conquistas recentes do Paraná, destacando os avanços econômicos, como a conquista do 4º maior PIB do Brasil, e a consolidação do Estado como polo de inovação e sustentabilidade.

“Acreditamos na gestão moderna, com planejamento, inovação e diálogo com o setor produtivo. Esses pilares têm feito do Paraná um Estado cada vez mais atrativo para investimentos e mais eficiente na prestação de serviços públicos”, afirmou o governador.

Leia Também:  Com 91% de águas limpas, veranistas comemoram balneabilidade do Paraná

Desde 2019, o Paraná atraiu mais de R$ 300 bilhões em investimentos privados, reflexo direto da confiança empresarial. O governador também citou medidas como a redução no tempo de abertura de empresas, que hoje é de apenas 8 horas, e o decreto de Baixo Risco, que dispensou mais de 700 atividades econômicas da exigência de alvarás.

O Paraná também tem expandido sua presença no mercado internacional. Em 2014, os produtos paranaenses eram exportados para 153 países. Em 2024, esse número subiu para 176. “O Paraná quer ser o supermercado do mundo, mas com um diferencial: queremos exportar produtos com valor agregado, industrializados, e não apenas commodities. Queremos nos posicionar de maneira estratégica no mundo e esse também é um desafio de comunicação, o que reforça a importância de estar conectado a esse ambiente que envolve muito dinamismo”, enfatizou Ratinho Junior.

Estiveram presentes no almoço o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, o presidente da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), Paulo Tonet Camargo, e o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes.

Leia Também:  Edital de conservação de 229 km de rodovias do Oeste vai para fase de habilitação

JANTAR COM A ABRATEL – O governador também jantou com a diretoria da Abratel, que representa os interesses de emissoras de rádio e televisão em todo o território nacional. Eles discutiram novas tecnologias, a transformação da comunicação nos últimos anos com os produtos digitais e a representatividade das rádios nas comunidades onde estão inseridas.

AGENDA NOS EUA – A agenda do governador Carlos Massa Ratinho Junior nos Estados Unidos segue até o próximo segunda (14), com compromissos oficiais em quatro estados: Nevada, Arizona, Flórida e a capital, Washington. Nesta terça-feira (8), ele participa de outras rodadas de conversas na NAB Show 2025.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA