NOVA AURORA

PARANÁ

Inscrições em especialização em educação digital para professores seguem até terça

Publicado em

As universidades estaduais de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) prorrogaram até terça-feira (31) o prazo para inscrição gratuita em curso de especialização em Educação Digital. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) segue com inscrições abertas até a mesma data, com pagamento de taxa no valor de R$ 81. Ao todo, são 600 vagas exclusivas para professores do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino de Curitiba e 36 cidades do interior paranaense.

A pós-graduação é gratuita e ofertada na modalidade de educação a distância (EAD), com seminários presenciais em polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com início previsto para 2024, as aulas online serão realizadas em plataforma digital da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A iniciativa é resultado de uma parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O objetivo é proporcionar formação continuada para os professores dos primeiros anos do ensino fundamental, com base em interfaces e processos digitais de ensino e aprendizagem e experiências pedagógicas e de pesquisa no contexto digital.

O conteúdo acadêmico prevê carga horária de 390 horas, nove disciplinas e três trilhas pedagógicas: fundamentos; didática e experiências; e seminários de práticas pedagógicas inovadoras. O intuito é desenvolver atividades relacionadas à gestão de ambientes de aprendizagem, promovendo uma interação entre os contextos de sala de aula e outros espaços de ensino. Os trabalhos de conclusão de curso serão realizados por meio de propostas de intervenção nas escolas em que os professores matriculados atuam.

Leia Também:  Sicoob promove iniciativas de educação financeira durante a 11ª edição da Global Money Week

Além da Região Metropolitana de Curitiba, os polos de ensino do sistema UAB para esse curso de especialização estão localizados nas regiões dos Campos Gerais, Centro, Centro-Oeste, Centro-Sul, Litoral, Norte, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Sudoeste e Vale do Ivaí. Nesse conjunto de polos estão outras 300 vagas ofertadas pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (UENP) para 16 municípios, que já encerraram os prazos para inscrições.

Operação Rondon Paraná encerra atividades com quase 15 mil pessoas atendidas

SELEÇÃO – O processo de seleção será simplificado. Basta comprovar formação superior e apresentar histórico de graduação, comprovante de experiência profissional nos primeiros anos do ensino fundamental e documentação pessoal, conforme consta nos editais de cada universidade. Todos os documentos devem ser enviados digitalizados para as respetivas instituições de ensino superior.

ENSINO A DISTÂNCIA – A UVPR reúne os centros de EAD das universidades ligadas ao governo do Estado. O programa contribui para ampliar a quantidade de vagas na graduação e pós-graduação e facilitar o acesso a outros tipos de formações. Por meio da atuação em rede das universidades, a UVPR incentiva a pesquisa, a partir do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, com impacto no desenvolvimento regional sustentável do Paraná.

Leia Também:  Viaduto de Almirante Tamandaré será interditado para avanço da obra de duplicação

Serviço:

Inscrições: até 31 de outubro

Resultado da classificação: 10 de novembro a 1º de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Matrículas: 21 de novembro a 20 de dezembro, de acordo com cronograma de cada universidade

Confira os editais e as vagas distribuídas por universidade:

UEM

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em nove polos UAB – Apucarana (16), Cianorte (16), Cidade Gaúcha (16), Engenheiro Beltrão (16), Faxinal (16), Itambé (16), Nova Londrina (16), São João do Ivaí (16) e Sarandi (22)

UEPG

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em seis polos UAB – Ipiranga (25), Palmeira (25), Paranaguá (25), Reserva (25), São João do Triunfo (25) e Tibagi (25)

Unioeste

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em 13 polos UAB – Campo Largo (11), Cerro Azul (11), Céu Azul (11), Cruzeiro do Oeste (12), Flor da Serra do Sul (11), Foz do Iguaçu (11), Goioerê (11), Guaraniaçu (13), Nova Santa Rosa (11), Pontal do Paraná (13), Três Barras do Paraná (11), Ubiratã (11) e Umuarama (13)

Unicentro

Consulte o Edital – Inscrições AQUI

Vagas: 150 em nove polos UAB – Cândido de Abreu (10), Guarapuava (30), Laranjeiras do Sul (20), Palmital (10), Pato Branco (30), Pinhão (13), Prudentópolis (13), Santo Antônio do Sudoeste (14) e Turvo (10)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Colheita de milho está quase concluída, mas mercado quase parado

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Detran-PR promove leilão de 17.391 veículos para reciclagem no fim de agosto

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA