NOVA AURORA

PARANÁ

Colaboradores da Fomento Paraná são capacitados sobre questões ESG

Publicado em

A Fomento Paraná está dando início a um trabalho de sensibilização de colaboradores para princípios e práticas da agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) relativa a questões ambientais, sociais e de governança nas organizações — as chamadas iniciativas ESG, na sigla em inglês. O termo é usado para indicar que determinada organização adota práticas responsáveis e sustentáveis em seus negócios.

O primeiro evento de capacitação foi o “Fomento Paraná ESG – ODS” e envolveu diretores, assessores, gerentes e coordenadores da instituição. Um dos palestrantes foi o coordenador-geral da Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Luís Paulo Mascarenhas, professor do doutorado em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, que falou sobre ações do Estado voltadas aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Mascarenhas, a Missão da Fomento Paraná é muito alinhada ao ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. “O ODS 8 está ligado à promoção do desenvolvimento econômico sustentável, emprego pleno e trabalho descente. E a Fomento mostra, através dos seus números, que 92% da carteira de crédito está alinhada com as ODS”.

“Outras ações voltadas ao estímulo à mulher empreendedora, como o Banco da Mulher Paranaense, atendem ao ODS 5, que trata da igualdade de gênero. Então vemos um alinhamento bastante grande das ações da instituição e do Estado, o que é prioritário para a evolução e crescimento do Paraná”, completa.

Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe mais 30 veículos blindados para o Exército Brasileiro

A jornalista e consultora ESG Silvia Elmor falou sobre “ESG como alavanca para o desenvolvimento sustentável”. Segundo ela, embora o G esteja no final da sigla, para instituições públicas o G deve vir primeiro. “Investir em uma governança forte deve ser o primeiro passo, porque é a base para implementar ações de cunho social e ambiental”, explica.

Na avaliação dela, a Fomento Paraná tem presença significativa comparativamente a outras instituições financeiras, quando se trata de questões ESG. “É uma presença significativa principalmente quando se está falando da transformação de vidas, dos pequenos empresários, dos MEIs, por conta da questão do crédito”, defende.

“Na minha visão a Fomento está muito bem inserida nesse mercado e não perde para nenhum dos outros players do segmento. São até protagonistas em alguns dos tipos de crédito, como as linhas emergenciais para atender essas questões ambientais atuais”, finaliza Silvia.

De acordo com a ONU, atuar de acordo com padrões ESG contribui para ampliar a competitividade e “indica solidez, custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades”. Segundo a organização, no Brasil, 83% das grandes empresas integram os ODS às estratégias, metas e resultados.

O Paraná foi escolhido estado-piloto para implantação dos ODS da agenda 2030 da ONU e hoje é considerado um dos mais sustentáveis do Brasil.

Leia Também:  Após terça animada, palcos Sunset recebem música latina, MPB e pagode nesta quarta

A Fomento Paraná é signatária da Agenda ODS desde 2019 e participou de um estudo da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que mostrou que 92% das operações da carteira de crédito da instituição contribuem efetivamente com os ODS da Agenda 2030 da ONU.

Na alocação de capital da instituição em operações de crédito públicas e privadas, a maior contribuição da Fomento Paraná para consecução dos ODS é relativa aos objetivos 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico; e 1 – Erradicação da Pobreza.

A gestão através do ESG é uma forma de a instituição ter um ordenamento das ações voltadas à boa aplicação de sua Política de Responsabilidade Social, Ambiental e Climática”, disse o diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche. Segundo ele, nos próximos meses serão feitas ações visando a sensibilização de todo o corpo funcional e implantadas ações internas e externas buscando o cumprimento dos objetivos dessa política.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Inscrições para circuito de corridas de rua da Sanepar em Toledo terminam nesta segunda

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Saúde alerta sobre os sintomas e cuidados com a Síndrome de Burnout

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA