NOVA AURORA

PARANÁ

Curitiba vai sediar próxima etapa do Ideathon Paraná entre 23 e 25 de outubro

Publicado em

A segunda etapa do Ideathon Paraná 2023 será em Curitiba, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Essa é a maior maratona de inovação do Estado, voltada para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º anos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Ainda restam vagas para inscrição, que podem ser feitas para a cidade de Curitiba até esta quinta-feira (19) no site oficial do Ideathon Paraná.

Nos três dias, a maratona será no período da tarde, no Centro Universitário UniOpet Centro Cívico. O Ideathon Paraná tem como tema Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

São duas categorias: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II e a segunda para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de três a cinco participantes. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria. Os vencedores estaduais serão divulgados ao término da participação de todas as cidades.

Leia Também:  Governo publica decreto que permite a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Rural

O Ideathon Paraná 2023 é coordenado pela secretaria estadual da Inovação, em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

A primeira etapa ocorre nesta semana em Apucarana, no Vale do Ivaí (16 a 18), e outras serão realizadas em diversos municípios. Por ser um Ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon.

O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.

Confira o cronograma em Curitiba:

23 de outubro (13h às 18h): abertura, credenciamento, orientações da dinâmica e montagem das equipes.

24 de outubro (13h às 18h): maratona de Ideathon com a produção dos projetos.

25 de outubro (início às 13h): apresentação dos projetos e divulgação dos vencedores.

Local: UniOpet Centro Cívico – Rua Nilo Peçanha, 1501, Bom Retiro.

Leia Também:  Polícias Militares do Paraná e Santa Catarina fazem operação conjunta contra tráfico

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com usina fotovoltaica, hospital de Ponta Grossa reduz consumo de energia com apoio da Copel

Published

on

By

O Hospital do Coração Bom Jesus, de Ponta Grossa, foi um dos contemplados pelo edital exclusivo para hospitais do Programa de Eficiência Energética da Copel. A instituição teve 192 pontos de iluminação substituídos e recebeu a instalação de uma usina fotovoltaica com 302 placas solares, contribuindo para a redução do consumo de eletricidade e otimização dos recursos destinados à saúde.

O Hospital Bom Jesus protagoniza o segundo vídeo de uma série que a Copel divulga ao longo desta semana, contando sobre os resultados da chamada pública. O primeiro mostrou o Hospital São Lucas, de Pato Branco.

De acordo com o gerente de Gestão da Inovação e da Eficiência Energética da Copel, Marcio Biehl Hamerschmidt, os resultados do programa vão além da modernização dos equipamentos e geram impacto positivo na sociedade. “Esse programa é gratificante para a Copel porque representa a redução do consumo dessas instalações, deixando o recurso disponível para a aplicação na atividade-fim, que é atender a população”, afirma.

Leia Também:  Governo publica decreto que permite a criação de Conselhos Comunitários de Segurança Rural

Além das melhorias estruturais, a iniciativa também busca estimular o uso consciente da energia elétrica. “Nós também implementamos palestras e cursos que promovem a conscientização dos profissionais que atuam nos hospitais. Isso provoca uma sensibilização que vai além das próprias instituições”, destaca Hamerschmidt.

O Hospital do Coração Bom Jesus tem uma história de mais de um século, iniciada com o atendimento a feridos da comunidade ucraniana em Prudentópolis. Ao longo dos anos, a instituição passou por modernizações e tornou-se referência em Cardiologia e Ortopedia, além de oferecer atendimento em diversas especialidades médicas.

A unidade hospitalar também mantém o Ambulatório Social, que atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de cardiologia, cirurgia vascular e neurologia, com uma média de 530 atendimentos mensais.

ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE – A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O edital exclusivo para hospitais destinou R$ 35,2 milhões para a modernização de equipamentos e implantação de sistemas de geração própria de energia em 41 hospitais de 33 municípios paranaenses.

Leia Também:  Com a volta do calor, IAT apresenta guia para curtir as cachoeiras do Paraná

Até o momento, 80% das obras foram concluídas, com uma economia estimada de 11 mil megawatts-hora por ano, o equivalente ao consumo de cerca de 5 mil residências. Com a redução dos custos de energia, os hospitais podem direcionar mais recursos para aprimorar a qualidade dos serviços de saúde.

A ação está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elencados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como desafios a serem atingidos até o ano de 2030.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA