NOVA AURORA

PARANÁ

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todo Paraná

Publicado em

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (11) os nomes dos 188 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11). Nos próximos meses, será publicado um novo edital indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais para o fomento desses ecossistemas.

Lançada no mês passado, essa ação de credenciamento contemplou todas as regiões do território estadual, com a maior parte das propostas aprovadas na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte do Paraná, somando 38 ambientes credenciados em cada. Na sequência, as regiões Oeste e Noroeste totalizaram 22 espaços credenciados cada. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados pelo Separtec.

Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância dos ambientes de inovação para alavancar o crescimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação oferecem infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de projetos que criam novos produtos, serviços e negócios para o mercado, aproximando os segmentos produtivos acadêmico e empresarial, com impacto direto na ampliação e no fortalecimento da competitividade local e regional”, afirma.

Leia Também:  Catálogo da mostra Brecheret já está disponível para venda na MON Loja

CREDENCIAMENTO ACADÊMICO – No Paraná, a exemplo de outros estados, as instituições públicas de ensino superior lideram a disponibilidade desses espaços, somando 71 credenciamentos nesse edital do Separtec. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve nove credenciamentos em seis cidades. Na sequência, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram sete e cinco credenciamentos, respectivamente, em quatro municípios.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) credenciou quatro ambientes em duas cidades; seguida pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) com três credenciamentos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) credenciou um ambiente de inovação.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com 26 ambientes inovadores em 12 cidades, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sete ambientes de inovação credenciados em quatro municípios. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) obteve seis credenciamentos em quatro cidades.

SAÚDE – Referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) conquistou dois credenciamentos: Parque Tecnológico da Saúde e Incubadora Tecnológica (Intec), ambos localizados na Capital.

Leia Também:  Audiência Pública sobre PDUI da Região Metropolina de Cascavel acontece em 1º de novembro

No parque estão instalados o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções de saúde e bem-estar social; o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná; e a Intec, que abriga empresas inovadoras de base tecnológica da área da saúde, para inserir no mercado novos produtos e serviços para procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes.

PREFEITURAS – Ao todo, 25 prefeituras foram contempladas com o credenciamento de 31 ambientes de inovação ligados aos municípios. Assaí, no Norte do Estado, obteve três credenciamentos, seguida por Morretes, no Litoral, Curitiba, Araucária e Colombo, na Região Metropolitana da Capital, com dois ambientes cada. As demais prefeituras propuseram um projeto cada.

INSTITUCIONAL – O Separtec é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE recebe três novas exposições nesta quinta-feira

Published

on

By

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, abre no mês de abril três novas exposições que ficarão em cartaz até o final de maio. Eles podem ser visitadas a partir desta quinta-feira (17).

Uma delas é a mostra Transfiguração da Forma, da artista, poeta e contista Mozileide Neri. A abertura, às 19h, contará com visita mediada com a artista, levando o público a conhecer seu trabalho que explora os jogos sensíveis de imaginação e os desdobramentos da abstração geométrica.

Composta por 30 obras, incluindo pinturas e obras táteis acessíveis a todos os públicos, a mostra toma como inspiração a pesquisa da artista sobre cinco artistas brasileiras: Judith Lauand, Maria Leontina, Lygia Clark, Beatriz Milhazes e Criola.

Também da quinta, a partir das 13h, o público poderá conhecer as exposições Coisas de Alice, do duo BordaDuras, e Ilex: o tempo das coisas, do coletivo Bordas.

Coisas de Alice é fruto da colaboração criativa do duo BordaDuras, formado pelas artistas Giovana Casagrande e Leila Alberti. Desenvolvida a partir de uma pesquisa de três anos, a mostra consiste em trabalhos híbridos que mesclam porcelana com crochê e bordado, resgatando objetos culturais esquecidos — como bules e xícaras de porcelana branca — e convidando o público a revisitar memórias afetivas.

Leia Também:  Governo do Estado divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2024

“Atualizando as Coisas de Alice e seu mundo invertido no espelho, a poética das artistas alude às práticas ancestrais referentes aos regimes do feminino e aos códigos naturalizados das sociabilidades”, destaca a artista e pesquisadora Tânia Bloomfield.

Ilex: o tempo das coisas é uma exposição do Coletivo Bordas, integrado por Cadu Cinelli, Gi Mazetto, Lisiani Serea, Lucilene Wapichana, Lu Dobrychlop, Marcelo Forte, Max Carlesso, Rafael Codognoto, Sonia Vasconcellos, Suzi Pereira, Talita Thutty e Vavá Diehl. A mostra evidencia as memórias e saberes que se cruzam em diferentes tecidos, costuras, entrelaces e desfechos, olhando para histórias reveladas e camufladas neste espaço eclético e cultural.

“As imagens que construímos em bordados, que acreditamos serem para além de particulares, estão envolvidas em um processo mais amplo de vivência e de trocas. Muitas dessas imagens estão impregnadas de imaginários, permeiam nossas memórias, fazem parte da construção de significados e de arquétipos culturais”, afirma o Colectivo Bordas.

“Com a reunião dessas três mostras no Palacete, buscamos convidar o público a mergulhar em referências ao mesmo tempo distintas e familiares, reforçando o compromisso do Espaço Cultural BRDE em abrigar diversas linguagens. Com diferentes materialidades e técnicas, as obras evocam memórias, seja de artistas, objetos, ou vivências”, comenta a coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Mariana Bernal.

Leia Também:  Catálogo da mostra Brecheret já está disponível para venda na MON Loja

OFICINAS – Como parte das exposições, o Coletivo Bordas ministrará três oficinas no mês de maio, nos dias 8, 15 e 22, sempre às quintas-feiras das 14h às 17h.

No dia 8, a artista Leila Alberti realizará a Oficina Linha de Borda que propõe um convite ao bordado livre. No dia 15, será a vez da Oficina Escultura Mole com Rafael Codognoto estimulando a criatividade através da transformação de tecidos, linhas e agulhas em objetos. No dia 22 será realizado o Bordado Solidário, um convite ao bordado coletivo.

As oficinas têm 15 vagas cada e são gratuitas, com materiais inclusos. Inscrições pelo e-mail leilaalberti@hotmail.com. Envie o nome da oficina que deseja participar, nome completo e idade.

Serviço:

Data: 17/04, quinta-feira

“Transfiguração da Forma de Mozileide Neri”

Abertura e visita mediada com a artista, às 19h

“Coisas de Alice”, do duo BordaDuras, e “Ilex: o tempo das coisas”, do coletivo Bordas

A partir das 13h

Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

Acompanhem a programação do Palacete AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA