NOVA AURORA

POLÍCIA

Dia do Veterano é comemorado com confraternização no Quartel do Comando Geral e reúne gerações de militares estaduais

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizado no Quartel do Comando Geral (QCG) em encontro alusivo ao Dia do Veterano. O evento reuniu militares da ativa e da reserva, em homenagem aos militares estaduais que, por décadas, contribuíram para a construção da história da PMPR e para a salvaguarda da população paranaense.

Comemorado no dia 1º de outubro, o Dia do Veterano é uma data comemorativa aos militares da reserva e reformados, em respeito às suas trajetórias na PMPR e aos anos de serviço ao cidadão. A data foi instituída pela Lei Estadual nº 20.257/2020, sendo o dia 1º outubro escolhido por ser a data na qual o primeiro cidadão provinciano envergou a farda da Polícia Militar do Paraná. Foi no ano de 1854, quando o soldado Nicolau José Lopes foi incorporado na então Companhia da Força Policial.

O evento iniciou com a apresentação dos militares veteranos ao Subcomandante-Geral da PMPR, e Comandante-Geral em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer. A apresentação foi realizada pelo coronel Sanderson Diotalevi, Chefe do Estado-Maior da PMPR no período entre 8 de novembro de 1999 à 27 de dezembro de 2000.

Após a apresentação, os militares estaduais presentes entoaram a “Canção 10 de Agosto”, Hino da Polícia Militar do Paraná (PMPR), sob os acordes da Banda de Música da PMPR, o que levou muitos dos presentes a se emocionarem. A Banda da PMPR entoou ainda o “Exórdio do Veterano”, em homenagem aos presentes.

Leia Também:  Ação do Batalhão de Choque da PMPR resulta na apreensão de mais de 25 kg de maconha, em Curitiba

Foi realizada a leitura da “Ordem do Dia”, em referência ao Dia do Veterano, de autoria do Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva. No documento, o coronel Jefferson Silva enaltece a relevante contribuição dos militares estaduais veteranos, à história da PMPR. “Nossos queridos veteranos que, de geração em geração, foram os responsáveis pela edificação de nossa história, repleta de conquistas e de heróis que se misturaram à esplêndida história do Paraná”, afirmou o coronel.

O Comandante-Geral da PMPR em exercício, coronel Paulo Henrique Semmer, se dirigiu aos presentes e, com emoção, expressou um sentimento de gratidão. “O Comando Geral da Polícia Militar do Paraná tem a agradecer todo o esforço e dedicação de todos vocês, na construção da história da Polícia Militar. Cada um de vocês foi responsável por um tijolinho da grande instituição que nos fazemos parte”, afirmou o Coronel Paulo Henrique Semmer.

Ele ressaltou também que a atual relevância da PMPR no cenário nacional só é possível graças ao legado deixado pelos militares estaduais veteranos. “Se a polícia militar, hoje, é uma das melhores instituições do país, é pela história, pela ação de cada um de vocês, na construção do nosso futuro”, complementou o coronel Paulo Henrique Semmer.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende 600 pessoas durante evento alusivo aos 200 anos de Ponta Grossa

O encontro ainda cedeu espaço à exibição de um vídeo alusivo à data, produzido pela Comunicação Social da PMPR e posteriormente publicado nas mídias sociais da instituição, um café da manhã oferecido aos militares estaduais veteranos e o sorteio de brindes, disponibilizados pela Associação da Vila Militar (AVM) e pela Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR).

PRESENÇAS – Estiveram presentes no evento, além das autoridades já nominadas: o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o Comandante do Comando do Policiamento Especializado (CPE), coronel Adilson da Silva; o Presidente da Associação dos militares Ativos e Inativos (AMAI), coronel veterano Altair Mariot; o Presidente do Clube dos Oficiais, coronel veterano Izaias de Farias.

Vídeo alusivo ao Dia do Veterano, compartilhado no Instagram oficial da PMPR: CLIQUE AQUI

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Durante ação do BPTran, alta velocidade e nervosismo levam à apreensão de munições em carro de luxo no Batel

Published

on

By

Durante uma operação de trânsito no bairro Batel, em Curitiba, policiais da COTAMOTRAN flagraram um veículo de luxo trafegando em alta velocidade pela Avenida Bispo Dom José. A atitude suspeita motivou a abordagem da equipe, que, após revista pessoal no condutor — sem encontrar irregularidades — realizou buscas no interior do automóvel. Sob o banco do motorista, os policiais localizaram um carregador contendo oito munições de calibre .380, sendo sete intactas e uma picotada.

O motorista alegou desconhecer a origem do material, insinuando que poderia ter sido alvo de uma armação. Apesar da explicação, seu comportamento passou a chamar ainda mais atenção após receber voz de prisão: ele demonstrou nervosismo incomum e insistente preocupação com o aparelho celular, temendo que fosse desbloqueado pela equipe policial. O telefone, junto com o veículo, foi encaminhado à delegacia para averiguações.

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, onde foram adotadas as medidas legais. O caso segue sob investigação para apurar a origem das munições e possíveis conexões com outros ilícitos. A ação reflete o trabalho atento e preventivo da COTAMOTRAN na fiscalização do trânsito e no reforço da segurança pública.

Leia Também:  11º CAFÉ DOS VETERANOS DO BPTRAN

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença!

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA