NOVA AURORA

POLÍCIA

Governo comemora 170 anos da Polícia Civil do Paraná com homenagens e reconhecimento

Publicado em

O Governo do Estado comemorou nesta terça-feira (03) os 170 anos da Polícia Civil do Paraná (PCPR). Na solenidade, realizada no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba, foi lembrada a história da corporação e marcada por homenagens aos policiais e delegados que atuam ou que já atuaram na instituição. O vice-governador Darci Piana participou do encontro, junto com representantes das demais corporações policiais do Estado. Foram entregues medalhas de bronze, prata e ouro, concedidas aos que completaram dez, vinte e trinta anos, respectivamente.

O delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, enalteceu os policiais civis e ressaltou que os resultados obtidos pela instituição são frutos do esforço de cada um, inclusive das gestões anteriores. “Se temos hoje bom resultado, é porque o policial civil é quem está fazendo a diferença. Quem merece os parabéns são os nossos policiais civis”, afirmou Rockembach. “E não podemos falar dos avanços conquistados sem lembrar que muitas ideias, ou muitas sementes, foram plantadas por gestões anteriores. Por isso, hoje prestamos homenagens a policiais veteranos, policiais aposentados”, disse ele.

A PCPR foi criada em 28 de setembro de 1853, no mesmo ano da emancipação do Estado, através do decreto nº 1.237, pelo imperador Dom Pedro II. A Polícia Civil é responsável por realizar as investigações criminais, produzir inquéritos que são levados até a Justiça. Além disso, atua no Instituto de Identificação e em atendimento às demandas comunitárias. É formada por agentes de polícia judiciária, papiloscopistas e delegados.

Leia Também:  Trio arromba cofre de banco e na saída é abordado pelo BOPE em São José dos Pinhais; mais de R$ 400 mil é recuperado

Entre os avanços dos últimos anos estão a maior renovação de frota da história, com 922 viaturas distribuídas em 146 municípios; reforço no efetivo, com a maior contratação de delegados da história; retirada dos presos em delegacias, preservando as atribuições constitucionais; e reestruturação das carreiras, quando os cargos de investigador e escrivão foram transformados em agente de polícia judiciária. “A Polícia Civil é parte importante da estrutura que garante a segurança à população. Vejo na PCPR a vontade de fazer o melhor, o acolhimento e o respeito que tem com o público”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

Luís Fernando Viana Artigas, delegado-geral entre os anos de 1990 e 1993 e um dos homenageados manifestou gratidão pela homenagem. “É muito gratificante acompanhar a evolução que teve a Polícia Civil nessas duas décadas. Este é um momento que vai ficar marcado na memória”, disse ele. Emoção marcou também a fala do agente de polícia judiciária, Arielson do Prado, que ganhou a medalha de prata por 20 anos de trabalho na PCPR. “É importante pra mim atuar e poder acompanhar a evolução da Polícia Civil”, afirmou.

Leia Também:  PCPR participa de Paraná em Ação em Ubiratã

PRESENÇAS – Participaram  o comandante da 5ª Divisão de Exército, major Marcelo Inácio Freitas; o delegado-geral adjunto da PCPR, Riad Braga Farhat; o corregedor-geral da PCPR, delegado Marcelo Lemos; o procurador-geral do Estado e secretário em exercício da Casa Civil, Luciano Borges e o procurador-geral de Justiça, Moacir Gonçalves Nogueira Neto. Também estiveram presentes o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino; o diretor-geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o superintendente regional da Polícia Federal no Paraná, delegado Rivaldo Venâncio e o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando César Oliveira.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  PCPR participa do evento Cãominhada Curitiba

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA