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Paraná será pioneiro no teste de locomotivas híbridas com menor impacto ambiental

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A empresa Rumo, operadora logística ferroviária que atua no Paraná, apresentou nesta terça-feira (3) a autoridades do Estado as novas locomotivas híbridas que deverão circular a partir deste mês de outubro. Durante evento em Curitiba, também foi assinado um termo de autorização para uso dos maquinários no trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava.

Serão as primeiras locomotivas híbridas a circular no País. Elas têm foco em reduzir as emissões de CO2 e contribuir para os estudos de desenvolvimento de novos maquinários nesse modelo. Os testes para avaliar a performance das novas locomotivas serão realizados durante seis meses. As duas locomotivas serão utilizadas para compor os trens que percorrem o trecho da Ferroeste entre Cascavel e Guarapuava e o trecho da Rumo entre Guarapuava e a estação de Desvio Ribas, no município de Ponta Grossa.

Desenvolvidas pela Progress Rail, provedora de soluções e tecnologias de infraestrutura e material para ferrovias, o modelo GT38H funciona com sistema Diesel-Elétrico em conjunto com um banco de baterias. A energia usada para alimentar os motores de tração pode ser proveniente de motores diesel ou de um banco de baterias. Neste caso, a energia é regenerada durante a operação do freio dinâmico ao invés de ser dissipada em forma de calor por meio de resistores de alta potência.

Segundo o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, trata-se de uma oportunidade de renovação e adoção de uma nova tecnologia para o Estado. “São duas locomotivas híbridas, únicas no mundo e com menos emissão de CO2, com tecnologia desenvolvida no Paraná”, disse.

O secretário destacou, ainda, o investimento realizado na Portos do Paraná para recepcionar cargas de vagões. “Seguimos trabalhando no Porto de Paranaguá, o mais eficiente do Brasil pelo quarto ano consecutivo, para a chegada de cada vez mais trens através do Moegão, que é também uma parceria com a Rumo”, acrescentou.

Para o diretor-presidente da Ferroeste, André Luís Gonçalves, a parceria entre o Governo do Estado e a Rumo é importante para o desenvolvimento logístico do Paraná. “O que queremos é avançar no modal ferroviário e essas locomotivas, somadas a todo o investimento que vem sendo realizado pelo governo em infraestrutura e logística são, sem dúvida, o pontapé para um crescimento mais verde”, afirmou.

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TECNOLOGIA – Um dos destaques das novas locomotivas é a capacidade de gerar menor impacto ambiental. O modelo é 22% mais econômico no consumo de combustível do que os utilizados na operação atualmente. Além disso, o uso das baterias como fonte de energia acrescenta um ganho de 15% nessa economia. Soma-se a isso os benefícios do motor mais moderno e a expectativa é que a economia chegue a até 42% no consumo de diesel. As locomotivas também se destacam pela redução de barulhos, fazendo com que tenham um menor impacto sonoro.

Daniel Rockenbach, vice-presidente de Operações da Rumo, explicou que os resultados na fábrica apresentados pela Progress foram positivos e indicam que o modelo pode contribuir para o futuro das operações no setor ferroviário. “Com a operação na nossa malha e no trecho da Ferroeste poderemos avaliar a performance considerando as características da via e carga transportada. É um processo importante para analisar a viabilidade de ampliar o uso de locomotivas utilizando esse sistema”, explicou.

Frente à nova tecnologia da hibridização, novos parâmetros para controle da performance e segurança foram implementados, podendo ser monitorados remotamente, permitindo antever possíveis falhas. Já as baterias são acionadas automaticamente pelo sistema da locomotiva, alinhada à potência exigida pelo maquinista para o trecho em que irá circular.

“Estamos otimistas com esse projeto desenhado em parceria com a Ferroeste e a Progress, sobretudo com os avanços tecnológicos que essa locomotiva pode representar em relação à redução de emissões e a segurança”, disse Rockenbach. “Além disso, uma vez confirmado o desempenho esperado, essas locomotivas representam um grande passo para que novos maquinários sejam desenvolvidos. Hoje o Paraná é o estado com maior representatividade nas operações ferroviárias na região Sul”.

O trecho entre Guarapuava e a região de Ponta Grossa será fundamental para os testes. A região tem um traçado desafiador e favorável a esse tipo de tecnologia, em razão das áreas de serra e curvas sinuosas que requerem um equipamento de menor porte. Para se ter uma ideia, uma composição, antes puxada por seis locomotivas, poderá contar apenas com os dois modelos híbridos adquiridos pela Rumo.

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SOBRE A RUMO – A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil. A companhia opera nove terminais de transbordo, está presente em quatro portos e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

PROGRESS RAIL – A Progress Rail, da Caterpillar, é uma das maiores fornecedoras integradas e diversificadas de material rodante e soluções e tecnologias de infraestrutura para clientes ferroviários globais. A Progress Rail fornece locomotivas e motores EMD avançados, vagões, trilhos, fixadores, sinalização, soldagem ferroviária e equipamentos de manutenção de via Kershaw, juntamente com serviços dedicados de reparo de locomotivas e vagões de carga, suporte de peças de reposição e operações de reciclagem. A empresa também oferece tecnologias ferroviárias avançadas, incluindo aquisição de dados e equipamentos de proteção de ativos. A Progress Rail possui uma rede de quase 200 locais nos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Alemanha, Itália, Austrália, China, Índia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

PRESENÇAS – Participaram do evento, pela Ferroeste, o diretor de Produção, Gerson Fabiano Almeida, e o diretor Administrativo e Financeiro, Fábio Aquino Cesário Vieira; pela Progress Rail, o gerente de Engenharia, André Valadares, e o engenheiro Luciano Santos.

Fonte: Governo PR

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PCPR deflagra operação para prender criminosos que se passavam por policiais

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A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) para cumprir 14 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em homicídios registrados em Curitiba. Os alvos também são investigados por se passarem por policiais durante os crimes. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

Ao todo, 80 policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. A operação conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e o auxílio de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.

As ordens judiciais são resultado de uma investigação de alta complexidade, conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025.

Conforme apurado, os criminosos usavam roupas que simulavam fardamento policial, balaclavas e armamento pesado para praticar os delitos. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.

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“Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, está o duplo homicídio registrado em janeiro de 2022 em um lava-car na Rodovia dos Minérios. Quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas.

Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos na frente de um supermercado.

O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.

Fonte: Governo PR

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