NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos da Juventude do Paraná definem campeões 2023 em quatro modalidades

Publicado em

Os Jogos da Juventude do Paraná (Jojups) movimentaram Londrina, no Norte do Paraná, no primeiro fim de semana da etapa final da edição 2023. Cerca de 2 mil jovens na faixa etária dos 17 anos participaram da competição. Xadrez, tênis de mesa, ginástica rítmica e vôlei de praia já definiram os campeões, enquanto que modalidades coletivas, como basquete, handebol, futsal e vôlei classificaram as equipes para as quartas de finais, que serão disputadas de 19 a 22 de outubro, também em Londrina. No último do evento dos Jojups 2023, além das finais dos coletivos, haverá, também, competição de atletismo, badminton, ciclismo, handebol de praia, natação e rugby, tênis.

Realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), em parceria com as federações esportivas e a prefeitura de Londrina, os jogos reuniram 22 mil pessoas desde o começo do ano, nas etapas iniciais. Eles fazem parte dos 11 jogos oficiais do Estado e abrangem 15 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, handebol de praia, natação, rugby, tênis, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.

Confira os resultados:
XADREZ – Em Londrina, neste fim de semana, os melhores enxadristas jovens do Paraná cumpriram mais uma etapa em suas trajetórias na modalidade. Curitiba sagrou-se campeã no quadro de pontuação geral, tanto no masculino, quanto no feminino. Destaque para as meninas de Piraí do Sul e os meninos de São José dos Pinhais pelas medalhas de prata, respectivamente. Em seguida, na ordem de classificação geral por pontos, Arapongas ficou com o bronze na terceira posição nas duas modalidades.

Leia Também:  Produtos com DNA paranaense foram destaques da missão no Japão e Coreia do Sul

Classificação final:
Feminino
1º Curitiba
2º Piraí do Sul
3º Arapongas

Masculino
1º Curitiba
2º São José dos Pinhais
3º Arapongas

TÊNIS DE MESA – Foram conhecidos os campeões por equipes dos Jojups 2023. A modalidade contou com a participação de 133 atletas, representando 16 delegações no feminino e 21 no masculino. Na categoria feminina, o primeiro lugar ficou com Cascavel, o segundo com a equipe de Londrina e o terceiro com Campo Mourão. Nas definições entre equipes masculinas, Curitiba ficou com o ouro, Londrina com a prata e Cascavel com o bronze.

Classificação final:
Feminino:
1º Cascavel
2º Londrina
3º Campo Mourão

Masculino:
1º Curitiba
2º Cascavel
3º Londrina

BASQUETE – As equipes de basquetebol de Curitiba estrearam com vitória em Londrina. Ambas as equipes, masculino e feminino, fizeram sua primeira partida na competição no sábado e venceram com autoridade. No feminino Curitiba derrotou Maringá por 64×16 e no masculino derrotou São José dos Pinhais por 70×41. Estes resultados praticamente classificam as equipes da capital para a próxima etapa.

As equipes classificadas para as quartas de final:
Basquete Feminino: Londrina, Ubiratã, Foz do Iguaçu, Marilândia do Sul, Curitiba, Maringá, Ponta Grossa e Toledo.
Basquete Masculino: Ponta Grossa, Londrina, Toledo, Goioerê, Curitiba, São José dos Pinhais, Altônia e Marilândia do Sul.

Leia Também:  Residentes apresentam projetos de conclusão com soluções inovadoras para o Estado

HANDEBOL – Com a presença de um grande público no Ginásio de Esportes do Colégio Marista, a equipe de Londrina estreou com vitória no handebol feminino. As londrinenses se organizaram taticamente e com o apoio das arquibancadas, viraram o placar e venceram a equipe de Guarapuava por 24×22.
Já o time masculino de Londrina não teve a mesma sorte. Mesmo fazendo um jogo muito equilibrado contra a forte equipe de Campo Mourão, saiu derrotado por 24×22. Com este resultado a equipe de Campo Mourão garantiu a classificação para as semifinais dos Jogos.

Equipes classificadas:
Handebol feminino: Londrina, Goioerê, Mariluz, Foz do Iguaçu, Maringá, Curitiba, Santo Antônio do Sudoeste e Alvorada do Sul
Handebol masculino: Campo Mourão, Londrina, Jussara, Mercedes, Maringá, Astorga, Cambé e Arapongas.

Outras modalidades:

GINÁSTICA RÍTMICA:
Classificação Final:
1º Toledo
2º Curitiba
3º Pato Branco

VÔLEI DE PRAIA:
Classificação final:
Feminino:
1º Dois Vizinhos
2º Curitiba
3º Londrina

Masculino:
1º Dois Vizinhos
2º Maringá
3º Curitiba

VÔLEI:
Vôlei Feminino: Londrina, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Chopinzinho, São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão e Curitiba.
Vôlei Masculino: Londrina, Tamboara, Maringá, São Jorge do Patrocínio, Nova Esperança, Paranaguá, Cascavel e Curitiba.

FUTSAL:
Futsal Feminino: Londrina, Castro, Colombo, Campo Mourão, Toledo, Curitiba, Chopinzinho e Telêmaco Borba.
Futsal Masculino: Castro, Santo Antônio da Platina, Pato Branco, São José dos Pinhais, Loanda, Realeza, Fazenda Rio Grande e Medianeira.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 3 mil vagas, inscrições para a Corrida do Porto estão na reta final

Published

on

By

Com o intuito de estreitar os laços com a comunidade local e celebrar o aniversário de 90 anos do Porto de Paranaguá, a 3ª Edição da Corrida do Porto já está movimentando os meios esportivos, turísticos e de ação social. Em menos de 20 dias desde a abertura das inscrições, 2.000 vagas já foram preenchidas. Atualmente, 80% das inscrições foram ocupadas, restando apenas o último lote disponível.

Entre os atletas que irão participar este ano está o parnanguara Tiago Hamilton Rodrigues Teodoro, que irá correr no dia do aniversário de seu pai. “Eu tenho muito orgulho de meu pai ter sido um portuário, de como ele tratou o porto como uma casa. Essa corrida será uma homenagem a ele; vou correr com todo o coração, do início ao fim”, afirmou.

Além do aumento no número de vagas, que passou de 2.000 para 3.000, este ano o evento também contará com um percurso ampliado. Os competidores poderão escolher entre três trajetos: 5,5 km (caminhada e corrida), 10 km (corrida) e 15 km (corrida). Na edição de 2024, a maioria dos competidores eram de outras cidades e estados, o que movimentou o turismo e o comércio da região.

“Com 55% dos atletas vindos de fora de Paranaguá, temos um impacto positivo na rede hoteleira, na gastronomia e no comércio em geral. Além disso, eventos como esse reforçam a identidade cultural e histórica da cidade, valorizando nosso patrimônio e estimulando novas oportunidades para o turismo esportivo e de experiência”, afirmou a secretária de Turismo de Paranaguá, Paula Patrícia Torres Teixeira.

Leia Também:  Governador anuncia pavimentação da área urbana de Marilena até o Porto Maringá

Além de movimentar a economia e fortalecer a relação porto-cidade, a Corrida apoia ações sociais. As inscrições são revertidas em doações para comunidades vulneráveis. Em 2024, por exemplo, R$ 75 mil foram doados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e outra parte da arrecadação foi convertida em 20 toneladas de alimentos, distribuídas para comunidades em Paranaguá.

Neste ano, o valor total arrecadado será revertido para melhorias na infraestrutura do Lar dos Idosos Perseverança e do Asilo São Vicente de Paula, ambos localizados em Paranaguá.

Os atletas podem se inscrever até o dia 13 de maio pelo site Ticket Sports. Cada participante receberá um kit contendo uma mochila, viseira e camiseta personalizadas, que serão entregues em Curitiba, no dia 15 de maio (horário e local a confirmar), e em Paranaguá, nos dias 16 e 17 de maio, no Palácio Taguaré — sexta-feira, das 14h às 18h, e sábado, das 10h às 19h.

Os patrocinadores do evento este ano são as empresas Engine e Cattalini. Após a corrida, os atletas poderão utilizar o espaço de massagem, o espaço Kids e os painéis interativos para fotos dos atletas.

Leia Também:  Portos do Paraná cria Comitê de Inovação de olho na modernização do setor

CORRIDA DO PORTO – O evento é pioneiro no Brasil e no mundo, sendo a primeira competição atlética dentro de um cais portuário e entrou no calendário oficial de eventos do município. Para a realização da corrida, as operações portuárias são suspensas durante o evento, e a segurança é reforçada.

A iniciativa também alcançou reconhecimento internacional ao ser premiada na Exposição e Convenção Anual da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), realizada nos Estados Unidos em 2023, na categoria “Eventos Especiais”, destacando-se por sua contribuição ao fortalecimento dos vínculos com a comunidade.

Serviço:

Venda de inscrições online – Corrida do Porto 2025

Valor:  3º lote – R$ 159,00

Site: Ticket Sports

Inscrições até: 13 de maio, às 12h

Data da corrida: 18 de maio

Horário da Corrida: 08h

Local: Porto de Paranaguá

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA