NOVA AURORA

POLÍCIA

Batalhão da área Leste de Curitiba comemora 12 anos de criação e homenageia policiais e parceiros da unidade.

Publicado em

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O 20° Batalhão de Polícia Militar (20° BPM), pertencente ao 1° Comando Regional da PM (1°CRPM), comemorou nesta sexta-feira (07/12) o aniversário de 12 anos de criação e honrou policiais militares da unidade com a entrega de medalhas por tempo de serviço (medalha Policial Militar de Ouro, prata e Bronze), e a medalha Guardião da região Leste.

Apesar da data festiva, a dor pela perda do soldado Erick Norio, do 23º Batalhão, foi sentida entre a tropa. Foi declarado um minuto de silêncio em honra ao sacrifício do militar estadual que faleceu durante o atendimento de uma ocorrência na Cidade Industrial de Curitiba CIC na madrugada desta sexta-feira.

O 20º Batalhão é a unidade com maior extensão de atuação territorial em Curitiba. São 29 bairros da região leste da cidade e uma população de aproximadamente 650 mil habitantes atendidas pela unidade. Durante a leitura do boletim da data o tenente-coronel Carmo elogiou os policiais militares pelos resultados obtidos em 2018.

O batalhão culminou em 1,6 tonelada de drogas, além da apreensão de 250 armas de fogo que foram retiradas das ruas. Os índices de criminalidade também demonstram o empenho das equipes da unidade. Em comparação com o mesmo período do ano passado houve a redução de 14% de homicídios, de 12% nos roubos e de 9% nos casos de furtos.

Leia Também:  PCPR prende homem condenado a 34 anos por diversos crimes em Curitiba

“Hoje é o dia de comemorarmos porque tivemos um ano difícil, com vários desafios, mas, apesar de alguns percalços, hoje, colecionamos números muito bons de segurança pública. Tivemos a redução de todos os indicies principais de segurança pública, o que revela que estamos no caminho certo “, destacou o tenente-coronel Carmo.

O Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, destacou a importância do 20º Batalhão no cenário de segurança pública na cidade. “Solenidade plena apesar do luto oficial por conta do falecimento do soldado Erick, que deu a vida pela sociedade. O 20º Batalhão possui uma grande área de atuação e mesmo assim consegue manter os índices de criminalidade baixos”, destacou.

O primeiro comandante do 20º Batalhão, coronel Renato Jorge da Silveira, esteve no evento e contou sobre o desafio de criar uma unidade. “Recebemos a missão e escolhemos o local, na Rua Paulo Setúbal, no Boqueirão e conseguimos fazer com que, em três ou quatro meses, o Batalhão, realmente, estivesse funcionando com muita vontade de trabalhar e muito serviço a ser feito”, destacou.

Alguns dos primeiros policiais que trabalham no 20º Batalhão desde o início são os soldados Marcelo Luiz Nogarolli de Oliveira e Elcio Cavalheiro, que tem um carinho especial pela unidade e ajudaram a construir. Eles foram condecorados com medalhas pelo serviço prestado. “É importante ter a valorização do nosso serviço. A nossa unidade é diferenciada na Capital, então é sempre gratificante receber uma honraria como essa”, disse.

Leia Também:  PM reforçará o policiamento no Litoral durante feriados.

O cabo Helwen Pohl Neto e a soldado Jennifer Camila Catelli da Silva, destaques do ano devido ao empenho aplicado no serviço operacional foram homenageados durante a cerimônia e receberam uma condecoração. “É um modo de agradecimento às equipes da 4ª Companhia pelo que fazem todos os dias pela população ao longo do ano”, afirmou. A soldado Catelli, que ingressou na Corporação em 2013, se sentiu orgulhosa com o reconhecimento do trabalho. “É um incentivo para sempre fazer o melhor para as pessoas”, disse.

PRESENÇAS – Estiveram no evento o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Comandante do 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB), coronel Gerson Rolim da Silva; o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Valterlei Mattos de Souza; o Chefe da Diretoria de Tecnologia e Qualidade (DDTQ), coronel Eudes Camilo da Cruz; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros do Estado do Paraná (Assofepar), coronel Izaías de Farias; o Comandante do 13º Batalhão da PM e que representou o Comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, o Chefe do da 5ª Seção do Estado-Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg, além de oficiais e praças da PM, homenageados e familiares dos policiais.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia Militar do Paraná realiza solenidade alusiva a Tiradentes na Academia do Guatupê

Published

on

By

Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Militar do Paraná realizou uma solenidade alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais.
Durante a cerimônia, 29 policiais militares, entre eles 7 oficiais e 22 praças, tiveram a honra de receber a medalha de mérito comunitário

Ainda no decorrer da cerimônia, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, reunidas para prestar homenagens, foi realizada a deposição de uma coroa de flores no busto de Tiradentes. Este ato simbólico ressalta o profundo respeito pela memória de Tiradentes, figura histórica que representa de forma emblemática a luta incansável pela liberdade e pela justiça no Brasil.

Após isso, o coronel Semmer teve a palavra “Hoje, reverenciamos a figura imortal de Tiradentes, mártir da liberdade e patrono das polícias militares do Brasil, cuja memória permanece viva no âmago da história nacional e no espírito combativo das instituições militares. Homem de origem simples, forjado no labor diário nos desafios da vida colonial, Tiradentes abraçou a causa da liberdade, colocando sua vida à serviço de um ideal coletivo. Sua trajetória é símbolo do compromisso inquebrantável da justiça. Como policiais militares, carregamos esse legado. Sejamos dignos da história que nos antecedeu e firmes no compromisso que virão, minha continência à todos os policiais militares do Paraná, Tiradentes vive em cada um de nós”, falou o coronel Semmer em nome do comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  PCPR e PMSP prendem homem por estupro de vulnerável, importunação sexual e descumprimento de medida protetiva

Quem também teve a palavra foi o coronel Gil Alessandro Zwir. “É possível ser um país verdadeiramente independente? Sim, mas exige de todos nós um compromisso profundo com um projeto de nação, exige analisemos a educação como instrumento de liberdade, que invistamos em ciência e tecnologia como ferramentas de autonomia, que cultivemos uma cultura crítica, criativa e enraizada em nossas tradições. Exige também que combatamos com firmeza a corrupção, o desrespeito e o desprezo pelo bem comum. Tiradentes plantou a semente de um país livre, e essa semente germinou. Hoje, ao homenageá-lo, não devemos apenas exaltado, mas devemos reproduzir sua coragem e compromisso”.

Ao fim do evento, houve também um desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

Estiveram presentes as seguintes autoridades. Subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Paulo Henrique Semmer, o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel QOPM Paulo Roberto Lima, Corregedor-Geral da Polícia Militar do Paraná e Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Paraná, coronel Gil Alessandro Zwir, o Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, Comandante do 6º CRPM; o Coronel Paulo Renato Aparecido Siloto, Comandante de Missões Especiais; a Coronel Letícia Chun Pei Pan, Chefe do Comando Odontológico; Armando Antônio Sobreiro Neto, Subprocurador-Geral de Justiça do MPPR; o Coronel Veterano Valter Wiltemburg Pontes; o Coronel Veterano Altair Mariot, Presidente da AMAI; o Coronel Veterano Izaias de Farias, Presidente do Clube dos Oficiais; o Coronel da Reserva Celso José Mello, representante do Grão-Mestre da Grande Loja do Paraná; o Coronel Veterano Luiz Rodrigo Larson Carstens, Presidente da ASSOFEPAR; o Coronel Veterano João Jorge dos Santos Junior, representante da AVM; o Tenente-Coronel Marco Antonio da Silva, Diretor Interino de Ensino da PMPR; o Tenente-Coronel Rinaldo Paz da Rocha, Diretor da DINT; o Tenente-Coronel José Luiz Beggiora Junior, Comandante Interino da APMG.

Leia Também:  Em Curitiba, indivíduo é detido pela PM com objetos furtados

Comunicação Social da PMPR

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA