NOVA AURORA

PARANÁ

No Mês das Crianças, MON terá calendário especial com atividades educativas gratuitas

Publicado em

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará diversas oficinas e mediações gratuitas em outubro, Mês das Crianças, além de uma contação de histórias na área externa. Os destaques da programação são uma oficina direcionada a crianças autistas e outra ministrada pelo artista Túlio Pinto, autor da exposição “Buraco no Céu”, em cartaz no Olho.

A programação terá início no dia 4, quando os visitantes poderão participar de um “Laboratório de Experiências” com tinta guache. A atividade acontecerá em duas sessões: 13h30 e 15h30. No projeto, a oficina do Museu se transforma em um grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.

A primeira visita mediada do mês ocorrerá dia 11, às 15h, pelo Pátio das Esculturas, espaço de exposição permanente de obras de grande dimensão que pertencem ao acervo do Museu. A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na mostra.

Em 12 de outubro, Dia das Crianças, acontecerá o “Ateliê Aberto de Colagem”, das 10h30 às 16h30. Direcionada ao público de 5 a 12 anos, a proposta será exercitar a imaginação e explorar o Espaço de Oficinas do MON a partir de divertidos e curiosos desafios. O que será possível criar com cola e papel? Nessa oficina o tempo será livre e o participante terá autonomia na criação das suas produções.

Esta mesma atividade acontecerá no dia 28 para crianças autistas de 5 a 12 anos. Haverá entradas às 9h30, 11h e 13h.

Ainda no dia 12, às 15h, haverá uma contação de histórias, na área externa, “MON Sem Paredes”, com Samara Rosa. Elementos da natureza, como as árvores e os pássaros, serão o tema – e o encontro será na obra “Ao Redor de uma Árvore”, do artista Gustavo Utrabo.

Samara Rosa é mestranda em Educação pela UFPR e membro do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Contadora de história, professora na rede pública de Curitiba e bonequeira, já representou o Brasil em um evento internacional de contos orais na Argentina e gravou 10 episódios de histórias em podcasts de contos afro-brasileiros com a Unicef.

Leia Também:  Investimento em Inteligência Artificial e novas parcerias marcam 2024 da gestão estadual

OFICINA COM ARTISTA – No dia 14, às 14h, acontece uma oficina ministrada pelo artista Tulio Pinto, “Matéria do Mundo – Matéria no Mundo”. A atividade será no Pátio das Esculturas do MON. Nessa oficina, aberta a crianças e adultos, uma instalação efêmera e flutuante feita com balões cheios de gás hélio transformará a percepção do espaço.

Para o dia 18 está programada a “Oficina Sensorial de Argila”, às 13h30 e às 15h30. Nessa oficina de experimentação sensorial, os participantes vão se inspirar nas obras do Pátio das Esculturas para criar, com argila, uma escultura com texturas e formas. A atividade é recomendada para maiores de 5 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. É recomendada também para crianças cegas ou com baixa-visão.

No dia 21 haverá uma oficina de “Montagem de Escultura de Papel em 3D”, das 14h às 16h. A atividade é para o público a partir de 8 anos e menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada, sujeita à lotação.

Para finalizar a intensa programação do Mês das Crianças, no dia 25, às 15h, acontece uma mediação interativa na exposição “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg. Para participar basta comparecer à Sala 3 no horário da atividade.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Leia Também:  Com aumento em todas as faixas, Salário Mínimo Regional do Paraná será o maior do País

Serviço:

OFICINAS:

Laboratório de Experiências: Tinta Guache

4 de outubro

Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para o público infantil. Inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila. Sujeita à lotação.

Ateliê Aberto de Colagem

12 de outubro

Das 10h30 às 16h30

Entrada permitida até 16h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 5 anos, com participação de um adulto para menores de 14 anos. Sem inscrição prévia. Capacidade para 60 pessoas e sujeita à lotação.

Matéria do Mundo – Matéria no Mundo

Oficina ministrada pelo artista Tulio Pinto

Dia 14 de outubro, às 14h

Atividade gratuita, para adultos e crianças

Adquirir o ingresso de entrada comum ao MON

Oficina Sensorial de Argila

18 de outubro

Sessão 1 – 13h30 às 15h

Sessão 2 – 15h30 às 17h

Recomendada para maiores de 5 anos e menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. Recomendada também para crianças cegas ou com baixa visão.

Montagem de Escultura de Papel em 3D

21 outubro

14h às 16h

Inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, por ordem de chegada. Sujeita à lotação.

Ateliê Aberto de Colagem – para crianças autistas com idades entre 5 e 12 anos

28 de outubro, às 9h30, 11h e 13h.

Isenção de ingressos para crianças até 12 anos, com direito a um acompanhante com meia-entrada. Os demais devem adquirir ingresso de acesso comum ao MON.

MEDIAÇÕES

Pátio das Esculturas

11 de outubro

15h

Subsolo do MON

Perpétuo Movimento – Norma Grinberg

25 outubro

15h

Sala 3

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

12 de outubro

15h

com Samara Rosa

MON Sem Paredes

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  R$ 4,6 milhões do Estado: Hospital da Providência vai fortalecer atuação no Vale do Ivaí

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Com sete mil policiais, operação reforça fiscalização no Paraná e mais quatro estados

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA