14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    PCPR possui serviço de emissão de quatro atestados; saiba quais são e como solicitar

    Publicado em

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) possui um serviço para emissão de atestados disponível à população através do site da instituição ou nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR). São disponibilizados atestados de antecedentes criminais, cadastro positivo, cadastro negativo e de profissão.

    Com a oferta pelo site www.policiacivil.pr.gov.br, na aba “serviços”, o cidadão tem a possibilidade de solicitar remotamente, sem precisar se deslocar ou depender de um procurador para garantir o acesso ao atestado, como acontecia antes.

    De acordo com o vice-diretor do IIPR, Fábio Tadeu Dambros, nos casos de atestados de antecedentes criminais, a emissão é gratuita e destinada às pessoas que possuem carteira de identidade no Paraná. “O documento é solicitado quando o cidadão precisa obter informações sobre a existência ou não de registros criminais. Esse atestado fica disponível no site 24 horas após a solicitação no sistema”, explica.

    Em relação aos atestados de cadastro positivo e negativo, ambos têm um custo de R$ 12,83 e são emitidos 24 horas após o reconhecimento do pagamento da Guia de Recolhimento da Taxa de Segurança pelo sistema da PCPR. 

    Leia Também:  Espaço Cultural BRDE abre exposição com coletivo de mulheres de Florianópolis

    A solicitação do atestado de cadastro positivo é destinada à população que possui documento de identificação no Estado. O documento traz um histórico geral dos dados da pessoa através do número da carteira de identidade.

    Para aqueles que não têm carteira de identidade emitida no Paraná, estrangeiros que residem no país ou mesmo que estejam no Exterior, Tadeu Dambros explica que é necessário solicitar o atestado de cadastro negativo. “Este documento comprova a ausência de registro civil e/ou criminal no Estado, dependendo da situação que o cidadão precisa apresentar o atestado”, complementa.

    Nos casos em que a pessoa necessita comprovar a profissão informada no momento em que emitiu a 1ª via da carteira de identidade, a PCPR disponibiliza o atestado de profissão a todos que possuem RG no Paraná. O documento costuma ser utilizado para assegurar a atividade exercida, o tipo e o tempo de trabalho. “O atestado de profissão possui o mesmo custo dos atestados de cadastro positivo e negativo, mas a emissão é de 10 dias úteis após o reconhecimento do pagamento pelo sistema”, afirma.

    Leia Também:  Em um mês, Polícia Militar atende a 3.790 ocorrências e entrega 11,5 mil pulseirinhas para crianças

    O documento, que fica disponível para impressão pelo prazo de 30 dias corridos da data de emissão, possui mecanismos de segurança. No momento da apresentação do atestado, o recebedor poderá confirmar a veracidade do documento acessando o QR Code impresso na página e solicitando ao cidadão o seu RG ou CPF físico.

    COMO SOLICITAR – Para pedir do atestados, através do site da PCPR ou de forma presencial nos postos de atendimento do instituto, é necessário preencher as informações com os dados da carteira de identidade ou utilizando o número do CPF.  

    Nos atestados de cadastro negativo podem ser utilizados outros documentos, como a carteira de identidade de outra unidade da Federação, carteira nacional de habilitação, passaporte, registro nacional de estrangeiro, carteira de trabalho, entre outros.

    Os atestados são emitidos de forma online, em formato PDF. Por isso, é necessário ter um leitor de PDF para abrir o arquivo.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Pesquisa socioeconômica do Ipardes chega a 62 municípios nesta semana; veja a lista

    Published

    on

    By

    Pesquisadores contratados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) chegam a 62 municípios nesta semana para dar continuidade à coleta de dados de uma amostragem inédita, que pretende traçar o perfil socioeconômico da população paranaense. A fase de campo da Pesquisa por Amostra de Domicílios do Paraná (PAD-PR) entra na sua terceira semana e já concluiu a amostragem em três cidades: Salto do Lontra, Leópolis e Uraí.

    Até a última quinta-feira (10), foram respondidos aproximadamente 8.800 questionários, o que equivale a 14,6% dos que serão aplicados até junho. A pesquisa amostral tem caráter regional e deve abranger 361 cidades de todas as regiões, o que equivale a 90% dos municípios do Estado. 

    Além das cidades onde já foram iniciadas as amostragens, os pesquisadores também iniciam nesta semana entrevistas domiciliares com moradores das áreas urbanas e rurais de mais 20 municípios: Califórnia, Arapongas, Boa Esperança do Iguaçu, Cambé, Capanema, Carambeí, Castro, Cruzeiro do Iguaçu, Florestópolis, Itambaracá, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Matinhos, Mauá da Serra, Nova Prata do Iguaçu, Paraíso do Norte, Santa Isabel do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Oeste e Sarandi. 

    INÉDITA NO BRASIL – A PAD-PR é o maior levantamento já conduzido por um governo estadual sobre o perfil socioeconômico da população. No Paraná, a abrangência é três vezes maior do que a da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto o levantamento nacional abrange cerca de 20 mil paranaenses, a PAD-PR entrevistará moradores de 60 mil domicílios em todas as regiões do Paraná até o fim de junho.

    Leia Também:  Eventos técnicos da Coamo e Integrada discutem tecnologia e inovação no agronegócio

    As informações coletadas servirão de base para as políticas públicas do Governo do Estado, mas também para empresas que pretendem se instalar ou expandir as suas atividades no Paraná, dentro da política estadual de atração de investimentos.

    A pesquisa é financiada com recursos do Fundo Paraná, gerido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e que conta com 2% da receita tributária anual do Governo do Estado.

    O plano é que as informações sobre o perfil dos paranaenses sejam compiladas até o final de 2025. Na sequência, os dados poderão ser consultados em um painel interativo, com relatórios, tabelas e gráficos estatísticos no site do Ipardes.

    SEGURANÇA E SIGILO – As entrevistas duram de 10 a 15 minutos, em média, e os profissionais são identificados com coletes do Ipardes, crachá com foto e informativos sobre a pesquisa. Durante as abordagens, são coletadas informações como condições de moradia, trabalho, renda, nível de escolaridade, hábitos e condições alimentares.

    Leia Também:  Ponte da Integração Brasil - Paraguai ganha iluminação amarela durante setembro

    As informações fornecidas são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uso exclusivo para fins estatísticos. De acordo com o Ipardes, a participação da população é fundamental para que a pesquisa seja bem-sucedida, contemplando todas as particularidades das diferentes regiões do Estado.

    Confira a lista de municípios onde os pesquisadores contratados pelo Ipardes farão entrevistas domiciliares nesta semana:

    Apucarana

    Arapongas

    Araruna

    Bandeirantes

    Boa Esperança do Iguaçu

    Califórnia

    Cambé

    Campo Largo

    Campo Magro

    Campo Mourão

    Capanema

    Carambeí

    Carlópolis

    Cascavel

    Castro

    Cianorte

    Colombo

    Cornélio Procópio

    Cruzeiro do Iguaçu

    Curitiba

    Dois Vizinhos

    Fazenda Rio Grande

    Florestópolis

    Foz do Iguaçu

    Francisco Beltrão

    Guarapuava

    Ibaiti

    Irati

    Itambaracá

    Ivaiporã

    Jaguapitã

    Jandaia do Sul

    Loanda

    Londrina

    Maringá

    Matinhos

    Mauá da Serra

    Nova Prata do Iguaçu

    Paraíso do Norte

    Paranaguá

    Paranavaí

    Pato Branco

    Peabiru

    Pinhais

    Piraquara

    Pitanga

    Ponta Grossa

    Pontal do Paraná

    Porto Vitória

    Salto do Lontra

    Santa Cecília do Pavão

    Santa Isabel do Ivaí

    Santa Mariana

    São João do Caiuá

    São Jorge do Oeste

    São José dos Pinhais

    São Mateus do Sul

    Sarandi

    Sertaneja

    Telêmaco Borba

    Toledo

    Umuarama

    União da Vitória

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA