NOVA AURORA

PARANÁ

Campanha com empresa de ônibus promove atrações turísticas do Paraná

Publicado em

As belezas turísticas do Paraná vão rodar as estradas de todo o Brasil. Uma campanha da Viaje Paraná e da empresa de transporte rodoviário de passageiros Autoviação Catarinense vai promover o turismo do Estado por todo o País.

Inicialmente, cinco ônibus da empresa foram plotados com imagens das atrações turísticas do Paraná. Os veículos rodarão por vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

“São veículos que rodam o País e podem potencializar a força do nosso turismo. É uma área da economia que vem crescendo no nosso Estado, que gera empregos, que gera renda, que desenvolve diferentes regiões e que precisamos fomentar para explorar todo o potencial que temos”, explicou o governador Carlos Massa Ratinho Junior, que participou de um ato no Palácio Iguaçu de lançamento da iniciativa.

Ele lembrou que o turismo paranaense cresceu 11,3% nos primeiros sete meses deste ano, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O aumento é o maior da região Sul e o terceiro maior de todo o Brasil.

Leia Também:  Estado terá nova ferramenta para avaliar impactos dos investimentos nos municípios

Segundo o diretor da Viaje Paraná, Irapuan Cortes Santos, a previsão é que mais veículos e mais empresas participem da campanha futuramente. “As pessoas já conhecem os nossos potenciais turísticos, mas esta campanha, que será ampliada para outras empresas também, vem para reforçar esta vocação que o Paraná tem, mostrando as belezas do Estado a milhares de pessoas”, disse.

De acordo com o diretor-executivo da Autoviação Catarinense, Anuar Helayel, o Estado é uma referência no setor. “O Paraná tem grandes pontos turísticos que são visitados por pessoas do mundo todo, como é o caso de Foz do Iguaçu, que é a terceira cidade do pPaís em número de leitos de hotel, atrás somente de São Paulo e Rio de Janeiro. É fundamental, portanto, realizar iniciativas como estas, porque o turismo é uma atividade que movimenta a economia ao mesmo tempo que é sustentável”, acrescentou.

O Paraná também é reconhecido pelas suas rotas de turismo religioso, pela sua estrutura de turismo de negócios e pelas suas atrações de turismo ecológico, entre outras. São 19 regiões turísticas mapeadas.

Leia Também:  PCPR apreende 121 quilos de maconha e prende casal por tráfico de drogas em Mariópolis

CATARINENSE – Fundada em 13 de abril de 1928, a Viação Catarinense é uma das mais antigas do País. Atualmente, a empresa tem mais de 2,5 mil ônivus e oferece rotas rodoviárias para 147 cidades, sendo a maioria em Santa Catarina, mas com diversos destinos no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

PRESENÇAS – O vice-governador Darci Piana e o secretário da Comunicação, Cleber Mata, também estiveram na cerimônia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Perguntas e respostas: Secretaria de Saúde relembra cuidados para combate à Covid-19

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA