NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná apresenta projeto Angra Doce na ABAV Expo 2023, no Rio de Janeiro

Publicado em

Os atrativos turísticos do Paraná estarão mais uma vez numa das maiores vitrines do mundo, a ABAV Expo 2023 (feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens), de 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. A grande estrela paranaense para a feira este ano é a Área Especial de Interesse Turístico Angra Doce, fruto de uma parceria com Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. A apresentação do projeto bilateral São Paulo/Paraná será nesta quarta-feira (27).

O Destino Turístico Angra Doce fica no conjunto formado pelo reservatório e seu entorno, abrangendo os municípios de Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé (PR) e Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju, Fartura, Bernardino de Campos, Itaporanga e Barão de Antonina (SP).

O projeto dos dois estados prevê a cooperação para o desenvolvimento turístico da região, a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos para aumentar o fluxo turístico interestadual, proporcionando crescimento econômico e geração de empregos. Ele já está em execução, na fase de intercâmbio de informações técnicas e a convergência de interesses.

Leia Também:  IPVA 2023: Receita Estadual registra pagamento de 71% dos veículos tributados

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Marcio Nunes, a parceria com São Paulo reforça ainda mais esse potencial turístico. “O turismo se resume em um bom lugar para mostrar, uma história bem contada e uma boa receptividade. Angra Doce é espetacular e vamos mostrar para o Brasil e o mundo que temos um bom produto e um bom atendimento. A região vai crescer economicamente, ter mais emprego e renda e melhorar a vida das pessoas”, acrescentou.

Além de Angra Doce, a Secretaria de Turismo do Paraná divulgará na feira a Grande Reserva da Mata Atlântica; o Parque Vila Velha; os atrativos de Curitiba; a diversidade cultural do interior paranaense; e a gama de atrativos que têm potencial para atrair visitantes de todo o mundo.

ANGRA DOCE – O novo destino turístico Paraná/São Paulo surgiu após a construção da represa de Chavantes, quando os moradores da região notaram a beleza da paisagem formada pelas águas transparentes da represa, que refletem o verde da região, e a formação de inúmeras ilhotas. Os moradores foram adequando os imóveis para receber os visitantes e a reserva foi adquirindo potencial turístico.

Leia Também:  Reforma de ponte entre Carlópolis e Fartura (SP) já apresenta várias melhorias

São 400 quilômetros quadrados de extensão e mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé. A região é propícia para a prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Paraná lidera número de alunos classificados para final da Olimpíada de IA

Published

on

By

Mais uma vez, o Paraná é o destaque na 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial – a ONIA Brasil. Dos 235 alunos de todo o Brasil classificados para a 4ª e última fase da competição, 87 (36,6%) são do Estado, entre estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de toda a rede estadual de ensino. O Paraná lidera o número de alunos finalistas, seguido pelo Ceará. A lista dos aprovados para a quarta fase da ONIA está disponível no site www.oniabrasil.com.br.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes do país que passaram para a segunda fase, mais da metade era do Estado, totalizando 30.911. Já para a terceira fase, o Paraná classificou 1.378 estudantes, dos 3.332 de todo o Brasil.

O secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, comemorou a classificação dos alunos para a quarta fase da competição. “Novamente mais um resultado fantástico do Paraná, com mais de um terço dos alunos classificados sendo do nosso Estado. Isso mostra como todo o trabalho que temos desenvolvido para tornar o Paraná referência em inteligência artificial tem dado frutos”.

Leia Também:  Balanço da Defesa Civil aponta 40 municípios afetados pelas fortes chuvas no Estado

Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e da Educação (Seed), vai entregar notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da terceira fase da Olimpíada.

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, e também aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Ao todo, serão 70 prêmios oferecidos, com um investimento aproximado de R$ 380 mil. Serão entregues 30 notebooks VAIO para os alunos que se classificarem do 1º ao 30º lugar e 20 “iPads 9” para os classificados entre o 31º e 50º lugar. Também serão entregues 20 notebooks VAIO para as 20 escolas com mais alunos selecionados para a 4ª fase da competição.

Leia Também:  Após chuvas, shows dos palcos Sunset voltam a animar praias do Litoral

A quarta etapa acontece no dia 15 de abril, de forma presencial, com divulgação do resultado prevista 20 de abril. Os alunos classificados devem preencher o formulário para definição dos polos de aplicação da prova. Os quatro melhores do país vão representar o Brasil na IOAI (International Olympiad In Artificial Intelligence), evento global a ser realizado em Pequim, na China, em agosto, e que vai reunir os maiores talentos em IA de todo o mundo.

ONIA BRASIL – Iniciada em novembro de 2024, a ONIA Brasil é promovida por três plataformas digitais – EduSpace, a H2IA/UFPel e IIA/LNCC – que formam a Comissão Organizadora do evento. A competição acontece em várias etapas até abril de 2025, com provas online e questões práticas para definir os vencedores brasileiros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA