Na noite desta segunda-feira (25), aconteceu a solenidade de formatura do 18º Curso de Operações Especiais (COEsp) – Turma 2023. O curso, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), é uma pedra angular na preparação de policiais para situações que exigem elevado grau técnico, tático e estratégico policial, situações extremamente desafiadoras, que necessitam do emprego de tropas com treinamento de elite.
O curso, que teve início com um grupo de 43 alunos, sendo 14 oficiais e 26 praças da PMPR, contou também com a participação de três policiais vindos de outras instituições, incluindo um capitão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) e dois oficiais do Grupo Especial de Segurança da Polícia de Mendoza, Argentina. Durante a formação, os participantes passaram por mais de 900 horas/aulas, distribuídas em 32 disciplinas, abrangendo temas que vão desde o gerenciamento de crises até ações táticas em ambientes verticais, aquáticos, hostis e até mesmo o montanhismo, mergulho e paraquedismo. Para a conclusão do curso, foi exigido um aproveitamento mínimo de 70% em todas as disciplinas.
Durante a cerimônia, foram reconhecidos os esforços e a dedicação dos formandos. O 1º Tenente Natanael Smozinski conquistou a terceira colocação, enquanto o 1º Tenente Jonas da Silva do Amaral se destacou na segunda posição do curso. O Comandante do BOPE, major Felipe Serbena e o Subcomandante do BOPE, capitão Paulo Alexandre, entregaram as homenagens aos formandos classificados em terceiro e segundo lugares.
Já o 1º tenente Gabriel Chaves se destacou como o primeiro colocado do curso e recebeu a honraria exclusiva da “Faca Primus Inter Pares” das mãos do Secretário de Estado da Segurança Pública, coronel veterano Hudson Leôncio Teixeira. Esta faca é uma distinção única, forjada pelo renomado cuteleiro paranaense Celso Luiz Fernandes, destinada apenas aos concluintes do Curso de Operações Especiais da PMPR. Cada policial que conclui o COEsp recebe seu número pessoal gravado na faca, remontando à tradição das Fairbairn Sykes utilizadas pelos Comandos Britânicos durante a Segunda Guerra Mundial.
O Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, ressaltou a importância dos nove militares agora formados no COEsp, destacando suas habilidades técnicas e táticas de alto nível. “Nesse período foram submetidos a uma rotina de privações, mas de intensa qualificação profissional com as mais modernas técnicas de policiamento operacional, ministrados por um seleto grupo de instrutores que potencializaram suas valências e habilidades para uma atuação de alto rendimento”, ressaltou o coronel Jefferson Silva.
Além disso, o Comandante-Geral enfatizou a relevância da PMPR como instituição policial militar e de ensino em toda a América Latina, com a participação de policiais de outras instituições. “O processo de formação teve o privilégio de contar com a presença de policiais de outras instituições, sendo um da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, e outros dois oriundos da Argentina, o que demonstra o respeito que esse curso detém junto às instituições co-irmãs”, mencionou o Comandante-Geral.
O encerramento da formatura foi marcada pelo tradicional “fora de forma dos caveiras”, que incluiu o uso de explosivos e uma comovente oração. Esse momento surpreendeu todos os presentes e simbolizou a conclusão de um curso de tão alto prestígio. A formatura do 18º Curso de Operações Especiais reforça o compromisso da Polícia Militar do Paraná em manter um alto padrão de treinamento e preparação dos seus militares, garantindo a segurança da população e o sucesso de suas operações.
PRESENÇAS – A solenidade de formatura contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Subcomandante-Geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer; o Chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira; o Diretor de Ensino e Pesquisa da PMPR, coronel Roberto Francisco Cardoso; o coronel veterano Erich Wagner Osternack, o Diretor de Projetos da PMPR, coronel Paulo Roberto Lima, além de outros oficiais e praças da PMPR, da ativa e da reserva.
Comunicação Social da PMPR.
Fonte: Polícia Militar PR