NOVA AURORA

PARANÁ

Internacionalização do Paraná é apresentada a empresários em seminário na Fiep

Publicado em

A busca por uma internacionalização cada vez mais eficiente da economia paranaense foi apresentada nesta quarta-feira (20) pela Invest Paraná a um grupo de empresários no Seminário de Negócios Internacionais do Paraná, organizado pelo World Trade Center (WTC) de Curitiba e pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). 

Durante o painel “Panorama dos Negócios Internacionais do Paraná”, o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, agência de atração e promoção de investimentos do Governo, destacou a consolidação da marca do Estado no mercado internacional, com atração de investimentos estrangeiros a partir de negociações com grandes multinacionais e das missões oficiais que o Estado tem levado para outros países. 

“Quando assumimos a gestão da Invest Paraná, decidimos incentivar a internacionalização dos negócios do Estado, com a estratégia de lançar a marca do Paraná, que é o mais sustentável no ranking de competitividade dos estados brasileiros, e cuja sustentabilidade foi reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)”, destacou Bekin.

Segundo ele, a Invest Paraná mantém uma rede com mais de 124 contatos internacionais para atração de negócios ao Estado. A Invest Paraná também tem acordos com escritórios internacionais que operam como base para negócios com o Paraná, como no caso de Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Portugal, Coreia do Sul, Nigéria, entre outros países. 

Leia Também:  Estado orienta municípios para o recolhimento adequado de lâmpadas pós-consumo

Só em 2023 a Invest Paraná organizou missões internacionais para sete países: Japão, Coreia do Sul, Canadá (duas vezes), Estados Unidos (duas vezes), Portugal, Itália, e a mais recente, neste mês de setembro, para a China. Nesta quarta-feira, o Estado deu mais um passo para a internacionalização: a Invest Paraná assinou um memorando de interesses com a Invest Alberta, agência equivalente à paranaense na captação de investimentos da província do Canadá.

Bekin destaca que assim como uma empresa, o Estado precisa ter uma marca com história, falando do presente e planejando o futuro. “Buscamos consolidar a ideia do Paraná como marca. Desde então, já fizemos diversas missões internacionais, começando a trabalhar as prospecções de quatro a seis meses antes. São mais de 120 redes de contatos. O Paraná hoje é o quarto maior importador do Brasil, fazendo negócios com quase 200 países, somando mais de US$ 16 bilhões em exportações entre janeiro e agosto deste ano”, aponta o diretor-presidente da Invest Paraná. 

Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais do Sistema Fiep, também participou do painel. “O Paraná se destaca nas cadeias de segurança energética, alimentar e de logística”, acrescentou.

Leia Também:  Pela primeira vez, prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná vai para Marechal Cândido Rondon

SEMINÁRIO – O Seminário de Negócios Internacionais do Paraná reúne pelo terceiro ano consecutivo representantes da indústria, iniciativa privada, poder público e membros do corpo consular em Curitiba. A cerimônia de abertura do Seminário de Negócios Internacionais contou com a presença do presidente da Fiep, Carlos Valter Martins, da presidente do WTC Curitiba, Joinville e Porto Alegre, Daniella Abreu, e do coordenador da assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.

“A missão da Fiep é ser referência em soluções para o desenvolvimento sustentável da nossa indústria. Temos parceiros em expansão pelo mundo, em especial na Ásia e nos países árabes. A Fiep apoia a busca por novas oportunidades em mercados globais e está feliz em sediar pelo terceiro ano o Seminário de Negócios, junto ao WTC”, destacou Carlos Valter Martins.

O primeiro dia também foi marcado por uma palestra de Mario Sergio Telles, gerente executivo de economia da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Centro de Memórias do Esporte Paranaense reúne personalidades para resgatar histórias do futebol

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Sanepar inicia nesta semana vistorias em ligações de esgoto de imóveis em Ivaiporã

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA